O trabalho em equipe é algo extremamente importante e eficaz para as empresas, desde que seja conduzido da maneira correta. Uma equipe mal orientada, desmotivada, sem estímulos, pode levar projetos por água abaixo e até mesmo prejudicar os resultados que a organização planejou para se alcançar o sucesso no mercado em que atua.
O segredo de um trabalho em conjunto está na delegação de responsabilidades e não de tarefas, onde cada profissional, dentro de seus conhecimentos e capacidades, possa desenvolver com maestria a etapa do processo que lhe é designada. E a condução desse processo deve ser realizada por um líder que enxergue não apenas os conhecimentos técnicos dos profissionais e, sim, que saiba trabalhar as habilidades e competências de cada um.
Sabendo da importância da figura do líder para um trabalho em equipe de excelência, hoje vou falar exatamente sobre liderança e como é fundamental estar lado a lado dos colaboradores, para o alcance de resultados extraordinários para todos.
A importância do trabalho em conjunto de líderes e equipes
Liderança e trabalho em equipe estão diretamente ligados, onde o líder é o profissional e a figura central, que conduz os colaboradores nos processos de trabalho. Além disso, hoje ele é o responsável pelo desenvolvimento de profissionais e equipes, a fim de explorar o máximo de suas competências e conhecimentos.
Nesse sentido, um líder que adota o Coaching como filosofia de liderança garante que sua gestão seja eficaz, pois trabalha cada profissional de sua equipe de maneira única. Ele tem expertise para identificar, desenvolver, aprimorar e reter seus talentos, além de realizar planos estratégicos que farão de sua equipe um time de alta performance.
Veja a seguir os motivos que fazem com que o trabalho em conjunto, realizado por líderes e equipes, seja tão importante dentro dos mais diversos tipos de empresas.
Motivação
Um dos fatores mais importantes e que dão verdadeiro sentido para o trabalho em conjunto entre líderes e equipes é fato de que isso motiva genuinamente, tanto os colaboradores, quanto o próprio líder, a darem o seu melhor, para o alcance de resultados extraordinários dentro das organizações.
A partir do momento que os profissionais que fazem parte de uma equipe percebem que seu líder faz questão de atuar lado a lado, que assume uma postura de igualdade, se esforça tanto quanto todos os envolvidos nos processos organizacionais para a entrega de resultados de excelência, eles passam a melhorar cada vez mais a sua performance e buscam realizar metas e objetivos de forma muito mais rápida e assertiva.
Relações interpessoais mais saudáveis
Outro ponto positivo do trabalho em conjunto realizado por líderes e equipes é o desenvolvimento de relações interpessoais mais saudáveis. Quando o líder se empenha para orientar, delegar, acompanhar e fazer a sua parte para caminhar lado a lado no alcance de metas e objetivos, ele aproxima cada vez mais as pessoas dele, e, com isso, as incentiva a se relacionarem bem, não só com ele, mas também entre si.
Assim, com o crescimento de relações cada vez mais saudáveis dentro da empresa, aumenta também a harmonia em todos os setores e diminui a ocorrência de conflitos, já que as pessoas, ao invés de entrarem em embate, vão preferir resolver seus problemas interpessoais através do diálogo e do profissionalismo que todo local de trabalho pede.
Habilidades e competências
Além das razões que apresentei até aqui, quando o líder encontra-se próximo de seus colaboradores, desenvolvendo o seu trabalho em conjunto com estes, ele consegue incentivá-los a se conhecerem melhor, no sentido de compreenderem quais são suas melhores habilidades e competências e, com isso, os incentiva a desenvolvê-las, para que assim possam obter um alto desempenho dentro da organização.
Com isso, ao desenvolverem seus pontos positivos, ou seja, suas melhores habilidades e competências, as chances de que realizem um trabalho em equipe de excelência aumentam de forma significativa, o que contribui, automaticamente, para o alcance de resultados extraordinários, tanto para todos os membros do grupo, quanto para o líder e para a empresa em geral.
Senso de pertencimento
Há alguns anos o que os profissionais mais valorizavam em uma empresa eram os ganhos financeiros que poderiam obter através do bom trabalho que realizavam. Eles buscavam fazer o seu melhor, não para se destacarem em suas carreiras, mas para obterem retorno financeiro e, com isso, melhorarem o seu poder aquisitivo.
Hoje este cenário sofreu diversas transformações e o que os profissionais mais buscam no mercado de trabalho atual é saber que pertencem a algo maior. Isso não quer dizer que eles não pensem e não queiram bons salários e benefícios atrativos. Eles querem sim! No entanto, eles querem também estar em um ambiente em que sintam que o seu trabalho verdadeiramente importa, que estão se esforçando para eles mesmos darem passos cada vez mais maiores e para a empresa crescer de forma considerável no segmento em que atua.
Neste sentido, ao desenvolver um trabalho em conjunto entre equipes e líderes, as chances de que este processo aconteça são muito maiores, já que o líder estará sempre ali, ao lado de seus colaboradores, valorizando-os e reconhecendo seus esforços continuamente, bem como mostrando-lhes que os resultados positivos e benefícios que estes mesmos esforços estão trazendo para os negócios como um todo.
Resultados extraordinários
Outro ponto que torna a aproximação entre líderes e colaboradores verdadeiramente importante e benéfica para a empresa é o fato disso acelerar ainda mais o alcance dos resultados extraordinários planejados e esperados pela organização.
A partir do momento que esta união ocorre, acontece também um esforço em conjunto, no sentido de fazer com que tudo dê realmente certo, deixando todos cada vez mais próximos das metas e objetivos traçados inicialmente.
Como estabelecer uma conexão verdadeira com a equipe?
Conforme acompanhamos até aqui, a empresa que incentiva uma aproximação verdadeira entre líderes e colaboradores tem maiores chances de se destacar em seu mercado de atuação. Mas você deve estar se perguntando: o que o líder pode fazer no dia a dia para estabelecer esta conexão e alcançar resultados extraordinários ao lado de sua equipe? É o que vou responder nos parágrafos a seguir. Continue a leitura e confira!
O primeiro passo é conhecer a equipe
Neste processo de estabelecer uma conexão verdadeira com a equipe, o primeiro passo que o líder deve dar é investir em conhecer profundamente cada membro de sua equipe. Isso porque será através disso que ele conseguirá desenvolver uma relação de confiança com todos eles, algo primordial para um trabalho de excelência dentro da empresa.
Assim, a minha dica é buscar saber o nome, a formação, de onde vieram, quais seus anseios e necessidades, o que desejam para sua carreira, entre outros quesitos, que vão lhe aproximar e mostrar-lhes que eles podem confiar plenamente em você.
Procure ouvir na essência
Uma forma simples de investir neste processo de conhecer a equipe é chamando cada um de seus membros para uma conversa. Neste bate-papo, é importante que o líder coloque-se à disposição para ouvir o que eles têm a dizer, desde seus anseios e necessidades de carreira, até opiniões e sugestões de melhoria para o dia a dia de trabalho na organização.
Ao adotar esta postura, aumenta-se a chance de se desenvolver a relação de confiança que citei nos parágrafos acima e de estabelecer a conexão necessária para o trabalho em conjunto tão benéfico para todos.
Coloque-se à disposição para ajudar
Em muitas empresas com as quais tive contato ao longo de minha vida profissional pude observar que o clima de competitividade era bastante elevado, o que acabava por afastar, não só uns colaboradores dos outros, como também os líderes de sua própria equipe. Isso porque as pessoas estavam mais focadas em fazer o seu trabalho, sem se importar se o colega ao lado estava precisando de algo ou não.
Ainda me deparo com este cenário e acredito verdadeiramente que a mudança pode acontecer através de uma transformação de postura dos líderes. Sendo assim, para se conectar cada vez mais com a sua equipe, procure sempre se colocar à disposição para ajudá-la no que ela precisar, pois assim, além de ir na contramão de toda esta competitividade que citei, você mostrará aos seus colaboradores, que eles podem confiar e contar com você.
Faça do feedback um hábito
Outra maneira extraordinária de se estabelecer uma conexão verdadeira com a sua equipe de trabalho é oferecer a cada um de seus membros a oportunidade de saberem onde estão acertando e onde estão errando no dia a dia dentro da empresa. Neste sentido, a dica aqui é fazer do feedback uma ferramenta essencial, que vai ajudá-los a obter resultados profissionais cada vez melhores.
Assim, quando digo que você deve fazer do feedback um hábito, o que quero dizer é que de tempos em tempos você deve conversar com seus colaboradores, não só para lhes parabenizar pelo o que estão acertando ou sugerir melhorias em seu fazer profissional, mas para lhes dar a oportunidade de também fazerem o mesmo, ou seja, de lhe falarem em quais pontos você pode melhorar e em quais deles deve continuar investindo. Dessa maneira, as chances de se estabelecer uma relação de parceria, em que todos trabalhem em prol de um objetivo comum, aumentam consideravelmente.
Nada melhor que o exemplo como forma de liderar
Se você deseja, não só desenvolver uma boa relação com a sua equipe, mas também incentivá-la a ter comportamentos positivos, a se empenhar cada vez mais para alcançar os objetivos organizacionais e aqueles relacionados à sua carreira, a minha dica é que você lidere seus colaboradores pelo exemplo.
Digo isso, pois para os profissionais que compõem o quadro de colaboradores de uma empresa, não há nada mais frustrante do que lidar com líderes que falam uma coisa e na prática fazem outra. Sendo assim, ao mostrar a eles que você é uma pessoa que realmente cumpre a sua palavra, que tem atitudes e comportamentos coerentes, você os motiva a realizarem um trabalho de excelência e demonstra que é alguém em quem eles podem confiar.
Aceite e lide bem com as diferenças
Enquanto líder, é preciso que você tenha sempre em mente que a todo momento estará lidando com os mais diversos tipos de pessoas, não só no que diz respeito a seus liderados, mas dentro da empresa de uma forma geral.
Diante disso, o seu papel é aceitar e lidar da melhor maneira possível com as diferentes personalidades e formas de trabalhar de seus colaboradores. Procure respeitá-los como verdadeiramente são e direcionar suas ações de acordo com o que cada um faz de melhor. Investindo neste tipo de postura, você tem muito mais chances de desenvolver um trabalho em conjunto com a sua equipe que realmente traga resultados extraordinários para a empresa, para você mesmo enquanto líder e para todos os membros de sua equipe.
Trabalho em equipe, a solução do estresse dos profissionais brasileiros
Uma pesquisa realizada pela Robert Half em 12 países, com mais de 1.500 diretores de Recursos Humanos, apontou que os brasileiros são os profissionais mais estressados do mundo.
52% dos entrevistados em nosso país afirmaram que a principal causa do estresse no trabalho é a sobrecarga de serviço e o acúmulo de funções, seguido da falta de reconhecimento, 44%. O estudo revelou ainda que 60% acreditam que o trabalho em equipe minimiza os fatores de estresse e, ainda, 51% sugerem uma reestruturação das funções e tarefas.
O que podemos analisar com esse estudo é que os profissionais brasileiros prezam e necessitam do trabalho em equipe, dividindo suas responsabilidades, diminuindo estresse e entregando o resultado esperado pela organização.
Agora me diga, o que você achou deste conteúdo? O que você faz dentro de sua empresa para se aproximar verdadeiramente de seus colaboradores? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar o artigo em suas redes sociais, com seus amigos.
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