Em 2017, o Facebook atingiu 1,4 bilhão de usuários ativos e, se somarmos aqueles que não são ativos, a rede social chegou a ter 2,13 bilhões em todo o mundo. Quer mais números? O Instagram, que pertence ao Facebook, tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. Não é a toa que o Mark Zuckerberg,cofundador e CEO do Facebook, seja a 3º pessoa mais rica do mundo, segundo o ranking da Bloomberg em 2018.
É impossível negar que o Facebook, o Instagram e tantas outras redes sociais tenham um papel importante na vida de muitas pessoas. Aliás, se o profissional for relacionado à marketing ou social media, essas mídias têm papel fundamental.
Mas antes de simplesmente sair por aí criando páginas nas mídias sociais para a sua empresa é preciso entender qual é o seu objetivo com cada uma delas. Basicamente, é essencial ter uma estratégia. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo o texto!
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Por que adotar o Facebook?
Com a criação de uma fanpage (ou página de fã), empresas, ONGs, artistas e celebridades podem falar diretamente com o seu público, compartilhando conteúdo que seja do seu interessante e, assim, conquistando a simpatia de seus cliente e chamando a atenção de potenciais consumidores.
Ao “curtir” uma página no Facebook, o usuário passa a ver todas atualizações da organização, podendo comentá-las, compartilhá-las e difundi-las pela rede social. Isso porque, quando um usuário curte e compartilha a publicação de uma página, seus amigos também visualizam o conteúdo, como se fosse uma indicação. Para as empresas que optarem por utilizar esta ferramenta de comunicação, a dica é conhecer bem o perfil de seus consumidores.
Com isso, é possível promover, construir e divulgar conteúdos que realmente sejam interessantes para os curtidores, propiciando o engajamento da página e a consequente elevação do alcance das publicações. Dentre os benefícios de utilizar o Facebook como ferramenta de comunicação organizacional, podemos destacar:
- Proximidade com o público;
- Possibilidade de realizar concursos e promoções exclusivas aos fãs, sempre atrelado à Caixa Econômica Federal;
- Conhecimento das necessidades de seu público;
- Aumento do potencial de comunicação, podendo levar a empresa para outras praças;
- Mensuração de resultados das ações de comunicação e marketing;
- Possibilidade de contratar serviços de anúncios personalizados, a mídia paga, que geram relatórios sobre o andamento e aceitação da campanha.
Dos itens acima é essencial destacar a mídia paga. Hoje em dia, todas as redes sociais trabalham com a divulgação de conteúdo por meio do investimento. Ou seja, não adianta simplesmente criar conteúdo é preciso colocar dinheiro para que ele engaje mais pessoas.
E também, caso seja do seu interesse, você pode terceirizar esse tipo de serviço. No mercado, existem diversas agências de publicidade, especialistas em gerenciar contas de empresas no Facebook, e nas redes sociais como um todo.
A necessidade da estratégia
Como você leu até aqui é relativamente fácil simplesmente criar uma página e publicar conteúdo para a sua marca. Porém, não é simples manter a saúde dessa página se não houver estratégia. A agência que sugerimos acima pode ajudar muito nesse quesito, mas é interessante que você entenda alguns pontos a respeito do assunto até para ter a habilidade de cobrar o fornecedor corretamente.
Estratégia da marca: antes de entrar para o mundo das redes sociais é fundamental que a sua marca já tenha um posicionamento de mercado definido. Faz parte de esse conceito ter a definição do produto e serviço a ser ofertado, público-alvo, tom da comunicação, calendário comercial e muitos outros itens. Caso a sua organização ainda não tenha essas definições, procure por um fornecedor que irá cuidar disso primeiro.
Entendimento das redes sociais: depois de encontrar qual é o posicionamento da sua marca no mercado, é importante entender quais são as principais redes sociais e qual é a relevância de cada uma delas para o seu negócio. Pode ser que o Facebook seja ideal para um tipo de empresa e não para a sua. Pode ser que seja interessante investir em LinkedIn no momento. Estratégia das mídias sociais: depois disso, sua equipe de marketing e comunicação ou o fornecedor especializado, deve construir uma estratégia que mostre como a marca pode atuar nas redes sociais escolhidas. Esse documento deve conter quais são as redes sociais que serão utilizadas; quem é o público-alvo de cada rede; quais são as editorias de conteúdo de cada rede (pois o formato e a mensagem devem ser diferentes); qual é o tom da comunicação; como será feita a interação; guideline de linguagem e design; planejamento de mídia paga com o racional explicado; quais são os KPIs (Key Performance Indicator), vulgo Indicadores-Chave de Desempenho; associação das ações online e offline; conexão com o plano de estratégia de marca geral; e muito mais.
Quando o trabalho é bem feito é possível conseguir resultados incríveis. Mais do que simplesmente ter uma grande quantidade de curtidas, é importantíssimo buscar por altos índices de engajamento. Afinal, é somente aquele que é realmente fã da sua marca que irá divulgá-la e fazer a famosa propaganda boca-a-boca.
Como o coaching pode ajudar
Um dos grandes trunfos do trabalho com redes sociais é entender como o público-alvo se constrói e como ele muda. Para lidar melhor com esse estudo, é muito interessante que os profissionais dessa área façam o curso de Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). A formação ajuda a identificar quais são as principais tendências comportamentais; faz o mapeamento de perfil comportamental; usa um método testado e aprovado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fumsoft e Finep; amplia os conhecimentos em relação à leitura comportamental das pessoas; ensina a exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a inteligência emocional; como definir habilidades e necessidades do indivíduo; entender como uma pessoa se desenvolve, seu modo de vida pessoal e trabalho, motivação e conduta; desenvolver uma percepção mais clínica em relação ao desempenho comportamental das pessoas; e muito mais.
Outra formação muito interessante do IBC é a Professional & Self Coaching (PSC). O conteúdo desse curso permite que você se empodere na sua vida pessoal e profissional atual e ainda tenha a possibilidade de se tornar um coach, caso queira. Durante as aulas teóricas e práticas, você irá aprender sobre a história, evolução, bases, conceitos e fundamentos do coaching; o que é o processo evolutivo; o que são processos de identidade; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; quais são os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; e muito mais!
Para aperfeiçoar ainda mais o seu aprendizado, você terá a oportunidade de participar de técnicas como a Roda da Vida, Rapport, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda das Competências, Roda da Inteligência Emocional entre outras.
Após terminar o curso, você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Como se não bastasse, ainda terá certificação e reconhecimento internacional de 5 institutos de coaching internacionais: International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.
Viu como é possível usar o coaching a favor do seu desenvolvimento profissional relacionado às redes sociais? Invista no seu futuro e na sua educação contínua com o coaching.
Nada mais justo do que compartilhar esse texto no seu Facebook, não é mesmo? Espalhe o conhecimento para os seus amigos!
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