Em 1748, o jornalista, diplomata e inventor americano Benjamin Franklin (1706-1790) escreveu a frase “tempo é dinheiro” no ensaio intitulado “Advice to a Young Tradesman” (“Conselho a um jovem comerciante”, em tradução livre). Provavelmente você já ouviu essa afirmação, não é mesmo? Com certeza ele não tinha a noção da popularidade que sua frase conquistaria.
Hoje em dia vivemos em um ritmo tão frenético que é cada vez mais comum ouvirmos pessoas se queixarem da falta de tempo para realizar suas atividades diárias. O que Benjamin Franklin quis dizer em outras palavras é: aproveite bem seu tempo. Você aproveita bem as suas preciosas horas, pessoa querida? Continue lendo o texto para saber mais sobre o tema.
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Gerenciamento do tempo no dia a dia
Na vida profissional o gerenciamento do tempo se torna ainda mais importante, uma vez que temos que atender as demandas diárias da melhor maneira possível e dentro do prazo. A organização impacta diretamente no desenvolvimento positivo do trabalho e, consequentemente maximiza a produtividade.
Esse conceito também dá a oportunidade de expandir projetos, inovar, ser criativo, aplicar em capacitação, desenvolver trabalhos em equipe, investir na fora do trabalho e crescer profissionalmente e pessoalmente. Neste processo de arrumação, o passo fundamental é planejar as atividades.
Os profissionais que aprendem a gerir seu tempo também conseguem gerenciar melhor o stress e lidar com o inesperado, pois sabem discernir quais os “pesos” de suas demandas. Com isso também tem mais tempo para dedicar-se a sua vida pessoal e ao lazer.
Passo a passo para administrar melhor o tempo
Como você já leu nesse artigo, administrar bem o tempo é uma tarefa essencial e que é difícil, mas não é impossível de se realizar. Para executar essa gestão com sucesso é preciso que você encontre qual é o processo ideal para você. Com a experiência profissional, e até pessoal, você começa a entender quais são seus “truques”, ou seja, quais são os métodos de trabalho que melhor funcionam para você. Pode ser que um determinado jeito de trabalhar funcione bem para o seu colega, mas não para você. O interessante é testar até encontrar a forma ideal.
Para ajudar você nessa etapa, leia abaixo um passo a passo simples de como gerir seu tempo de maneira saudável, trazendo agilidade e produtividade para o seu dia a dia.
- Faça listas: escreva todas as tarefas que você tem que executar de forma resumida em apenas uma linha.
- Estabeleça prioridades: ao definir qual é o grau de importância de cada obrigação é possível focar suas energias nos momentos corretos. Ao fim de cada linha escreva a classificação delas:
PA = prioridade alta, ou seja, os itens emergenciais;
PM = prioridade média, ou seja, os pontos circunstanciais;
PB = prioridade baixa, ou seja, os itens importantes.
- Defina prazos: acrescente as datas e horários que as atividades PA devem estar finalizadas. Ao listar e visualizar o que tem a ser feito, você pode controlar melhor suas demandas e cumprir horários e prazos com sucesso.
- Após finalizar as tarefas PA, comece a colocar as datas e horários de entrega daquelas que são PM.
- Depois, coloque os deadlines das tarefas PB.
- Por fim, faça uma análise de tudo que realizou no período que determinou. Esse tipo de verificação irá ajudar você a perceber se está fazendo mais do que deveria ou se a organização permite acrescentar mais obrigações.
Dica extra: se você tiver a oportunidade, é interessante fazer essa análise em uma tabela, tal como em um documento Excel.
Por meio deste planejamento ainda é possível definir e fazer outras demandas com antecedência!
Deu para perceber que essas dicas podem ser úteis tanto no trabalho quanto fora dele, não é mesmo? Se você tiver mais algum conselho sensacional sobre gestão de horas é só escrever nos comentários! É sempre bom compartilhar conhecimento.
Confira 10 serviços online de gestão de tempo
Já percebeu como existe aplicativo para quase tudo na vida? Para o tema “gestão de tempo” não poderia ser diferente. Veja abaixo uma seleção com 10 aplicativos e/ou serviços online super bacanas que irão ajudar você a administrar seu tempo e suas tarefas. Confira:
- Trello: esse mecanismo permite que você insira as incumbências em blocos temáticos. Ainda é possível acrescentar outras pessoas nas tarefas, inserir prazo, adicionar refações e comentários e mais.
- Rescue Time: esse aplicativo monitora o tempo que você fica navegando na internet. Assim, no fim do dia, você consegue avaliar quantas horas fica em outros sites, enquanto poderia estar outras coisas mais úteis.
- Wunderlist: esse aplicativo funciona como uma lista colaborativa de tarefas, assim você pode organizar tudo com outras pessoas.
- Neotriad: insira suas atividades e o tempo que cada um delas deve levar para ser executada. A ferramenta ainda permite que você insira outras pessoas em uma determinada tarefas para gerenciá-las.
- Clear: com esse recurso você pode listar as tarefas, colocar o deadline e ainda inserir e visualizar objetivos.
- Clara: essa é uma ferramenta que agenda e coordena suas reuniões, poupando minutos preciosos que você gastaria com isso.
- Evernote: o serviço permite que você coloque todas suas ideias em modo offline ou online. Além de ajudar a entender qual é o seu cenário de pendências, você também pode usar como lembretes.
- Remember the Milk: um belo mix de calendário com lista de tarefas para ninguém colocar defeito.
- Google Now: esse serviço permite que você organize as informações essenciais que precisa saber por comando de voz. Por exemplo: saber qual é a previsão do tempo da cidade em que fará uma viagem de negócios, agilizando a escolha de roupas para a mala. Outro exemplo: saber quais são as principais notícias do setor em que trabalha no dia, facilitando a organização de tarefas no dia, caso algo de alta importância tenha acontecido.
- AnyDo: esse serviço permite que você ordene suas atividades e ainda fique sincronizado mesmo quando está sem internet.
Como o coaching pode ajudar
Para ajudar você a organizar suas demandas, atingir as suas metas e aumentar a sua produtividade invista em coaching. O coaching, com suas metodologias e técnicas, desempenha um papel fundamental em muitos temas, inclusive para a melhor gestão do tempo.
Entre as muitas ferramentas, é possível a Tríade do Tempo, que divide as demandas em: Emergenciais, Circunstanciais e Importantes, e nos ajudam a gerir e realizar nossas tarefas por seu grau de importância. Viu por que eu falei aqueles termos no passo a passo? A diferença é que, com a ajuda do coaching, aquela “simples lista” irá se transformar em um método que você irá desenvolver diariamente. Além disso, esse conceito será construído em total alinhamento com outros exercícios como o autoconhecimento e a inteligência emocional.
O autoconhecimento é uma forma de você transformar suas características positivas em destaques, encontrar outras virtudes escondidas e ainda entender quais são seus pontos negativos para aprender a lidar melhor com eles. Já a inteligência emocional é uma prática de compreender quais são seus sentimentos em cada situação e como gerenciá-los de modo que eles sejam adequados e lhe ajudem a evoluir.
Imagine então somar o autoconhecimento, a inteligência emocional e a Tríade do Tempo? Você será um profissional ainda mais empoderado, com certeza! Navegue pelo site e descubra mais a respeito desse método que já transformou milhões ao redor do mundo.
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