No meio corporativo, onde as mudanças e demandas gerenciais ocorrem com certa frequência, é cada vez mais importante saber identificar e principalmente reter os talentos nas empresas. O grande desafio está em conciliar as necessidades e valores das corporações e os anseios profissionais dos jovens da chamada geração Y, que têm uma visão nada tradicional de um ambiente de trabalho ideal, e que buscam reconhecimento e reais oportunidades de crescimento.
Os jovens profissionais da geração Y, nascidos nas décadas de 80 e 90, cresceram em meio às novas tecnologias, como a internet e o celular, e têm um perfil completamente diferente da geração anterior, mais conservadora, a chamada Baby Boomers, tendo pressa por ascensão profissional.
Estes profissionais de 20 e poucos anos, em grande parte recém formados, investem em suas formações, e desejam aplicar tudo aquilo que aprenderam, para ter uma rápida ascensão na carreira, sendo que, para retê-los, as empresas e os gestores devem estar preparados. Os líderes têm a responsabilidade de identificar e desenvolver o potencial desses jovens talentos, motivar e situá-los sobre a cultura da empresa, transmitir seus conhecimentos e criar um bom ambiente de trabalho.
Para mantê-los é preciso ainda oferecer trabalhos desafiadores, reconhecimento e feedbacks constantes, remuneração compatível com os cargos e funções desempenhadas, planejamento de carreira, experiências que gerem novos conhecimentos e crescimento, como também um ambiente de trabalho flexível e mais casual.
Tudo isso aliado a um bom gerenciamento das competências individuais de cada colaborador pode gerar ótimos resultados para as empresas, pois o profissional da geração Y, quando encontra um cenário favorável ao desenvolvimento de suas potencialidades e à realização das ambições pessoais e profissionais, é dedicado e trabalha com afinco, mostrando compromisso e aderência à cultura da empresa, o que pode trazer grandes benefícios para ambas a partes.
Mas, independentemente da geração que se encontra cada colaborador que faz parte de uma empresa, é preciso encontrar mecanismos e elaborar estratégias verdadeiramente eficientes e que sejam capazes de reter todos estes talentos dentro da organização.
Para saber de que forma você pode fazer isso no dia a dia de sua empresa, continue conosco nessa leitura e confira!
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Como reter os melhores talentos em sua empresa
Conforme dissemos no início do texto, as necessidades dos colaboradores foram mudando, à medida que o tempo foi passando e também se transformando. Os anseios por ascensão profissional e financeira, hoje já não são suficientes para fazê-los pensar duas vezes antes de sair de uma organização para outra. É preciso muito mais para evitar esta troca.
Veja, a seguir, o que você pode fazer, ao lado dos gestores e líderes de sua empresa, para reter os melhores talentos em sua organização.
Valorização
Talvez este seja um dos pontos mais importantes para os profissionais que fazem parte das empresas atualmente. Mais do que dinheiro, o que eles buscam é se sentir valorizados no ambiente profissional. Eles querem sentir que o que fazem está verdadeiramente contribuindo para o crescimento da organização e de seus colegas e receber reconhecimento por isso.
Reconhecimento
E por falar em reconhecimento, este pode vir através de um bônus no final do mês no salário, de comissão de vendas, por meio de um agradecimento público ou por escrito, em uma mensagem ou e-mail, enfim, de várias formas. O importante é reconhecer que o esforço de cada um é o que faz realmente a diferença para a empresa alcançar patamares cada vez mais elevados, dia após dia.
Feedbacks
Outra coisa que os profissionais hoje em dia fazem questão de saber é se seus esforços estão valendo a pena ou não. Por isso, é essencial oferecer feedbacks constantes sobre suas atuações. Eles sentem-se bem e valorizados quando recebem este tipo de retorno, porque, através disso, conseguem ter uma noção maior se estão no caminho certo ou se precisam ajustar algo ao longo da caminhada.
Por esta razão, é fundamental que ocorram reuniões frequentes, sejam individuais ou em grupo, porque nelas todos terão a oportunidade de saber no que estão sendo bons e onde precisam melhorar.
Ambiente de trabalho
Algo que também faz com que um número cada vez maior de profissionais permaneça nas empresas por mais tempo, é a criação de um ambiente de trabalho agradável. Hoje em dia, um dos grandes motivadores para estes indivíduos é eles sentirem-se bem no local que escolheram para trabalhar. Sendo assim, é obrigação de todo e qualquer tipo de negócio criar uma atmosfera amigável, em que todos vivam em harmonia, respeitando-se e também se divertindo bastante.
Plano de carreira
Por fim, porém não menos importante, os profissionais desejam saber mais sobre os pontos para onde a sua caminhada diária os levará. Ou seja, é preciso também deixar claro o plano de carreira existente para cada um de seus cargos.
Isso é de fundamental importância, pois lhes dará uma consciência maior sobre o que podem conquistar e como vão crescer, através de seus esforços.
Se você é gestor, líder, empresário ou empreendedor, prepare-se para identificar e principalmente, para lidar com essa geração que realmente tem grandes expectativas profissionais e pressa por resultados. Do contrário, você verá seus possíveis talentos migrarem para as concorrentes, usando as qualidades que você ignorou.
Gostou das dicas que compartilhamos com você? Deixe nos comentários o que você achou e o que você faz em sua empresa para reter os talentos que fazem parte dela.
Imagem: Por fizkes
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