A estrutura de uma empresa varia de acordo com o seu porte, atividade e gestão. Tais fatores interferem diretamente no modo como a organização empresarial será gerenciada e quais departamentos existirão. Todavia, existem alguns departamentos que são fundamentais para todas as empresas. São eles: departamento de pessoal, gestão de pessoas e recursos humanos (o popular RH). Mas você sabe quais são as atribuições de cada um destes departamentos?
Frequentemente, essas equipes trabalham em um mesmo setor, mas têm funções diferentes. Para que você saiba com precisão quais são as atribuições e diferenças entre cada um desses departamentos tão necessários para as empresas, preparamos este artigo. Continue a leitura!
O que faz o Departamento De Pessoal?
Muita gente confunde o Departamento De Pessoal, ou o conhecido DP, com a área de Recursos Humanos. Em muitos lugares, essa confusão acontece porque o DP e o RH se concentram na mesma sala ou no mesmo local. Contudo, o Departamento De Pessoal tem atribuições bastante diferentes dos Recursos Humanos. Ele se originou na década de 1930 e, basicamente, cuida das rotinas mais burocráticas da vida dos colaboradores das empresas.
Entre as suas principais funções, podemos citar:
- Contratar e demitir colaboradores;
- Realizar os devidos pagamentos;
- Realizar o pagamento de benefícios, como o vale-transporte, o vale-alimentação, entre outros;
- Definir a carga horária de trabalho dos colaboradores, em como as suas escalas;
- Realizar os contratos;
- Promover o recadastramento dos colaboradores quando necessário;
- Realizar os registros de carteira de trabalho;
- Calcular a aposentadoria e os valores de contribuição;
- Agendar as férias dos colaboradores e pagar os seus respectivos valores;
- Calcular verbas rescisórias e indenizações trabalhistas;
- Organizar as licenças-maternidade da empresa;
- Realizar o pagamento do 13º salário e demais bonificações;
- Acompanhar o FGTS e o INSS, certificando que a empresa e os colaboradores cumpram os seus deveres e tenham acesso aos seus direitos trabalhistas.
O que se pode compreender é que é de responsabilidade do departamento toda a parte burocrática, ligada a pagamentos em uma empresa — especialmente, os pagamentos e provimentos aos colaboradores. Vale ressaltar que é responsabilidade do DP a emissão dos contracheques e também a entrega dos mesmos aos colaboradores.
O que faz o departamento de Recursos Humanos?
A criação deste departamento é algo mais recente. Na década de 1990, as organizações observaram que, para alcançar resultados de excelência, era preciso adotar medidas de valorização e retenção de profissionais, fazendo com que os mesmos sintam-se confortáveis e satisfeitos na organização.
Nesse sentido, foi criado o departamento de Recursos Humanos. E quais são as principais atribuições e responsabilidades do RH? Confira nos próximos tópicos:
- Selecionar e recrutar profissionais, definindo os requisitos das vagas de emprego abertas na empresa;
- Integrar os novos colaboradores;
- Promover a capacitação dos profissionais da empresa, por meio de cursos, eventos e treinamentos;
- Criar premiações aos colaboradores por metas alcançadas;
- Coordenar a comunicação interna;
- Administrar os comportamentos internos que possam interferir na produtividade da empresa e verificar o cumprimento das normas internas;
- Potencializar o capital humano;
- Verificar os profissionais que estão aptos a exercer funções na organização;
- Realizar palestras e atividades motivacionais;
- Executar trabalhos e iniciativas em prol da saúde mental dos colaboradores;
- Avaliar o desempenho dos colaboradores, auxiliando o processo de feedback entre líderes e liderados;
- Definir e propor planos de carreira;
- Levantar as necessidades dos colaboradores e tirar dúvidas em geral.
Aqui, é possível perceber que as responsabilidades do departamento de Recursos Humanos estão ligadas diretamente aos colaboradores. Tudo o que estiver associado a questões como produtividade, contratação, desligamento e motivação dos colaboradores é dever do RH.
É importante que os profissionais do setor estejam atentos às necessidades dos colaboradores e busquem ferramentas eficazes para garantir que o trabalho tenha a fluidez necessária e para que, assim, a empresa alcance os objetivos traçados.
O que faz a Gestão de Pessoas?
Para entender o que este departamento faz, é preciso estudar cada parte deste termo. A palavra “gestão” refere-se à administração e gerenciamento. Portanto, o Departamento de Gestão de Pessoas é o conjunto de atividades realizadas pelos gestores que compõem as diversas áreas de uma empresa. Tais ações têm como objetivo administrar de forma eficaz os profissionais, os bens e os serviços. Algumas atividades desse setor são:
- Promover um bom relacionamento interpessoal;
- Desenvolver profissionalmente os colaboradores;
- Desenvolver e colocar em prática a identidade e a cultura organizacional — compostas por: missão, visão, valores, normas internas, práticas etc.;
- Desenvolver a comunicação holística;
- Criar e promover processos motivacionais;
- Incentivar o trabalho em equipe;
- Planejar estrategicamente os processos que envolvem as pessoas da empresa;
- Desenvolver lideranças capacitadas, éticas, flexíveis e competentes.
Conclusão
Como é possível perceber, cada departamento tem a sua parcela de responsabilidade nos processos da empresa. Enquanto o Departamento De Pessoal tem como objetivo auxiliar a empresa no que diz respeito às suas atividades administrativas e burocráticas, os Recursos Humanos são responsáveis pelo desenvolvimento pessoal.
Já o Departamento de Gestão de Pessoas é responsável pela criação e gestão do relacionamento interpessoal, a fim de garantir que esse relacionamento ocorra de maneira saudável. Nesse sentido, as três definições estão interligadas no meio corporativo e precisam ser trabalhadas para que os processos, os colaboradores e toda a empresa funcionem de maneira eficaz.
Não há hierarquia entre esses três setores, pois todos são importantes e trazem contribuições para as empresas. Por isso, eles são de extrema importância para que as organizações empresariais tenham crescimento, lucratividade e sucesso nos seus respectivos segmentos. O que as empresas costumam fazer é colocar as três funções dentro de um departamento único (que costuma se chamar “Recursos Humanos” ou “Gestão de Pessoas”), mas sabendo que há equipes cuidando de cada segmento.
E você, ser de luz, consegue identificar os três departamentos na sua empresa? O trabalho realizado em cada um deles agrega valor aos processos dela? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
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