Para que uma empresa tenha bons resultados em seu mercado de atuação, é preciso contar com profissionais altamente qualificados, que vão contribuir, efetivamente e na prática, para o crescimento da mesma. No entanto, apenas contar com qualificação profissional não é o suficiente, uma vez que é essencial também encontrar formas de estruturar processos e atividades, para que, dessa maneira, o sucesso seja, de fato, garantido.
Uma das formas de fazer com que isso aconteça é elaborar uma descrição de cargos, que deixe claro o que cada profissional vai desempenhar e quais as oportunidades de crescimento eles vão ter dentro da empresa. Basicamente é uma ferramenta que ajuda a deixar tudo mais claro, principalmente, no que diz respeito ao papel de cada um, de uma forma geral.
Por ser tão importante para o sucesso de um negócio é que no artigo hoje nós vamos falar justamente sobre a descrição de cargos, mostrando o que é e qual a melhor maneira de elaborá-la. Continue nos acompanhando ao longo de toda esta leitura e confira, para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto.
O que é descrição de cargos?
Conforme dissemos acima, o sucesso de um negócio depende do empenho das pessoas, que dele fazem parte, em alcançar os objetivos comuns a todos. É através do conhecimento, das habilidades e competências de cada um, que, ao serem somadas, darão a oportunidade de crescimento almejada, tanto pela empresa, quanto por seus profissionais.
Dentro deste contexto, é fundamental contar com a eficiência máxima de cada indivíduo, colocando em prática as atribuições das funções que lhes cabem, já que estes não devem ser responsáveis por fazer tudo no ambiente organizacional. Para isso, ou seja, para que tenham ciência do que devem fazer e desempenhar em seu dia a dia, existe uma ferramenta que orienta este processo com maestria, que é a descrição de cargos.
A descrição de cargos, de forma básica, trata-se de um documento que formaliza as tarefas e responsabilidade de cada um dos postos de trabalho existentes dentro da empresa. Ao ser bem elaborada, ela descreve o que cada cargo deve fazer, de que maneira deve executar suas atividades e por quais razões um profissional deve desempenhar tais atividades ao longo de seu dia.
É um documento verdadeiramente eficiente e importante dentro de uma empresa, porque ele dá uma clareza maior, não só aos profissionais, mas também a gestores e líderes, sobre o que precisa ser feito no dia a dia. Com isso, os indivíduos que compõem o quadro de colaboradores da organização, conseguem se especializar cada dia mais em atividades específicas, aumentando, assim, o poder de ação das equipes de trabalho e, consequentemente, dos negócios como um todo.
Outro ponto que torna a descrição de cargos verdadeiramente importante é o fato de que ela permite que outros documentos também sejam bem elaborados, como o plano de cargos e salários e o tão necessário plano de carreira. A partir disso, tanto o departamento de Recursos Humanos, quanto os profissionais e a empresa, de uma forma geral, são beneficiados.
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Como elaborar uma descrição de cargos eficiente?
Veja, a seguir, algumas dicas que vão te ajudar a elaborar uma descrição de cargos e salários, capaz de contribuir para o sucesso de profissionais e empresas.
Estrutura da descrição de cargos
Por mais que possa variar de empresa para empresa, existem algumas informações básicas, consideradas realmente importantes para estruturar bem uma descrição de cargos, como:
- Identificação;
- Organograma;
- Missão;
- Atividades;
- Formação acadêmica;
- Experiência exigida;
- Competências;
- Treinamentos obrigatórios.
Título
Tudo começa pelo título que será dado ao cargo. Este deve ser o mais correto e realista possível, evitando exagerar ou “embelezá-lo” ou “sofisticá-lo” demais, com o intuito de chamar a atenção de candidatos. O ideal é que ele seja objetivo e descrito, levando-se em consideração a hierarquia que existe dentro da organização.
Competências
Aqui, o caminho que você vai trilhar para definir as competências necessárias para determinado cargo é fazer uma lista com os conhecimentos, habilidades e com as atitudes que se espera que os profissionais tenham, para ocupar cada cargo dentro da empresa.
Coleta de dados
Outra forma de elaborar uma boa descrição de cargos é coletar os dados necessários para o documento com os superiores imediatos do cargo a ser descrito. Realizar esta etapa é importante, porque são justamente os gestores que saberão informar as competências e habilidades essenciais para o bom desempenho das funções relacionadas ao cargo em questão.
Particularidades
Existem alguns cargos que contam com certos tipos de particularidades, como condições de trabalho e certificações específicas, riscos ocupacionais, entre outros, que necessitam do olhar atento do profissional responsável pela elaboração das descrições.
Clareza
Como dissemos, é preciso elaborar a descrição de cargos de forma que as informações contidas no documento sejam o mais claras possível. Isso não quer dizer que tenham que ser totalmente resumidas. O segredo aqui é tornar o cargo atrativo, descrevendo-o com objetividade e clareza, para que não reste nenhuma dúvida na cabeça do profissional, do que ele terá que desempenhar dentro da empresa.
Estas são dicas iniciais, que vão te ajudar a elaborar uma boa descrição de cargos, tanto para a organização, quanto para os colaboradores. Invista neste processo e veja o quanto todos terão a oportunidade de crescer.
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