Empresas são feitas de pessoas. Esta é uma máxima que deve ser lembrada constantemente, não somente quando falamos em resultados, mas também quando falamos das relações que ali se estabelecem. Relações estas que podem gerar conflitos em determinados momentos.
Conflitos organizacionais podem ocorrer e é importante que a gestão esteja preparada para lidar com eles. Afinal, todas as relações interpessoais em algum momento entram em conflitos (sejam eles grandes ou pequenos). Estar preparado para lidar com eles é um grande diferencial.
Existem conflitos organizacionais bastante peculiares, mas também existem aqueles que são comuns nas mais diversas empresas. Mas, como resolvê-los? Para te ajudar neste processo, separamos os tipos de conflitos organizacionais mais comuns. Continue a leitura e entenda como resolvê-los de maneira eficaz.
Os 3 tipos de conflitos organizacionais mais frequentes
Antes de mais nada, vale destacar que estes são os conflitos organizacionais mais frequentes nas empresas. Vale dizer também que estes conflitos são comuns em empresas dos mais variados mercados. Dito isso, confira quais são estes conflitos e como é possível solucioná-los.
1. Falhas na comunicação interna
Quando a empresa não possui comunicação interna estruturada, o que se vê é uma série de informações desencontradas e decisões que podem conflitar com os interesses de outros departamentos. Conhece a brincadeira “Telefone sem fio”? Ela é um bom exemplo do caos que pode surgir quando a comunicação interna não possui processo bem definido.
Portanto, uma boa forma de evitar ou solucionar conflitos organizacionais é estruturar a comunicação interna da empresa. Escolha os meios de comunicação que melhor atendem às necessidades da sua empresa e que promovam uma comunicação mais assertiva, segura e eficaz.
Invista em ferramentas de comunicação, pesquise meios para estruturá-la. É importante dizer que a má comunicação contribui muito (e de maneira negativa) com a produtividade e interfere diretamente no ambiente de trabalho. Se for preciso, monte uma equipe com profissionais para que estes sejam responsáveis pela comunicação interna.
Exemplos
Uma comunicação interna desestruturada pode gerar uma série de conflitos, para que fique mais claro, é interessante conferir um exemplo. Imagine uma empresa em que o setor de vendas e de marketing não tem uma comunicação efetiva entre si. O setor de vendas está focado em contatar potenciais compradores de um perfil X. No entanto, o setor de marketing vem apostando em uma estratégia focada no público Y.
O trabalho das duas equipes acaba perdendo o foco, pois deveriam estar sendo realizados de forma complementar. Com o passar do tempo, e dificuldades de converter o público X, o setor de vendas tem contato com as ações de marketing para o público Y. Esse desencontro de estratégias pode gerar uma série de conflitos e acusações, pois provavelmente nenhuma das partes obterá sucesso em sua empreitada.
Outro exemplo de como a comunicação interna desestruturada pode gerar conflitos é o embate entre membros de uma mesma equipe. Pode acontecer de dois ou mais profissionais focarem em atividades distintas, prejudicando o andamento do projeto geral. Nesse caso, bastaria que houvesse uma comunicação efetiva.
2. Ausência de processos
Assim como uma comunicação interna estruturada faz toda a diferença na solução de conflitos organizacionais, uma gestão com processos bem definidos e estruturados contribui de forma positiva para evitar que novos conflitos surjam. Porém, todos precisam se adaptar aos novos processos.
Mas, mesmo que conflitos surjam devido a mudanças, a boa definição de processos contribui de maneira positiva. Os conflitos passam a ser solucionados de maneira pontual e eficaz. Investir em gerenciamento de atividades e processos é essencial para o bom andamento das atividades da organização.
Invista em gerenciamento de tarefas e estruture os processos de maneira estratégica. A padronização é crucial, tanto para o bom funcionamento organizacional quanto para evitar que haja profissionais insubstituíveis. Os processos terão a fluidez necessária para que todas as atividades sejam executadas e, assim, a organização empresarial alcance os resultados desejados.
Exemplos
A falta de padronização de processos pode fazer com que os colaboradores executem uma mesma atividade de forma distinta, levando a resultados discrepantes. O fato de não ter um padrão é prejudicial para a companhia e pode gerar uma série de conflitos internos. Os profissionais podem discordar a respeito de quem executou da forma mais correta e querer impor o seu ponto de vista.
É importante compreender que as pessoas tendem a acreditar que seu ponto de vista é sempre o correto. Abrir margem para esse tipo de debate prejudica a harmonia das equipes. O ideal é que haja um padrão que todos devem seguir. Os profissionais devem ser qualificados para realizar as atividades da forma esperada.
Não ter processos claros e definidos pode gerar, ainda, a discussão a respeito de quem é responsável por cada atividade. Quando os processos são definidos com clareza, todos sabem quem deve fazer cada etapa. Assim, se evita aquelas discussões sobre quem deveria ter feito isso ou aquilo. Tudo que é organizado e estrutura está blindado de conflitos.
3. Clima organizacional ruim
Este, talvez, seja um dos conflitos mais comuns. Quando não há investimento em ações e estratégias que contribuam para uma boa relação entre os colaboradores, a tendência é que haja conflitos e discussões cada vez mais frequentes. O clima organizacional ruim contribui para que os processos tenham entraves, além do turnover – que pode ser cada vez mais alto em virtude das péssimas relações entre os colaboradores.
Promover ações que criam um clima organizacional harmonioso e amigável diminui a possibilidade de haver conflitos dentro da organização. Além da comunicação interna e dos processos devidamente estruturados, é importante investir em feedbacks pontuais e também em formas de reconhecer os esforços dos colaboradores. É preciso também parabenizar de maneira significativa as contribuições dos colaboradores para que a empresa cresça.
Ações que podem contribuir com a melhora no clima organizacional
Aproveite para conferir outros tipos de ações que podem contribuir com a melhora do clima organizacional da empresa.
Criação de plano de carreira
Os colaboradores devem visualizar oportunidades reais de crescimento dentro da companhia, pois assim se esforçarão para entregar o melhor de si. Quanto melhor o desempenho individual, mais difícil é que ocorram conflitos por discrepância de qualidade.
Pausas para momentos de descontração
Nesses momentos, os colaboradores conseguem estabelecer interações mais significativas entre si, criando vínculos. O ambiente amigável entre os colaboradores é fundamental para que atuem melhor em conjunto.
Premiações
O reconhecimento das entregas dos colaboradores é fundamental para que eles se sintam motivados a manter o padrão de qualidade. Contudo, é determinante que as lideranças estejam atentas para contemplar as pessoas certas. Quando outros profissionais recebem o reconhecimento, pode ser criado um ambiente menos colaborativo e com mais chances de conflito.
Conversas amistosas entre gestores e colaboradores
O clima organizacional positivo depende de se estar inserido em um ambiente focado no respeito. Independentemente de relações hierárquicas, é necessário que todos sejam bem tratados e se sintam à vontade para expor suas opiniões. Os gestores devem optar por um sistema de gestão mais humanizado, em que haja mais proximidade com seus colaboradores.
Comemorações de datas importantes (Dia dos pais, dia das mães, aniversário da empresa, por exemplo)
Confraternizações contribuem para que os profissionais desenvolvam vínculos mais fortes e sólidos entre si. Nesses momentos, os colaboradores podem conversar a respeito de questões pessoais, algo que os aproxima. Quanto mais próximo se é dos colegas, mais existe uma humanização que impede a criação de animosidades. Empresas são feitas por pessoas e estas devem ter uma boa relação entre si.
Exemplos
O clima organizacional ruim costuma ter como uma de suas principais características o surgimento de fofocas e boatos. Em um ambiente em que os colegas estão mais preocupados em atingir uns aos outros é difícil haver produtividade. Não é incomum que o escritório se torne palco de grandes discussões, algumas de cunho pessoal inclusive.
A melhora do clima organizacional é fundamental para evitar que esse comportamento negativo se intensifique. Esses embates podem até mesmo se tornar físicos nos casos mais extremos. Além de prejudicar a produtividade da empresa, é algo que pode levar a processos trabalhistas. Dependendo da situação, pode ser necessário desligar algum dos envolvidos para evitar a manutenção desse comportamento.
E para você, há algum conflito organizacional que ocorre com maior frequência dentro das empresas? Tem dicas para solucioná-los? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto.
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