Transformar uma situação entediante ou constrangedora em uma situação interessante e descontraída pode ser difícil. Porém, é possível com dinâmicas em grupo. Alguns gestores não sabem como realizá-las. Já outros têm na palma das mãos o conhecimento para extrair algo mais pessoal de sua equipe e torná-la bem mais entrosada.
Para quem tem dificuldades de conseguir integrar a equipe durante as apresentações de grupo, recomendamos a leitura deste artigo. Reunimos a seguir algumas dicas de dinâmicas interessantes para fazer com as suas equipes, permitindo que todos se conheçam. Tornando esses momentos mais descontraídos é possível chegar a melhores resultados.
Confira dicas de dinâmicas para fazer durante a apresentação de grupo
Conquistar a atenção e o engajamento dos colaboradores se torna mais simples com a realização de dinâmicas. Abaixo apresentamos alguns passo a passo para realizar atividades diferenciadas com o grupo de trabalho.
Dinâmica da teia
A dinâmica da teia é uma pedida para as próximas apresentações de grupo. A ideia aqui é fazer um círculo com a sua equipe, tendo alguém segurando um rolo de barbante.
A pessoa que tem o rolo fala sobre si mesma. O condutor da atividade pode fazer algumas perguntas para estimular a fala do colaborador. As perguntas podem ser sobre o sonho dela, hobby favorito, time do coração, estilo de música preferido, entre outros assuntos.
Em seguida, essa pessoa escolhe alguém para falar. Detalhe: o barbante fica preso na mão da pessoa que falou e vai sendo desenrolado no círculo formado, desenvolvendo uma teia em que todos estão conectados. No final de tudo isso, você pode preparar um discurso.
Pontos a serem abordados no discurso para unificar a equipe
Quando a atividade for concluída, apresente a essência da brincadeira. É claro que todos sabem que aquela dinâmica de apresentação foi feita intencionalmente para quebrar o gelo e afastar a timidez. Mas você pode e deve mostrar que ela é muito mais que isso. A seguir você poderá conferir quais pontos abordar no seu discurso.
Conexão
Aponte para o fato de que todos ali estão conectados pelo barbante, algo fino, porém resistente e que forma diversas figuras geométricas entre eles. Isso significa que todos estão ligados pelo objetivo maior da empresa. Que o trabalho de um interfere no trabalho do outro.
Para comprovar seu discurso de forma metafórica, sugira uma mudança de posição de alguém ou algum movimento brusco no barbante e pergunte se todos sentiram aquilo. Isso serve para conscientizar que a vitória de um é a vitória de todos ao mesmo tempo. Esta é a maior lição dessa dinâmica.
Conhecimento dos colegas
Além disso, todos acabarão sabendo de detalhes pessoais interessantes uns dos outros, o que facilita a conversa e a criação de amizades no escritório. O ato de falar abertamente na frente de pessoas estranhas também fortalece a confiança do profissional em si mesmo. Isso faz com que as pessoas fiquem menos na defensiva durante a rotina de trabalho.
Todos são importantes para o resultado final
Faça com que eles entendam que todos estão no mesmo barco e precisam se unir para chegar ao objetivo determinado. O barbante que os une depende deles também para não se romper. Dessa forma, todos devem olhar para os colegas como parte fundamental da busca por resultados.
Dinâmica “Por trás do nome”
Com o tempo os membros da equipe acabarão sabendo o nome dos colegas, mas isso pode ser acelerado com essa dinâmica. O condutor deve pedir que todos compartilhem a história por trás do seu nome.
Algumas pessoas recebem nomes de parentes ou de personagens de filmes ou até mesmo tem seus nomes extraídos de livros de significados. As informações associadas às histórias se tornam muito mais facilmente retidas. Isso também ajuda a quebrar o gelo entre os participantes.
Dinâmica das coisas em comum
Nessa dinâmica os colaboradores devem ser divididos em grupos com média de 5 pessoas. Na sequência deve ser pedido que cada grupo encontre 10 coisas comuns entre todos os membros. Mas, atenção, não vale escrever itens de vestuário, do trabalho ou de anatomia. Um dos integrantes de cada grupo deve anotar as informações e repassar para o grupo em seguida.
Dinâmica das perguntas na bola de praia
Para essa dinâmica é necessário ter uma bola de praia e uma caneta marcadora. Ao redor da bola escreva perguntas. A dinâmica consiste em pedir que os colaboradores joguem a bola descontraidamente até que o condutor grite “segura”. O profissional que pegar a bola deve olhar qual é a pergunta que seu polegar direito está indicando.
Essa questão deverá ser respondida pelo membro da equipe. O processo será repetido e o próximo a ficar com a bola em mãos deverá responder a uma nova questão. Algumas perguntas interessantes para colocar na bola são:
– Qual é o seu nome e onde nasceu?
– Qual é o seu hobby?
– Qual é a sua cor favorita e por que?
– Qual é o seu número da sorte e por que?
– Quanto tempo você está na empresa?
– Se você fosse um animal, qual seria e por que?
– Qual é o seu maior medo?
– Qual seu maior desejo?
Dinâmica das duas verdades e uma mentira
Esse é um jogo divertido e por ser clássico é conhecido por quase todo mundo, facilitando a sua aplicação em apresentações em grupo. Cada um dos participantes deverá compartilhar com o resto do grupo três afirmações a respeito de si mesmo. Duas dessas afirmações devem ser verdadeiras e uma deve ser falsa.
Os demais participantes devem tentar adivinhar qual é a mentira através de questionamentos feitos ao colega. Essa dinâmica é bem interessante para apresentações porque leva os participantes a fazer vários questionamentos sobre aquele que fez as afirmações. Para descobrir o que é verdade e o que é mentira é necessário observar a reação no fornecimento das respostas.
Algumas pessoas conseguem se sair muito bem nessa atividade, suscitando curiosidade no grupo. Quanto mais demora para descobrir a afirmação falsa, mais o grupo conhece aquele que está se apresentando.
Gostou dessas dicas de dinâmicas de apresentação em grupo? Comente e compartilhe nas suas redes sociais!