A higiene e seu impacto no ambiente de trabalho

Prezar pela higiene no ambiente de trabalho é zelar pela saúde de seus funcionários.

Quando se fala em higiene no ambiente de trabalho, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Se é um local limpo, saiba que, embora essa seja uma parte realmente importante, o conceito vai um pouco além e envolve todo o conjunto de hábitos que visam o bem-estar e a saúde dos colaboradores de uma empresa. Continue acompanhando para entender melhor a respeito e descobrir quais são os impactos que a higiene tem dentro de uma organização.

A higiene no ambiente de trabalho vai além da limpeza

De acordo com o dicionário, higiene é o conjunto de condições que visam o bem-estar e a saúde das pessoas, incluindo, entre outras coisas, a limpeza e o asseio. Dessa maneira, manter a higiene no ambiente de trabalho não inclui apenas um local limpo, mas também medidas, como ergonomia, controle dos riscos envolvidos em cada função e outros cuidados para manter a saúde física e mental de todos.

O grande impacto dos cuidados de higiene em uma empresa é que os profissionais se sentem muito seguros e motivados para se dedicarem às suas funções. Diferentemente do que ocorre em ambientes insalubres, por exemplo, em que não há o mínimo de conforto e os riscos estão por todos os lados. Dessa maneira, zelar pela higiene em uma companhia é investir em uma equipe engajada e saudável, o que certamente impacta nos resultados.

Pessoas saudáveis têm níveis muito mais baixos de estresse, o que reduz significativamente os atritos entre colegas de trabalho, além de melhorar o relacionamento com fornecedores e clientes. Isso porque tudo acontece através de reações em cadeia: colaboradores que percebem o empenho da companhia para a qual trabalham para manter seu bem-estar tendem a demonstrar isso através de suas atitudes.

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Principais impactos da higiene no ambiente de trabalho

A forma com a qual uma empresa, representada pelos seus líderes e gestores, lida com seus funcionários é uma das marcas mais fortes de sua cultura, exerce uma forte influência sobre o comportamento de todos e, consequentemente, determina como se dará o funcionamento do negócio. Quando a higiene é tida como um cuidado essencial, os benefícios são muitos, como os que verá a seguir.

  • Redução de afastamento dos colaboradores por motivos de saúde;
  • Menor risco de acidentes de trabalho;
  • Mais produtividade;
  • Nível de felicidade elevado;
  • Ambiente funcional e que facilita o dia a dia de trabalho;
  • A imagem da empresa perante os colaboradores e a sociedade se torna mais positiva;
  • Mais consciência e disciplina entre os colaboradores;
  • Conservação de equipamentos;
  • Redução do desperdício e, consequentemente, de custos;
  • Permite que a equipe se concentre em sua função principal, o que promove a criatividade e a inovação.

10 Medidas essenciais de higiene para o ambiente de trabalho

É importante adotar medidas que possam fornecer segurança e ergonomia para os colaboradores.

Depois de saber mais a respeito dos impactos positivos da higiene no ambiente de trabalho, confira dicas para colocar em prática na sua empresa a fim de manter sua equipe produtiva e feliz.

1 – Adoção de uma metodologia de organização

Não basta que um local esteja limpo, ele precisa também estar organizado, tanto para que as pessoas se sintam bem nele quanto para que tenham acesso a tudo o que precisam em sua rotina de trabalho. A adoção de metodologias para esse fim é bastante interessante, como é o caso do chamado Método 5S, formado por cinco palavras que vêm do idioma japonês, que são:

  • 1 – Seiri – Descarte e organização
  • 2 – Seiton – Arrumação
  • 3 – Seiso – Limpeza
  • 4 – Seiketsu – Conservação e padronização
  • 5 – Shitsuke – Autodisciplina

2 – Atenção à ergonomia

A ergonomia é uma disciplina científica que estuda a relação entre o homem e a máquina, visando o bem-estar. Desse modo, quando se diz que uma cadeira é ergonômica, é porque ela possui as características necessárias para oferecer conforto ao indivíduo que utilizá-la, sem oferecer riscos ao seu corpo.

Os colaboradores de uma empresa costumam passar, pelo menos, oito horas por dia realizando sua função. Se não houver uma preocupação com a ergonomia, poderão se lesionar ou sofrer diversos tipos de doenças, sem contar nos prejuízos em relação ao desempenho e produtividade. Para evitar isso, muitas companhias contratam os serviços de um fisioterapeuta para garantir que seus funcionários estejam trabalhando confortavelmente e sem riscos.

3 – Conscientização sobre desperdícios

A limpeza de um ambiente está diretamente ligada aos resíduos que gera. Nesse sentido, conscientizar os funcionários para evitar desperdícios é mais uma medida essencial de higiene que também fará bem ao planeta. Sempre é possível repensar o uso de recursos como água, energia elétrica, papel e outros materiais. Para incentivar as pessoas a se engajarem na redução de desperdícios, é interessante definir metas e oferecer algum tipo de incentivo, como um café da manhã especial, por exemplo, ou qualquer outra ação simbólica.

4 – Manter uma rotina de limpeza do ambiente

Para que o ambiente de trabalho esteja sempre asseado e organizado, é importante manter uma rotina de limpeza, que deve ser estipulada de acordo com as necessidades da empresa. Escritórios, por exemplo, podem ter uma regularidade semanal menor do que ambientes fabris. Além da faxina profissional, é essencial orientar para que cada um faça a sua parte e mantenha seu espaço limpo.

5 – Oferecimento um local específico para refeições

Ao longo de um dia de trabalho, é natural que as pessoas realizem pequenos lanches, além das refeições principais de almoço ou jantar. Entretanto, permitir que façam isso no mesmo local em que exercem sua função profissional pode acabar gerando resíduos, sem contar nas chances de contaminação dos alimentos. Assim, o ideal é oferecer um local específico para essa finalidade, como uma cozinha ou uma mesa.

6 – Utilização de produtos adequados para a limpeza dos espaços

Em relação à limpeza, é preciso considerar cada espaço para a utilização dos produtos e métodos corretos, respeitando tanto a superfície a ser higienizada quanto a segurança das pessoas. Máquinas, por exemplo, devem ser limpas por pessoas treinadas para não gerarem danos à sua integridade física e nem ao patrimônio da empresa. Deve haver, também, o cuidado com pisos, para que não se tornem escorregadios e resultem em acidentes. São detalhes que precisam de atenção para que a segurança seja mantida.

7 – Criação uma política de higiene

É importante contar com uma política de higiene dentro da cultura da empresa, para que todos os colaboradores saibam exatamente o que esperam deles nesse sentido. Dentro dessa política é preciso incluir normas ligadas à apresentação pessoal, uniforme, refeições no ambiente de trabalho, uso de equipamentos de segurança e tudo o que for relevante para a manutenção da saúde de todos.

8 – Ambiente arejado, iluminado e com temperatura agradável

Características como iluminação, ventilação e temperatura do ambiente também fazem parte do conceito de higiene no trabalho. São detalhes que podem influenciar o desempenho dos colaboradores e, também, sua saúde. Um local mal iluminado, por exemplo, pode prejudicar a visão do indivíduo ou até resultar em acidentes. Assim como a falta de ventilação pode se tornar prejudicial para o aparelho respiratório e o excesso de frio ou calor, ser capaz de gerar diversos problemas para a saúde.

9 – Promoção de campanhas sobre temas ligados à saúde

Uma empresa deseja que seus funcionários estejam sempre saudáveis e, além de oferecer boas condições de higiene no ambiente de trabalho, pode contribuir para a saúde deles de forma mais abrangente. Realizar campanhas sobre temas ligados à saúde é um tipo de iniciativa bastante positivo. Alguns temas relevantes incluem: prevenção ao câncer de mama, de próstata e doenças sexualmente transmissíveis, riscos do abuso de álcool e dependência química, entre outros.

10 – Cuidados redobrados em relação ao COVID-19

Dentre as campanhas sobre temas ligados à saúde, temos agora um novo assunto a ser abordado: o coronavírus (COVID-19). A doença, que chegou de repente, mudou totalmente os nossos hábitos de higiene. Se a sua empresa está em funcionamento em meio à pandemia, por ser considerada prestadora de um serviço essencial, os cuidados precisam ser redobrados para evitar o contágio entre os colaboradores.

Algumas das medidas que devem ser adotadas estão:

  • Disponibilização de álcool em gel 70% para assepsia das mãos;
  • Uso de máscaras por todos na empresa;
  • Distância mínima de um metro e meio entre as pessoas;
  • Limpeza frequente do ambiente;
  • Distribuição de cartazes pela empresa com orientações de higiene;
  • Incentivo da lavagem correta das mãos;
  • Desativação de bebedouros comunitários;
  • Uso individual de copos e utensílios de cozinha;
  • Janelas sempre abertas para circulação do ar;
  • Permitir a realização de home office para as funções em que isso for possível.

Como se pode ver, a higiene no ambiente de trabalho tem um impacto muito grande sobre o desempenho de uma empresa. Preze pelo bem-estar dos seus colaboradores e tenha uma equipe mais comprometida e produtiva.

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Fontes:

https://www.sesipr.org.br/10-cuidados-de-higiene-do-trabalho-necessarios-para-melhorar-o-ambiente-2-31192-321138.shtml

https://www.ladoaladopelavida.org.br/detalhe-noticia-ser-informacao/proteja-seu-ambiente-de-trabalho-do-coronavirus

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