10 Dicas para desenvolver o Relacionamento interpessoal

Confira 10 dicas para te ajudar a desenvolver suas habilidades interpessoais.

Você com certeza já ouviu o termo Relacionamento Interpessoal. É muito comum deparar-se no meio empresarial com esse termo, além de ter vital importância para o sucesso de uma empresa.

Sabemos muito bem que somos seres sociais, buscamos o conhecimento nos relacionando com outros. Porém nem sempre é fácil nos relacionarmos com pessoas tão diferentes, sobretudo em um espaço tão competitivo como é o corporativo, divergências de opinião e atitudes podem afetar negativamente o rendimento.

Um ambiente saudável na empresa melhora a qualidade de vida dos funcionários, aumentando a produtividade e lucratividade. Por outro lado, um ambiente tóxico afeta negativamente toda a cadeia de produção.

É extremamente necessário que tanto as empresas como seus colaboradores estejam atentos à qualidade de seus relacionamentos interpessoais, pois pode ser decisivo no fracasso ou sucesso da companhia.

O que é Relacionamento Interpessoal?

O Relacionamento Interpessoal é a nossa interação com pessoas e grupos, não apenas no ambiente de trabalho, como também no ambiente pessoal.

Cada ambiente tem suas regras, comportamentos aceitáveis e inaceitáveis, ainda assim, somos indivíduos e possuímos diferenças, lidar com toda essa estranheza nos diferentes núcleos pode ser um desafio.

Devido a isso o relacionamento interpessoal se faz necessário para que os indivíduos e grupos estejam alinhados na forma de pensar, porém respeitando as diferenças e a própria individualidade.

Embora o termo “relacionamento interpessoal” não seja usado no nosso cotidiano, ele é usado desde os anos 70 para designar a interação no meio corporativo, quando as empresas perceberam de que a forma como essas interações cotidianas no ambiente de trabalho interfere diretamente na produtividade e lucro, tanto de forma positiva como negativa. Surgindo assim a necessidade de melhorar os relacionamentos interpessoais, deixando de lado a ideia de que apenas o concreto influi na lucratividade, investindo em algo mais complexo e conotativo,o “capital humano”. O indivíduo passou a ser o fio condutor tanto do sucesso como do fracasso de uma companhia.

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Porque o relacionamento interpessoal é decisivo

Relacionamento interpessoal não é apenas a interação que colegas de trabalho possuem, é muito mais profundo do que isso, refere-se a todo o conjunto de atitudes, motivações e emoções de indivíduos, com todas as suas peculiaridades e especificidades. Lidar com tudo isso pode ser um grande desafio e requer habilidade.

Esse conceito denota a conduta profissional diante de divergências, problemas e crises, e como superá-los tendo em vista os diferentes perfis existentes em uma equipe.

Quando as relações interpessoais se deterioram, o ambiente profissional passa a sofrer, tornando o local estressante e improdutivo, o que encadeia brigas e desentendimentos. Tanto a empresa como os profissionais perdem com isso.

10 dicas para melhorar seu relacionamento interpessoal

Empresas estão sempre em busca de melhores resultados. Ter um ambiente profissional saudável aumenta muito a produtividade, por isso, companhias estão sempre procurando por candidatos que sejam colaboradores nesses aspectos. Ter facilidade de lidar com diferentes indivíduos é a chave para a produtividade da equipe.

Mas como você pode melhorar seu relacionamento interpessoal? Veremos a seguir 10 pontos que ajudaram você a aprimorar essa importante habilidade:

1- Autoconhecimento

Entender-se é o primeiro passo para conseguir entender e se relacionar melhor com os outros. Apenas quando você tiver consciência dos seus pontos fortes e fracos, qualidades e defeitos você poderá lidar melhor com as características das pessoas a sua volta.

2- Seja comunicativo

Isso não significa que você deve falar o tempo todo, isso pode ser inconveniente. Porém, quando você se torna aberto ao diálogo é mais fácil discutir problemas e obstáculos.

3- Interesse genuíno

Seja um bom ouvinte, preste atenção no que as pessoas te falam. Ser receptivo te torna acessível, demonstrar interesse genuíno fará com que os outros não se sintam desconfortáveis ao falar com você e nem se sentirão inibidas de lhe procurarem.

4- Seja simpático

Sorria, seja simpático. Ter um sorriso no rosto demonstra que você é uma pessoa agradável e aberta para a comunicação.

5- Boa vontade

Faça bem feito. Quando lhe pedirem algo faça com entusiasmo. É muito ruim estar próximo de pessoas que não possuem ânimo ao executar suas atribuições.

6- Seja educado

Pessoas educadas são extremamente atrativas. Não se esqueça da boa educação, chame os outros pelo nome e sempre cumprimente-as. Não seja ríspido e lembre-se do básico: obrigado, por favor, com licença. Pode até parecer pequeno mas faz uma diferença enorme estar perto de alguém bem educado.

7- Seja prestativo

Seja gentil, ajude sempre que possível, isso ajudará você a manter boas relações. Ser prestativo fará com que as pessoas estejam dispostas a lhe ajudar futuramente.

8- Reconheça as sua falhas

Errar é humano, admita as suas falhas. Ter humildade é um sinal de que você é digno de confiança, aumentando o respeito que os seus colegas têm por você.

9- Tenha empatia

Coloque-se no lugar do outro, evite a tentação do julgamento. Esforce-se para entender e ajude no que estiver ao seu alcance. Não se esqueça que diferentes pessoas reagem de formas diferentes a situações adversas.

10- Saiba receber e fazer críticas

Seja humilde quando receber críticas, tente aproveitá-las para seu crescimento pessoal. Tente rerererereremelhorar com base nos pontos que lhe foram apresentados. E ao fazer críticas exercite a sua empatia, não seja ríspido, seja gentil.

Vantagens de desenvolver o Relacionamento Interpessoal

Aplicando essas dicas você poderá melhorar e muito a sua qualidade de vida além de obter resultados diretos no seu ambiente profissional, tais como:

Maior competitividade no mercado de trabalho

Profissionais que conseguem se relacionar bem com seus colegas são muito visados em processos seletivos, além de terem maiores chances de promoção;

Reconhecimento

Por saber cultivar seus relacionamentos na empresa você terá maiores chances de ascender profissionalmente; 

Respeito

As pessoas respeitam quem se relaciona bem, sua presença se torna agradável para os demais, aumentando o respeito e admiração dos seus colegas;

Satisfação

Trabalhar em um ambiente tão respeitoso e harmônico resultará em maior satisfação profissional e pessoal, gerando maior produtividade.

Sem dúvida todos esses benefícios estão ao seu alcance, se você se esforçar em cultivar melhor as suas relações os frutos virão, gerando mais ânimo para si e as pessoas a sua volta, além de abrir inúmeras portas na sua carreira profissional!

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