Um relacionamento profissional, amoroso, familiar ou de amizade é sustentado na base da confiança. A omissão de fatos ou a enganação significa falta de respeito com o outro, portanto é muito difícil que uma relação dure muito se houver falta de honestidade.
O início de um relacionamento pode acontecer quando as partes encontram pontos em comum, seja em uma situação de dificuldade ou de alegria. Porém, é impossível estabelecer um real motivo para o começo de uma relação. Cada uma acontece de um jeito. Independentemente de como ela começa, é preciso que existe confiança.
Um gestor confia que o seu time está trabalhando da melhor forma para alcançar os resultados, um colaborador confia que a empresa irá prover todo o material necessário para que ele realize o trabalho, um filho confia que a sua mãe irá cuidar dele financeiramente e emocionalmente até ele ter condições de andar sozinho nessas áreas, um casal resolve ter um filho confiando que estarão empregados durante todo o período da gestão, essas são apenas algumas das situações em que a certeza se faz necessária.
Mesmo com os exemplos acima é interessante explicar de maneira mais profunda como funciona a desconfiança no relacionamento profissional. Continue lendo o artigo para saber mais sobre o assunto!
[php_everywhere instance=”2″]
Clareza e honestidade no ambiente de trabalho
O local em que você em que você exerce sua profissão deve ser saudável. A própria empresa, a área de recursos humanos e departamento pessoal e a liderança são alguns dos setores responsáveis por cuidar da qualidade de vida no ambiente de trabalho e pela manutenção positiva dos índices de clima organizacional, pilares que contribuem para que você tenha um dia a dia que é regrado de bem-estar. Porém, é essencial lembrar que todos os colaboradores têm uma grande parte na construção de um espaço saudável.
Falar mal dos outros pelas costas, fofocas, falta de educação, preconceito, machismo, racismo e falta de empatia e solidariedade são apenas alguns dos fatores negativos que podem ser causados por qualquer funcionário. Estes podem resultar em situações desconfortáveis e de falta de respeito. Além de balancear a confiança, um profissional que incita esse tipo de sentimento pode acabar com o marketing pessoal.
Para evitar esse tipo de situação é ideal que todo e qualquer colaborador tenha liberdade para dizer o que está pensando. Mas, lembre-se de que resolver problemas e situações complicadas não quer dizer que você tem direito de discursar com doses de preconceito. Solucione suas dificuldades com alguém ou alguma situação de maneira respeitosa, honesta e sem afrontamento. Ser radical, mal educado, mentiroso ou desrespeitoso nunca fez bem para a consciência ou a imagem de ninguém.
Como o coaching pode ajudar
O coaching é uma poderosa ferramenta capaz de transformar a vida de alguém de maneira positiva e com bons frutos em curto, médio e longo prazo. Um dos grandes benefícios do método é ensinar sobre o autodesenvolvimento, que é a habilidade e humildade de aprender algo novo todos os dias e usar isso ao seu favor se prejudicar ninguém. Seja com estudo, uma aula ou uma simples conversa é possível obter conhecimento diferentes constantemente. Ter essa nova sabedoria e usá-la na sua rotina de maneira inteligente é uma forma de progresso. Afinal, ninguém nasce sabendo tudo.
Para alcançar o autodesenvolvimento é necessário cumprir alguns passos antes. Faz parte dessa jornada entender o que é e praticar o autoconhecimento. O autoconhecimento é uma forma complexa e profunda de compreender a si mesmo, analisando qualidades e defeitos de maneira construtiva. A análise contempla o fortalecimento das suas características consideradas como pontos fortes, o descobrimento de pontos positivos que você ainda não conhecia sobre si e o desenvolvimento e/ou superação dos pontos fracos e sabotadores.
Outro ponto importante que contribui com a obtenção do autodesenvolvimento é a prática da inteligência emocional. Esse exercício ajuda no gerenciamento de ações e reações ligadas a emoções que podem ser determinantes em uma situação de pressão. Além de mostrar maturidade, a inteligência emocional é um dos pontos fortes de um líder. Afinal, como um gestor pode liderar uma equipe se não sabe lidar com os próprios sentimentos, não é mesmo?
No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há a formação Professional & Self Coaching (PSC), que é uma profunda imersão de 180 horas em novos conhecimentos com aulas práticas, teóricas e dinâmicas. Entre os temas que você irá aprender está o autoconhecimento, autodesenvolvimento e a inteligência emocional. E tem mais! Como coachee (aprendiz), você irá obter sapiência a respeito de código de ética, construção e sustentação de relacionamentos interpessoais, bases e história do coaching, as melhores práticas relacionadas à liderança; quais são as crenças limitadoras, o que são processos de identidade; o que é o processo evolutivo; quais são os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; e muitos outros temas super importantes para o seu progresso profissional e pessoal.
Para conseguir assimilar toda essa sabedoria, o PSC tem ferramentas efetivas, tais como o Coaching Assessment, que foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a função de mapear as tendências comportamentais. Você também irá participar de técnicas como a Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda da Vida, Rapport, Roda das Competências, Roda da Inteligência Emocional e muitas outras. Todos esses métodos buscam trazer mais assertividade e eficácia a todo o processo de aprendizagem.
Após completar o curso, você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Ou seja, caso você queira, pode se tornar um coach (treinador profissional de coaching) e começar uma carreira já com o pé direito. Além da sabedoria e desses benefícios incríveis, você terá reconhecimento de 5 institutos de coaching internacionais: International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.
Esse curso incrível do Instituto Brasileiro de Coaching irá trazer uma nova visão de mundo para você e irá ser um grande passo em busca do despertar do seu potencial interior. Entre os muitos benefícios, pode ter certeza de que a compreensão do conceito de confiança e a disseminação desse virtude está entre eles. Experimente!
O que acaba com a confiança que você tem em alguém? Comente abaixo.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 675613426 – https://www.shutterstock.com/pt/g/roman+samborskyi