O relacionamento interpessoal é estabelecido por duas ou mais pessoas onde o seu contexto irá depender conforme o meio em que está inserido. Esse contexto pode ser familiar, escolar, social, de trabalho e se trata do modo com o qual nos conectamos com as pessoas presentes nesses contextos.
No núcleo profissional, por exemplo, trata-se da forma como nos relacionamos com os colegas de trabalho. Manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer profissional.
Já, quando pensamos no âmbito familiar, estamos falando dos relacionamentos que estabelecemos com nossos filhos, esposo(a) e demais membros da família.
Em suma, o relacionamento interpessoal é um tema indispensável para qualquer pessoa e, é muito importante aprimorá-lo para qualquer pessoa que deseja estabelecer bons relacionamentos, seja na sua vida pessoal ou também na sua vida profissional.
Sendo assim, confira um pouco mais sobre a importância de se desenvolver bons relacionamentos interpessoais e confira, abaixo, algumas dicas para desenvolvê-lo cada vez mais.
[php_everywhere instance=”2″]
Importância do relacionamento interpessoal
Vamos imaginar alguns cenários com os quais lidamos diariamente. Uma pessoa, em um supermercado, aborda um funcionário pois não está encontrando determinado produto; uma professora relata o comportamento de um determinado aluno à sua mãe; um profissional apresenta um novo produto para um conjunto de gestores.
O que cada um desses cenários têm em comum? É provável que muitas coisas, mas o ponto é que, em cada uma dessas situações, pessoas estão se relacionando uma ou mais pessoas.
E, deste modo, segue o mundo, afinal, para vivermos em sociedade é necessário que nos relacionamos com outras pessoas. Seja para comprar algum determinado produto ou serviço, ou para iniciarmos uma família e também na procura de um emprego.
Por isso, desenvolver boas habilidades que possam aprimorar o relacionamento interpessoal é tão importante. À medida que nos aprimoramos, nesse sentido, somos capazes de construir relações mais sólidas e saudáveis.
Essas boas relações nos permitem um grande número de vantagens que vão contribuir desde um bom desenvolvimento profissional até mesmo à uma boa relação com seus filhos.
Dentre essa gama de vantagens estão presentes:
- Assertividade na comunicação, ou seja mais fluída e com poucos ou nenhum ruído;
- Contribuiu para o desenvolvimento de um bom clima organizacional, dentro de empresas;
- Promove a criação de relacionamentos mais prósperos e saudáveis, no âmbito pessoal e também no profissional;
- Diminui a incidência de conflitos;
- Ajuda no que diz respeito a uma maior compreensão acerca do respeito e empatia;
- Melhora o desempenho profissional, à medida que a comunicação se torna mais fluída;
- Permite que você possa construir bons networks;
- Auxilia no desenvolvimento de novas habilidades e também no aprimoramento das que você já possui.
Já ficou mais do que claro que um bom relacionamento interpessoal é imprescindível para quem deseja desenvolver-se, não é mesmo? Deste modo eu separei uma lista de dicas extraordinárias que vão te ajudar a desenvolver essa importante habilidade. Confira!
Dicas para desenvolver um bom relacionamento interpessoal
Esteja aberto à críticas e feedbacks
No nosso convívio, tanto pessoal quanto profissional, precisamos estar prontos para receber críticas e feedbacks, afinal, elas são inerentes ao convívio social e podem ser de grande ajuda para que possamos nos aprimorar e desenvolver, afinal, um terceiro pode ter uma percepção diferente e construtiva de algum comportamento nosso que precisa ser aprimorado.
E a dica não consiste em apenas ouvir, mas também falar. É preciso ter bastante cautela nesse sentido. Investir no desenvolvimento de uma comunicação cada vez mais clara para que a pessoa que estiver recebendo o seu feedback entenda aquilo da melhor forma possível. Sem rancor ou mágoa, mas sim como um importante pontapé para o seu crescimento e desenvolvimento.
Empatia
Empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Cada indivíduo é único e rico dentro de suas peculiaridades. Por isso, saber extrair o que existe de melhor em seus colegas e colaboradores e respeitar suas dificuldades é muito importante para o andamento do trabalho.
Boa abordagem
Saiba adaptar seu discurso ao público a que ele se dirige. Assim, você consegue ser claro e pode cobrar exatamente o que precisa de cada colega. Use linguagens não verbais, como olhar no olho e concordar com a cabeça, para criar confiança e mostrar interesse pelo que o outro expõe.
Gerencie os primeiros três minutos
Logo no início de sua interação com outra pessoa, esteja atento e aberto a tudo o que ele lhe passar de informação. Isso mostra que você é um bom ouvinte e se preocupa em considerar a opinião dos outros.
Mantenha o respeito , em primeiro lugar
Para qualquer interação é necessário, acima de qualquer coisa, o respeito. Entender que pode sim haver diferentes pontos de vista, percepções que colidem entre si, entretanto, isso não dá a ninguém o direito de ofender ou ser agressivo com o próximo.
Fale mais de si mesmo
Exponha suas opiniões, desde que estejam dentro do contexto, e mostre suas ideias e sua preocupação com o outro. Estreite laços com colegas e conheça um pouco da intimidade de cada um. Isso demonstra que você tem interesse efetivo pelas pessoas ao seu redor e não somente pelo trabalho que elas prestam.
Abrace as diferenças
Personalidades diferentes podem contribuir de maneira diferente no ambiente de trabalho. Saiba respeitar o que cada um tem de melhor. Mesmo quando lidamos com alguém que não nos agrada, devemos nos esforçar para manter a tolerância e nunca pensar em prejudicar o trabalho desse colega, pois isso prejudicaria o todo.
Gostou do artigo? Então comente e compartilhe o conhecimento em suas redes!
[php_everywhere instance=”1″]