A relação de private equity e venture capital para empreendedores

A relação de private equity e venture capital para empreendedores
O private equity é um investimento de médio a longo prazo fornecido em troca de uma participação acionária em empresas de médio a grande porte já estabelecidas.

Se você tem uma empresa ou está pensando abrir um negócio, provavelmente já pensou na possibilidade de recorrer a um fundo de investimento — seja para expandir os negócios ou tirar a ideia do papel. Existem duas modalidades de investimento que têm sido bastante citadas no universo empreendedor, são elas: private equity e venture capital.

O que é private equity?

Private equity é um investimento de médio a longo prazo fornecido em troca de uma participação acionária em empresas de médio a grande porte já estabelecidas. Seu princípio básico é: um grupo de investidores compra uma parte de uma empresa e usa os lucros do negócio para recuperar o dinheiro investido e lucrar ainda mais. O objetivo desse tipo de investimento é impulsionar o negócio, geralmente para abrir capital na bolsa de valores.

A participação dos investidores não se resume apenas ao capital, e eles desempenham um importante papel na administração da empresa, oferecendo seu know-how em prol do crescimento do negócio.

Benefícios do private equity para a empresa

  • A empresa ganha mais credibilidade perante o mercado;
  • A organização de torna mais competitiva;
  • Com o desenvolvimento, a empresa começa a se sustentar sozinha;
  • Aprimoramento da gestão do negócio;
  • Profissionais com grande experiência passam a trabalhar em prol do sucesso da empresa.

Que é venture capital?

Venture capital é uma modalidade de investimento que também é aplicada em empresas já estabelecidas, porém de pequeno e médio porte e com um grande potencial de crescimento. O capital é destinado a expandir o negócio e fazer com que ele atinja novos mercados e, em troca, os investidores se tornam sócios da empresa.

O foco dos investidores de venture capital costuma ser empresas de tecnologia e startups, que não precisam de muitos recursos para deslancharem. Entretanto, eles costumam ser bastante cautelosos na escolha, já que uma a cada quatro startups fecha antes de completar o primeiro ano.

Como conseguir um investimento venture capital

Um investimento do tipo venture capital envolve riscos e, por isso, a seleção costuma ser bastante rígida. Confira algumas dicas para se preparar:

  • Comece organizando a empresa, principalmente no que diz respeito às finanças. É importante ter dados consistentes para apresentar aos investidores, como balanço patrimonial, DRE e fluxo de caixa;
  • Fala o valuation da sua empresa, ou seja: calcule o quanto ela vale para saber se a quantia oferecida pelo fundo de investimentos é realmente justa;
  • Prepare o seu pitch, que nada mais é do que uma apresentação curta, que dura de 3 a 5 minutos, para mostrar a solução oferecida pelo seu produto e convencê-los de que investir na sua empresa será um bom negócio.

Diferenças entre private equity e venture capital

Basicamente, as principais diferenças das duas modalidades de investimento são:

  • Private equity: voltado para empresas consolidadas no mercado;
  • Venture capital: foco em empresas que estão começando.

O que ambas têm em comum é o fato de serem modalidades de investimento para negócios com alto potencial de lucros.

[php_everywhere]

Imagem: violetkaipa / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010