Quebra de Paradigma: um conceito cada vez mais presente nas novas empresas

Quebra de Paradigmas

Um paradigma é a representação de um padrão a ser seguido

 

Quebrar paradigmas e pensar fora da caixa são ações fundamentais para o crescimento e sobrevivência de uma organização empresarial.

O que fazer quando estes paradigmas, essas crenças, impactam diretamente as pessoas, as empresas. Os resultados que você busca em sua vida estão sendo realizados, concretizados da maneira que espera? Não? Então está na hora de descobrir porque estes resultados tão esperados não chegam até você.

Um paradigma é a representação de um padrão a ser seguido. É uma CRENÇA com alto nível de realidade para você, ou seja, você está 100% convicto mas não necessariamente é um FATO.

[php_everywhere instance=”2″]

Alguns frases que exemplificam paradigmas:

  • Dinheiro não traz felicidade
  • Minha religião é melhor que a sua
  • Meu time é melhor que o seu
  • Nenhum homem presta, todos eles acham que são superiores às mulheres (paradigma feminino)

Existem também paradigmas que são ótimos para dar um up, por exemplo, na sua vida pessoal, para elevar a sua autoestima:

    • Você é aquilo que você come
    • Ser feliz é muito fácil, basta querer
    • Ficar rico é possível, só depende de você!

Sabendo que o paradigma fica instalado na nossa mente inconsciente, muitas pessoas trabalham afinco para eliminar de suas vidas o paradigma ruim e adotar os bons.

A ideia de enriquecer, a exemplo, se passa na nossa mente consciente, embora,na mente inconsciente, essa ideia é uma crença antiga de que dinheiro não traz felicidade e vira uma guerra de opiniões contrárias.

A boa notícia é que existe a possibilidade sim de fazer com que mudemos nossos paradigmas para trabalhar a nosso favor. O coaching faz esse trabalho de uma forma muito assertiva! Usa ferramentas para mudar a nossa mente subconsciente. A outra boa notícia é que “nunca é tarde para mudar de ideia”, parece outro paradigma mas, é verdade. Estudiosos afirmam que, quando somos crianças não usamos nossa mente subconsciente. Nós racionalizamos. Portanto, grande parte das mensagens que recebemos, foram passadas para nós quando crianças. Quando chegamos na fase adulta, através da repetição, principalmente quando envolve emoção, assimilamos as informações que recebemos e diariamente, enviaremos essas mensagens para o nosso subconsciente, até que fique fixado, impregnado.

Você aquilo que você pensa. A lei da atração não mente: o que você pensa e joga para o universo, este reverbera de volta para você. Pense positivo, pense no bem e todo o bem voltará para você, em dobro. Com as práticas do coaching, é possível reprogramar sua mente, melhorando os resultados em quaisquer áreas de sua vida.

A quebra de um paradigma, portanto, está relacionada ao desligamento de um padrão que antes era seguido para que, assim, um novo modelo ou padrão seja adotado. A quebra de paradigmas pode significar muito para uma pessoa, podendo representar o começo de uma nova etapa na vida.

Existe um termo super comentado nos dias de hoje que é:

CRENÇA LIMITANTE

O que seria isso e o porque o coaching fala tanto sobre esse assunto?

As nossas CRENÇAS LIMITANTES  são os nossos pensamentos ruins, limitados, geralmente falsos, que tomamos por verdadeiros e não há nada que falem ou façam, irá nos fazer mudar de ideia.

Essas crenças foram implantadas em nós através de vários lugares, através de nossas experiências, através dos vários pensamentos de pessoas que convivem conosco.

Não se assuste com isso! Todos nós temos alguma crença limitante, enraizada a algum tempo em nosso subconsciente, que nos impede de avançar.

Mesmo que ele tenha se instalado no seu subconsciente a vários anos e por um longo tempo vem fazendo parte de sua vida, você pode ficar livre dele e mudar seus paradigmas. Depende de sua vontade e das ferramentas que você irá usar – através do coaching – para isso.

É possível? Sim, claro! Tudo é possível em nosso subconsciente. Basta trabalhar para isso.

No âmbito empresarial, a quebra de paradigmas é um processo de mudanças que transforma e leva a organização a enfrentar grandes desafios e conquistar espaço no mercado. Embora muitos empreendedores acreditem que basta inovar para quebrar paradigmas, este é um processo que exige planejamento, estabelecimento de metas e coragem para pensar fora da caixa.

Para que o processo realmente aconteça, é necessário abusar da criatividade para prender a atenção do cliente e conquistar o consumidor por meio de promoções diferenciadas, programas de fidelidade ou produtos que sejam interessantes para o público.

Muitas empresas vivem estagnadas por não conseguirem trazer coisas novas para seus clientes. Nesse sentido, inovar é fundamental para a empresa. Isso porque oferecer novidades aos clientes é o mesmo que mostrar que a sua empresa está em constante evolução e se preocupa com o bem-estar do consumidor final.

Nesta época onde quem tem informação tem tudo, é necessário essa inovação e renovação, muita criatividade, mudanças, pois o cenário é de competição. Ganha quem chega na frente com as melhores ideias e soluções. Incorporando práticas com resultados, o final será satisfatório e benéfico para todos – empresa e consumidores.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Os gestores e empreendedores devem entender que as pessoas buscam por coisas novas o tempo todo e, por isso, quebrar paradigmas é essencial para a sobrevivência da empresa. Não tenha medo de tentar em ousar, pois tudo é questão de vivência e experiência.

“Se queres progredir, realizar seus sonhos, crescer na vida, então mude de paradigma, quebre os tabus e saia da ZONA DE CONFORTO. Esta é a receita” (J. Edson)

Temos que sepultar os velhos paradigmas e fazer renascer novas ideias, novos conceitos, para inovar no ambiente de trabalho, nas nossas ações. Se adequar a cada ser do universo, de acordo com o paradigma de cada um.

Ouse tentar, quebrar paradigmas, inovar…. A vida é crescente em mudanças, temos que nos adequar, nos adaptar, ou vamos continuar para sempre pensando “dentro da caixa”.

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 742502188 – https://www.shutterstock.com/pt/g/billionphotos

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010