Basta uma rápida navegação pelas redes sociais para encontrar a palavra gratidão em vídeos, posts e hashtags. Mas, por que essa palavra se tornou tão difundida? Qual poder ela possui? Ao longo do texto iremos explicar tudo isso para que compreenda e seja grato todos os dias. Essa mudança na sua forma de ver a vida certamente irá promover uma grande mudança e proporcionar a você inúmeros benefícios.
[php_everywhere instance=”2″]
Qual é o poder da gratidão?
O ser humano tem uma série de mecanismos voltados para a sobrevivência. Afinal, nos primórdios da humanidade, nossos antepassados precisaram enfrentar uma série de perigos em meio à vida selvagem. Sem esses mecanismos provavelmente não estaríamos vivos.
A grande questão é que não corremos mais os mesmos riscos. Embora essa nossa forma automática de nos proteger ainda seja útil, não precisa ser acionada o tempo todo. Nós não precisamos mais ter uma mentalidade de escassez e direcionar toda nossa atenção aos riscos e problemas.
É nesse ponto que entra a gratidão, ampliando a nossa visão e nos mostrando que temos muitos motivos para agradecer. No passado, talvez se um homo habilis (primeiro ser humano existente) parasse para contemplar a natureza poderia ser atacado por uma fera selvagem. Mas nós, hoje, temos o privilégio de poder fazer isso e muito mais.
Uma mentalidade grata está voltada para a abundância, para o agradecimento no lugar da reclamação. Com isso, não fechamos os olhos para os problemas, apenas os enxergamos de maneira diferente, buscando soluções em vez de focar na lamentação. Assim, conseguimos ir mais longe, alcançando os nossos objetivos e vivendo de forma plena.
Seja grato todos os dias através das atitudes a seguir
Se você deseja viver uma vida plena e ser grato todos os dias, pode começar através das atitudes a seguir. Lembrando que grandes mudanças levam tempo para acontecer, portanto, comece e a cada dia que passar isso se tornará mais forte em sua forma de ver a vida.
1. Registre três motivos pelos quais é grato todos os dias
Se a intenção é forçar a mente a enxergar as coisas boas, uma das formas mais eficazes de fazer isso é através de um diário da gratidão. Todos os dias, registre três motivos pelos quais é grato. Pode ser pela sua saúde, pela família, pelo trabalho, por ter sobrado um tempo para assistir ao seu programa de TV preferido, qualquer coisa que te faça feliz.
2. Lembre-se de tudo que já superou e do quanto evoluiu
Muitas vezes, superamos grandes desafios e acabamos nos esquecendo, porque nos acostumamos rapidamente com coisas boas. Então, a mente faz com que o extraordinário se transforme em comum. Para mudar isso, pense em tudo o que já passou e em como fez um excelente trabalho, então, a sua visão sobre a vida irá se transformar.
3. Aprecie o momento presente através dos 5 sentidos
O pensamento acelerado e o excesso de preocupação nos leva a deixar de apreciar o momento presente. Para ressignificar isso é interessante ativar os cinco sentidos, que são tato, visão, audição, paladar e olfato. Assim, conseguirá se conectar ao aqui e agora, vivenciando cada instante ao máximo.
4. Procure o lado bom das coisas
Qualquer coisa que aconteça contigo pode ter um lado bom, mas, às vezes, é preciso se esforçar para enxergar. Sempre que algo aparentemente ruim acontecer, pare, respire, se dê um tempo para assimilar. Então, procure olhar para a situação através de outra perspectiva, é assim que conseguirá ver o lado positivo das coisas.
5. Sele um compromisso consigo mesmo de ser grato
Não basta ler este artigo, que tem como título “Seja grato!”, para imediatamente mudar sua mentalidade. É preciso selar um compromisso consigo mesmo, é isso que irá te motivar a seguir adiante e honrar a promessa feita. Lembrando que não adianta prometer a terceiros, porque se trata de algo totalmente individual.
6. Preste atenção à sua linguagem
Pessoas que são gratas costumam ter uma linguagem positiva. Elas não usam expressões como: “não consigo”, “nunca vou conseguir”, “não sou capaz” e assim por diante. Quando precisam dizer algo do tipo, acrescentam a palavra “ainda”, mostrando que acreditam em si mesmas. Procure prestar atenção à forma como se expressa, se notar uma linguagem negativa, vá mudando aos poucos.
7. Demonstre sua gratidão às pessoas através de ações
Dizer “obrigado (a)” é um sinal de boa educação, mas é preciso ir além quando se deseja demonstrar gratidão a alguém. Por isso, sempre que possível devolva com um gesto. Se um amigo lhe fez uma gentileza, na primeira oportunidade faça outra a ele. Assim, irá iniciar uma poderosa corrente de gratidão que irá alcançar diversas pessoas.
8. Substitua a reclamação pela gratidão
Quando vivemos no modo automático, sem dar o devido valor para as coisas boas, costumamos reclamar em excesso. Se você deseja se tornar uma pessoa grata deve substituir a reclamação pela gratidão.
Em vez de reclamar por ter que acordar cedo para o trabalho, agradeça por poder trabalhar. Precisa organizar a casa? Que bom ter um lar. Faça o jogo do contente, assim como a personagem Pollyana do livro de Eleanor H. Porter.
9. Aprecie as pequenas coisas
Na primeira dica sugerimos que mantenha um diário da gratidão e escreva diariamente três motivos pelos quais é grato. Sabemos que ninguém tem três motivos grandiosos para agradecer todos os dias, mas a ideia está exatamente em valorizar as pequenas coisas. Uma refeição saborosa, um momento de descanso ao final de um dia cheio, uma bela paisagem ao olhar pela janela, todos esses são motivos para agradecer.
10. Lembre-se de demonstrar gratidão aos entes queridos
Para finalizar, é importante lembrar que a gratidão também deve ser demonstrada aos entes queridos. Muitas vezes, com a correria da rotina, acabamos nos esquecendo de dizer “obrigado” e retribuir os gestos dos familiares e amigos próximos. Evite ver as ações dessas pessoas em relação a você como meras obrigações, agradeça, demonstre o quanto aquilo é importante para você, isso fará toda a diferença.
Sidarta Gautama, o Buda, tem uma citação bastante interessante sobre o assunto, veja: “A felicidade nunca chegará a quem deixa de valorizar o que já possui.”. Portanto, seja grato sempre!
Este conteúdo te inspirou? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais para que mais pessoas se inspirem e sejam gratas!
Imagem: Por WAYHOME studio
[php_everywhere instance=”1″]