Quantas vezes você estava conversando com uma pessoa e se deu conta de que estava pensando em outro assunto? Essa divagação da mente é mais comum do que se pensa, o ser humano faz isso com grande frequência. No entanto, é importante trabalhar para conquistar o estado de mindfulness, palavra em inglês que significa atenção plena.
Realizar qualquer atividade com foco total tende a trazer resultados muito mais positivos do que se permitir uma série de desvios. Além de ter mais efetividade para realizar nossas tarefas, o estado de mindfulness ajuda a evitar o aumento da ansiedade. Pensar constantemente em tarefas do futuro pode ser extremamente desgastante. Continue lendo para entender melhor o conceito e suas contribuições.
O que é Mindfulness?
Mindfulness é uma palavra inglesa que pode ser traduzida para o português como atenção plena. Trata-se de um estado de concentração total em uma única situação. A mente do indivíduo fica totalmente atenta ao que acontece no seu entorno, com toda atenção direcionada ao que se passa ao seu redor.
Para algumas pessoas pode parecer algo simples focar a atenção em um único tema. No entanto, a mente humana tem como característica principal ser muito aberta e vaga. Ao mesmo tempo em que você conversa com interesse com alguém, pode estar pensando no jantar. As pessoas não têm esses desvios de atenção porque querem ou por desinteresse, simplesmente acontece quando não se pratica mindfulness.
Praticar mindfulness consiste em manter a sua mente em uma condição de atenção aumentada. É um momento em que se está livre de julgamentos, emoções e experiências. Nesse estado se está atento e consciente ao que se passa naquele devido momento, sem desvios. Em linhas gerais, se trata de uma circunstância em que se tem plena consciência da mente e do espírito.
[php_everywhere instance=”2″]
Sinônimos de mindfulness
A tradução de mindfulness é atenção plena, porém, há sinônimos que também se encaixam bem para descrever esse estado. Dentre esses sinônimos estão alerta, concentrado, atenção e consciência.
Manter atenção plena é uma forma de prestar atenção total, criando espaço para percepção. Isso permite que a mente se encaminhe para o ponto em que deve estar, ainda que tenha divagado para longe.
Mindfulness: práticas para alcançar a atenção plena
A prática de mindfulness consiste em estar com atenção plenamente voltada para um assunto, o que contribui para que o indivíduo tenha completa ciência de onde está e foque no momento presente. Estar nesse estado permite que a pessoa não se sinta nem oprimida e nem reativa ao que se passa ao seu redor.
A atenção plena é inata, porém, pode ser cultivada e desenvolvida através de técnicas comprovadas. Há várias delas para te ajudar a alcançar a atenção plena, exercícios para praticar sentado, em pé ou até meditação. São atividades que levam a pequenas pausas na vida cotidiana, permitindo combinar meditação com ioga ou esportes. Fazer essas pausas te ajudará a viver o momento e ser mais feliz.
Mindfulness: quais são as suas contribuições para o bem-estar?
Estudos demonstraram que há forte relação entre mindfulness e melhora da saúde física e mental dos indivíduos. Dentre as vantagens estão a redução das chances de desenvolver doenças cardiovasculares, depressão e câncer. Também se verificou a melhora do funcionamento do sistema imunológico e controle dos níveis de pressão arterial.
A interferência positiva do mindfulness na saúde física dos indivíduos se dá pela redução do estresse. Essa prática aumenta as atividades no córtex pré-frontal do cérebro, essa é a região responsável pela tomada de decisões. O resultado é a regulação e baixa da resposta dada ao estresse biológico.
A compreensão dos mecanismos do mindfulness para a saúde do indivíduo contribui para desenvolver intervenções com base nos mesmos. A seguir listamos algumas das principais contribuições que o mindfulness pode dar para a saúde e bem-estar das pessoas.
1. Tratamento para a insônia
Psicólogos da University of Southern California realizaram um estudo com indivíduos que apresentavam problemas com o sono. Foi feito um treinamento de seis semanas focado em meditação de atenção plena.
No final desse estudo foi concluído que os pacientes conseguiam dormir com mais rapidez, mantendo o sono linear. Essas pessoas também se sentiram menos sonolentas ao longo do dia. Dessa forma, se mostrou que a prática de mindfulness ajuda a reduzir a insônia.
2. Redução do estresse
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, a prática de mindfulness contribui para a redução do estresse. Um grupo de estudantes de baixa renda foi submetido à meditação de atenção plena. Após oito semanas eles apresentaram níveis menores de estresse.
Em comparação com outros grupos, apresentaram níveis mais baixos de depressão e somatização. Basicamente, esses indivíduos apresentaram menos fatores relacionados ao desenvolvimento de sentimentos ruins.
3. Alívio da dor
Cientistas da Wake Forest Baptist Medical Center realizaram um estudo em que concluíram que a prática ajuda a reduzir dores crônicas. Os pesquisadores descobriram que pacientes que meditavam sentiam menos dor do que aqueles que não meditavam. A eficiência na redução da dor foi comprovada através de ressonâncias magnéticas.
Os indivíduos que realizaram meditação com foco em atenção plena apresentaram mudanças nos padrões de atividade cerebral. O alívio das dores ficou claro na investigação das ressonâncias realizadas.
4. Melhor capacidade de tomada de decisões
Desenvolver a capacidade de manter a sua atenção plena em algo contribui para a tomada de decisões com mais eficiência. Além disso, o cérebro passa a responder melhor quando não está sob a pressão do estresse. É possível aprimorar a capacidade de tomar decisões conscientes e baseadas em todos os fatores relevantes.
5. Autoconhecimento
A prática de mindfulness contribui para aumentar o seu autoconhecimento porque te ajuda a entrar em contato consigo mesmo. A atenção plena ao presente corrobora para que mantenha sua mente e corpo alinhados com aquilo que sente. Isso permite que se direcione para melhores decisões e mantenha-se fiel ao seu pensamento.
Gostou de saber mais sobre mindfulness e suas contribuições? Essa prática pode trazer resultados positivos para a sua vida! Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
Imagem: Por Kate Kultsevych
[php_everywhere instance=”1″]