O ambiente de trabalho pode ser um lugar com uma atmosfera negativa em alguns casos, especialmente se todos estiverem estressados. Profissionais podem começar a se sentir desconfortáveis com a relação com colegas e supervisores, e isso pode prejudicar a todos, impactando, inclusive, no desempenho e nos resultados da empresa. Você já passou por alguma situação do tipo?
Tudo isso pode ser reflexo de um mercado que, a cada década, se torna mais complexo e competitivo. Justamente pela falta de um código de conduta em algumas organizações, muitos profissionais podem acabar extrapolando e criando situações inadequadas. Porém, você pode fugir disso tudo e aprender a combater o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho.
Siga a leitura e entenda como é possível contribuir para uma atmosfera leve e positiva na empresa para a qual trabalha.
Estresse e ansiedade no trabalho: pare tudo e aproveite para refletir
Quando alguém está estressado, em um elevado nível de aborrecimento, é comum que tome certas atitudes que podem se transformar em arrependimento no futuro. Para evitar que isso aconteça, pare por 15 minutos, levante-se, tente caminhar um pouco e reflita sobre o que está acontecendo.
Será que você está feliz por trabalhar em seu emprego atual? Suas atividades o satisfazem? Será que está chegando mais perto do seu objetivo? Você, de fato, tem um objetivo? Sente paixão pelo que faz? Acha que seus esforços são valorizados pela organização?
Essas são algumas questões que precisam ser respondidas e usadas para reflexão. Afinal de contas, é preciso conhecer a si mesmo para ir em busca daquilo que lhe satisfaz. Isso gera entusiasmo, alegria, disposição e afasta as condições que levam à ansiedade e ao estresse.
Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!
7 Métodos para combater o estresse e a ansiedade no trabalho
A ansiedade pode ser a maior causa para o estresse. É comum que uma pessoa ansiosa espere respostas rápidas e favoráveis para tudo o que faz, além de não lidar bem com o fracasso ou se mostrar pessimista demais. Isso faz com que crenças limitantes sejam criadas em sua mente, comprometendo seu bem-estar, os relacionamentos e o bom desempenho no trabalho.
Se você se identificou com essa descrição ou pelo menos parte dela, é sinal de que precisa se atentar para os seus níveis de estresse e ansiedade, porque, além de prejudicarem seu desempenho profissional, também podem comprometer a sua saúde. Veja abaixo algumas dicas para combater a ansiedade e o estresse e viver com mais leveza.
1 – Comece a adotar práticas que deem uma pausa na ansiedade
Procure adotar algumas medidas que façam você desacelerar. Comer mais devagar, fazer seu trabalho de forma calma e paciente e viver o momento presente são bons exemplos disso. Ter foco para realizar cada atividade, seja ela pessoal ou de trabalho, é mais importante do que realizá-las rapidamente, apenas para riscar mais um item da sua lista.
Por mais que isso faça com que leve um pouco mais de tempo se dedicando a cada tarefa, terá como retorno a qualidade, a redução de retrabalhos e o equilíbrio emocional. E esses benefícios formarão uma reação em cadeia, trazendo cada vez mais vantagens para o seu desempenho profissional e a sua saúde.
2 – Tente compreender o mundo de outras pessoas
Os ansiosos e estressados costumam enxergar as situações apenas pela sua perspectiva. Para mudar isso, experimente imaginar como é o ponto de vista da outra pessoa. Se coloque no lugar dela e contribua para o bem-estar de todos. Ao aumentar o seu nível de compreensão e empatia, estará se tornando mais paciente e comedido, entendendo que há no mundo mais coisas acontecendo do que apenas os seus problemas.
Esse é um aspecto muito importante a se considerar na vida de maneira geral, mas especialmente dentro de uma empresa, que é um ambiente em que várias pessoas diferentes convivem e precisam trabalhar juntas. Se colocar no lugar de um colega ou mesmo do seu chefe antes de iniciar um atrito fará com que contribua para que haja mais harmonia entre vocês.
3 – Recorra a algumas alternativas desestressantes
Nos momentos de estresse, busque atividades que sejam relaxantes. Se o ambiente de trabalho permitir, coloque o seu fone de ouvido e ouça uma música tranquila. Na hora do almoço, experimente ler um livro que te envolva e faça aquela realidade problemática ser esquecida, nem que por apenas 20 minutos. Tente ter conversas bem humoradas, às vezes, um pouco de risada é tudo o que precisamos para o nosso dia ficar melhor.
4 – Fale sobre o que está sentindo
Evite acumular estresse, caso perceba que existe algum assunto que está te incomodando, converse com alguém a respeito. Em um primeiro momento, pode ser interessante ter essa conversa com alguém alheio ao problema, apenas para desabafar e colocar as ideias em ordem. Então, depois disso, poderá falar com a pessoa envolvida para chegar a uma solução.
O estresse não deve ser guardado porque não irá desaparecer e sim se acumular. Então, um dia, poderá não aguentar mais e acabar tomando atitudes de maneira intempestiva, fazendo coisas das quais poderá se arrepender. Quanto mais colocar para fora o que está sentindo, mais leve irá se sentir.
5 – Pratique atividade física regularmente
A prática de atividades físicas pode trazer muitos benefícios quando o assunto e combater o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho, tanto que muitas empresas oferecem vouchers em academias para os seus colaboradores. Você pode se programar para se exercitar antes de trabalho, para começar o dia relaxado, ou depois, para colocar para fora o estresse e as preocupações.
Evite se apegar à ideia de que não gosta de exercícios, se permita experimentar várias modalidades até encontrar aquela com a qual mais se identifique. Se exercitar é mais do que ir a uma academia de ginástica levantar pesos e pode ser feito de várias maneiras, como através da dança, artes marciais, esportes com bola, corrida de rua, entre outras opções.
6 – Durma bem
O sono tem uma forte influência sobre o humor, pessoas que dormem mal tendem a apresentar níveis mais altos de estresse e ansiedade. Sendo assim, procure se observar para verificar como estão os seus hábitos de sono. Manter uma rotina de horários para se deitar e se levantar, evitar fazer refeições pesadas à noite e manter o ambiente agradável e confortável são medidas que podem ajudar.
7 – Evite pular refeições
Assim como o sono, a alimentação também influencia o humor e, consequentemente, o estresse e a ansiedade. Pular refeições e passar longas horas sem comer é altamente prejudicial. É fundamental que mantenha a sua rotina organizada, para que consiga fazer pausas ao longo do dia para se alimentar. Além disso, é importante ter sempre à mão alimentos saudáveis, evitando o excesso de industrializados e fast food.
Lembre-se sempre: estresse no trabalho não se combate com raiva e desânimo, isso só alimenta a sua ansiedade. Prefira se cuidar, fazer atividades que te ajudem a extravasar e encontrar novas maneiras de enxergar as coisas, pois essas são medidas que podem realmente fazer a diferença.
Tem mais alguma sugestão de método para combater o estresse e a ansiedade no trabalho? Deixe sua contribuição abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para incentivar mais pessoas a buscarem o equilíbrio.