Separar a vida pessoal do trabalho é fundamental para ter uma rotina equilibrada. Através dessa divisão é possível cultivar relacionamentos pessoais, cuidar de si e se manter um profissional produtivo e engajado.
Quando não há esse cuidado, um dos lados pode se sobressair, prejudicando o outro. O mais comum, nesse caso, são pessoas que deixam o trabalho tomar conta de suas vidas. Assim, seus relacionamentos são prejudicados, sua saúde, enfim, tudo entra em desequilíbrio.
Continue lendo para conferir dicas de como realizar essa separação para conseguir dar conta de tudo sem se exceder para um lado ou outro.
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Separar a vida pessoal do trabalho é muito importante
Qual é a visão que você tem de uma pessoa bem sucedida? Antes de pensar na sua resposta, é preciso considerar que esse é um conceito subjetivo, ou seja, varia de acordo com os objetivos, a visão e os valores de cada indivíduo.
De maneira geral, é comum vermos o sucesso sendo representado pela imagem de uma pessoa importante e ocupada, que exerce um alto cargo em uma empresa. E essa até pode ser a imagem e o desejo de uma parcela da população, mas não precisa ser a de todos.
O sucesso não precisa, necessariamente, estar ligado apenas ao trabalho e pode incluir outras áreas da vida. Você pode desejar trabalhar com o que gosta, ter uma família, estar com os amigos, ter tempo para cuidar de si e tudo mais que fizer sentido dentro do que acredita.
Mesmo que o trabalho ocupe uma posição de destaque dentro dos seus objetivos é preciso lembrar que existem outras áreas importantes. Uma pessoa que tem uma carreira de sucesso também precisa de afeto, momentos de lazer, relaxamento e de cuidados com sua saúde.
Dicas para separar vida pessoal do trabalho
Se você deseja manter uma rotina que equilibra os compromissos profissionais com os pessoais, vai gostar das dicas que preparamos. São ações que irão te ajudar a gerenciar o seu tempo corretamente para se dedicar a todas as áreas da vida com equilíbrio.
1. Identifique suas prioridades
Em primeiro lugar, é necessário que identifique quais são as suas prioridades, afinal, isso costuma mudar em cada fase da vida. É natural que em determinadas épocas esteja com maior foco na carreira e em outras na família ou saúde, por exemplo.
Não existe certo ou errado nesse caso e sim o que é certo para você. Dessa maneira, é fundamental que procure se conhecer para entender o que deseja priorizar. Tendo clareza em relação a isso, conseguirá fazer escolhas assertivas e que contribuam para a sua satisfação.
2. Use seu tempo com sabedoria
O tempo é um dos recursos mais valiosos que temos, pois, uma vez perdido, não pode ser recuperado. Por isso, saiba usar o seu com sabedoria, evitando, por exemplo, desperdiçar tempo com coisas que não fazem sentido para você.
Aceitar convites ou se comprometer com atividades que não irão acrescentar nada em sua vida é um desperdício de tempo. Lembrando que nem sempre podemos fazer apenas o que desejamos e isso faz parte da vida adulta, aqui estamos nos referindo a pedidos que uma pessoa aceita apenas para agradar terceiros.
3. Planeje sua rotina
Ter planos é importante para se organizar, o que não significa se prender a um roteiro, já que a vida pode surpreender. O que você deve fazer é criar planejamentos para os seus dias e para os objetivos que deseja alcançar. Contudo, sempre ciente de que imprevistos podem acontecer e que aceitá-los com naturalidade é essencial.
4. Seja flexível
Falando em aceitar os imprevistos com naturalidade, é preciso destacar a importância da flexibilidade. Unindo essa habilidade ao planejamento conseguirá ser uma pessoa organizada, mas, ao mesmo tempo, aberta a situações que podem ocorrer inesperadamente.
Para ser flexível é necessário evitar criar expectativas demais. Entenda que é natural e até positivo esperar que o melhor aconteça, mas sempre de forma realista e sem criar etapas na mente e esperar que ocorram exatamente da forma que imagina.
5. Saiba pedir ajuda e delegar
Mais uma ação necessária para separar a vida pessoal do trabalho envolve saber pedir ajuda e delegar. Se você é uma pessoa com tendência ao controle, deve ter ainda mais cuidado com relação a isso, para evitar querer fazer tudo e acabar se sobrecarregando de tarefas.
Saiba reconhecer quando não puder se comprometer com mais nada além das obrigações que já possui. Então, se uma nova demanda surgir, peça ajuda e delegue a quem puder realizar, de acordo com a natureza da tarefa, o que pode ser um colega de trabalho, uma familiar e quem mais tiver condições de assumir a responsabilidade.
6. Invista nos relacionamentos
Mesmo que na primeira dica tenha identificado que o trabalho é uma prioridade na sua fase atual, é extremamente importante investir nos relacionamentos pessoais. Afinal de contas, os seres humanos possuem a necessidade de partilhar a vida e estar com outras pessoas.
Mesmo que esteja trabalhando um pouco mais do que o normal para alcançar um objetivo, separe um tempo para estar com os seus entes queridos. Quando estiver com eles, se esforce para que sejam momentos de qualidade, vivendo as experiências ao máximo, conectando-se ao presente e deixando o celular de lado.
7. Tire tempo para si mesmo
Além de dedicar tempo aos relacionamentos, é essencial que faça o mesmo em relação a você. Afinal, para se manter produtivo, tanto para a vida profissional quanto pessoal, é preciso que esteja bem consigo mesmo em primeiro lugar.
Esse tempo para si mesmo pode ser desfrutado de diferentes formas, como praticando uma atividade física, lendo, meditando, se dedicando a um hobby e realizando qualquer atividade tendo a sua saúde física e mental como objetivo.
Acredite, prezar pelo equilíbrio entre vida pessoal e trabalho poderá trazer muitos benefícios para a sua rotina e sua saúde. Pessoas que tomam os cuidados citados ao longo do artigo se tornam mais produtivas, saudáveis e felizes.
Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar as dicas com pessoas que também estejam em busca de uma vida mais equilibrada!
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