7 Dicas para promover a saúde mental no ambiente de trabalho

Aconselhamento em grupo

Invista em ações para promover a saúde mental no ambiente de trabalho e tenha como retorno colaboradores felizes e produtivos.

Encontrar formas de promover a saúde mental no ambiente de trabalho é muito importante. Afinal, já ficou comprovado que o bem-estar dos colaboradores é um elemento fundamental para o bom desempenho profissional.

Indivíduos que estejam se sentindo sobrecarregados, inseguros e desvalorizados, dificilmente terão motivação para se dedicar às suas funções. Por outro lado, quando eles se sentem confiantes, valorizados e acolhidos, os resultados são extremamente positivos!

Continue acompanhando para saber mais a respeito da importância da saúde mental no ambiente de trabalho e conferir dicas de como promovê-la entre seus colaboradores.

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Importância da saúde mental no ambiente de trabalho

A ansiedade e a depressão estão entre os transtornos emocionais mais comuns no Brasil e no mundo. Muitas pessoas sofrem com esses problemas sem serem diagnosticadas, já outras recebem o diagnóstico e não realizam o tratamento adequado, seja por falta de informação ou de condições financeiras.

Mesmo quando a origem desses transtornos não está no trabalho, eles acabam afetando o desempenho profissional de maneira significativa. A produtividade cai, as faltas se tornam frequentes e o índice de rotatividade de funcionários na empresa também.

Por tudo isso, é de extrema importância que as organizações busquem promover a saúde mental entre sua equipe. Através de ações consistentes é possível incentivar o autocuidado, a busca pela saúde do corpo e da mente, e fornecer meios para que os colaboradores realizem ações com esses objetivos.

7 Maneiras de promover a saúde mental no ambiente de trabalho

Se você deseja promover a saúde mental no ambiente de trabalho da sua empresa, mas não sabe por onde começar, pode iniciar através das ações a seguir. Acompanhe!

1. Verifique se há colaboradores sobrecarregados

A primeira atitude a se tomar é verificar como está o ambiente de trabalho atualmente, principalmente se há colaboradores que estejam se sentindo sobrecarregados. Dependendo do porte da empresa, será necessário contar com a colaboração dos supervisores, que poderão acompanhar as tarefas de cada funcionário.

Essa ação inicial é necessária porque a sobrecarga é um grande fator desencadeador de problemas emocionais. Nesse sentido, se esse problema não for resolvido, as medidas a seguir poderão não surtir o efeito necessário. Vale mencionar que, além de verificar, é preciso que haja um acompanhamento contínuo para evitar que colaboradores fiquem com um excesso de obrigações.

2. Desenvolva um programa voltado para a saúde mental

Contar com um programa voltado para a saúde mental é uma medida que cada vez mais empresas vêm adotando. Cada organização pode definir ações dentro desse programa que estejam de acordo com suas condições e as necessidades dos colaboradores.

Algumas sugestões de ações para compor o programa incluem: plano de saúde ou custeamento de tratamentos psicológicos, incentivo à prática de esporte, promoção palestras com especialistas em saúde mental e conversas sobre o tema, entre outras.

3. Ofereça benefícios voltados para a promoção do bem-estar

Os benefícios são complementares ao salário e, muitas vezes, considerados pelos profissionais no momento de decidirem se candidatar a uma vaga. No passado, as empresas ofereciam como padrão planos de saúde e odontológicos, mas hoje, além deles, novos tipos foram incluídos.

Com a valorização dos cuidados com a saúde mental, muitas organizações têm incluído entre os benefícios oferecidos opções voltadas para a promoção do bem-estar, como: mensalidade em academias de ginástica, clubes de lazer, além de espaços para diversão dentro das suas instalações.

4. Incentive o diálogo no ambiente de trabalho

O diálogo é um elemento fundamental para que um ambiente de trabalho seja positivo e as pessoas convivam de maneira harmoniosa. Para que isso seja seguido pelos colaboradores, deve fazer parte da cultura da empresa.

É preciso que desde o gestor, gerentes e supervisores demonstrem a importância de dialogar. Essa ação pode ser fortalecida tanto através de uma comunicação eficiente quanto do saber ouvir e acolher o que os funcionários dizem.

Um capítulo importante dentro do assunto diálogo é o feedback. Conversar regularmente com cada colaborador, demonstrando os pontos em que estão indo bem e aqueles em que precisam melhorar é uma ação de grande valor para fazer com que se sintam valorizados e estimulados a crescer.

5. Valorize os esforços da equipe

A valorização da equipe é uma ação bastante importante e que contribui grandemente para a saúde mental no ambiente de trabalho. Quanto mais as pessoas são estimuladas, mais motivadas se sentem a realizar seu trabalho, enxergando um significado em cada tarefa realizada.

Valorizar os colaboradores fortalece o senso de utilidade de cada um deles. Assim, se sentem parte de algo maior, que são os objetivos da companhia e o papel que ela exerce perante os clientes e a sociedade.

6. Promova a interação social entre os colaboradores

O relacionamento entre os colaboradores também possui um peso significativo em relação ao bem-estar. Quando há relações amistosas e o trabalho é colaborativo, as pessoas tendem a se sentir mais felizes e satisfeitas.

A interação pode ser promovida através de happy hours, confraternizações e do incentivo ao trabalho em equipe. Quanto mais a empresa fortalecer a união em vez da competição, mais positivos serão os laços construídos entre as pessoas.

7. Ofereça treinamentos de liderança para os supervisores

Por fim, está uma ação que parece não estar diretamente ligada com a saúde mental dos funcionários, mas que possui uma forte relação: os treinamentos de liderança. Supervisores treinados e que são verdadeiros líderes saberão lidar com a equipe de forma a estimular a todos e extrair o melhor de cada um.

Faz toda a diferença para os colaboradores serem gerenciados por um verdadeiro líder, que saberá ouvi-los, acolher suas dúvidas e inseguranças. Uma forma de conseguir tudo isso é oferecendo aos supervisores treinamentos em Coaching, assim, eles saberão direcionar os liderados por um caminho de aprendizado e desenvolvimento.

Uma empresa que investe em ações para promover a saúde mental no ambiente de trabalho tem como retorno colaboradores felizes e prontos para darem o seu melhor em cada atividade que realizarem.

Sua empresa já realiza alguma ação nesse sentido? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar a ideia adiante!

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