O estoque é o espaço usado por uma empresa para armazenar os produtos que serão vendidos ou os materiais que serão usados pela produção ou para o oferecimento de um serviço. Em muitos casos, o estoque também serve para abrigar os produtos que a própria empresa consome durante seu funcionamento, como produtos de limpeza e papelaria.
Este é um setor muito importante para a empresa e, para que tudo funcione de maneira organizada e adequada, é fundamental que o estoque seja sistematizado e devidamente controlado. Afinal, trata-se de um estoque empresarial, e não de um “quartinho da bagunça”.
[php_everywhere instance=”2″]
A pessoa responsável pelo estoque deve ser dedicada, responsável e com capacidade para manter o controle de todos os itens que entram e saem do estoque. Esse trabalho é conhecido como controle de estoque, e representa uma grande parcela do sucesso de uma empresa.
Imagine, por exemplo, um cliente perguntando sobre um determinado produto que ele acabou de ver na rede social da sua empresa. Seu vendedor visualiza o produto e pede um minuto para verificar no estoque, alguns minutos depois, ele volta ao telefone e conclui que o produto não consta em estoque. Isso é um grande problema, pois a venda foi perdida por causa da falta de controle e comunicação entre as equipes.
O controle de estoque, quando bem organizado, consegue melhorar ainda mais o atendimento que a empresa oferece aos clientes, obtém mais lucros, e consegue fidelizar o cliente. A pessoa responsável por gerir esse departamento deve ter características como:
- Organização e atenção aos detalhes;
- Instinto de liderança, para cobrar entrega de fornecedores e também mais vendas por parte dos vendedores da própria loja;
- Feeling para controle financeiro.
Esse artigo te ajudou a compreender um pouco mais sobre a importância do controle de estoque? Use o espaço abaixo e deixe um comentário com sua opinião.
Caso faça sentido para você, curta e compartilhe esse material nas redes sociais.
Imagem: Monkey Business Images / Shutterstock
[php_everywhere instance=”1″]