É nítido que a internet tem sido uma ferramenta que possibilita ações extraordinárias para as empresas. Com isso, cada dia mais as pessoas se sentem verdadeiramente reféns dessa tecnologia que traz grandes facilidades e que, quando bem usada, pode gerar inúmeros benefícios para uma empresa.
Com a internet integrada em nosso dia a dia, é possível que gestores e líderes tenham a capacidade e o discernimento de escolher as melhores estratégias e ferramentas que trarão os benefícios certos que a empresa mais precisa no momento.
O e-marketing, ou marketing digital, é uma aplicação dos conhecimentos e técnicas online que o marketing tradicional oferece. É o empenho desenvolvido por uma empresa no ambiente online (na internet) a fim de atingir metas reais e extraordinárias. Seja ele de conquistar novos clientes, de vender produtos, de informar sobre um serviço, uma promoção ou qualquer outra finalidade que esteja ligada à informação e divulgação.
Desse modo e por intermédio deste artigo eu vou elucidar as questões que fazem do e-marketing uma importante estratégia competitiva para qualquer empresa que almeja o sucesso em sua área de atuação. Além disso, te passarei dicas preciosas que vão te ajudar a iniciar suas estratégias de marketing digital, acompanhamento nesta leitura.
[php_everywhere instance=”2″]
O que é marketing digital
Marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias que uma empresa utiliza por intermédio da internet e com o objetivo de promover uma marca e não é muito difícil entender a razão pela qual essa metodologia de abordagem tem se tornado cada vez mais importante, crescendo exponencialmente.
Afinal de contas, a internet tem se tornado um dos principais meios de comunicação e com uma grande vantagem em relação ao marketing convencional, a forma fácil como a internet consegue se conectar com pessoas ao redor do mundo.
Isso permite que as interações ocorram a nível global, sem contar que elas podem facilmente ocorrer em tempo real.
Deste modo fica bastante fácil de se entender a respeito da importância que o marketing digital possui.
Pense primeiro a respeito do número de pessoas com acesso a internet, onde, para se ter uma ideia, estudos revelam que 3 em cada 4 brasileiros desfrutam desse recurso, isso representa aproximadamente 135 milhões de pessoas.
Aliado a esse grande número de pessoas existe o fator da velocidade com que a informação pode ser transmitida.
Em outras palavras, o marketing digital é capaz de atingir um grande número de pessoas. Mas as vantagens não param por aí. Com o advento do e-marketing é possível também:
- Possui um excelente custo benefício, sobretudo quando comparamos com algumas estratégias do marketing convencional
- Através de uma coleta de dados, permitida pela internet, torna possível que Campanhas de Marketing Digital permitem que as empresas possam segmentar os seus conteúdos e encaminhá-los somente para clientes cujo interesse seja correspondente a esse conteúdo, diferente de como ocorre na televisão, por exemplo, onde uma propaganda é exibida para pessoas de comportamentos, idades e sexos bastante distintos.
- Facilidade de monitoramento, afinal, é possível mensurar e-mails que são abertos, páginas acessadas, formulários preenchidos e até mesmo a quantidade de tempo que um grupo de pessoas manteve determinada página aberta. Esses dados são cruciais para que uma empresa possa qualificar os desempenhos das campanhas que foram lançadas.
- É capaz de atrair potenciais clientes de modo gratuito. Isso por intermédio de ferramentas de busca como o Google onde é possível, através da criança de bons conteúdos, chamar a atenção das pessoas.
- E, por fim, o marketing digital ainda é capaz de gerar audiência. Isso a medida que conquista novos cadastros nos formulários do seu site, assinantes, seguidores, likes. Todas essas ferramentas permitem que você crie uma base de pessoas interessadas no seu conteúdo, em outras palavras, potenciais clientes.
Como trabalhar o e-marketing?
Existem algumas formas e técnicas muito bem definidas de trabalhar o e-marketing a favor de uma empresa. Algumas são mais conhecidas, outras nem tanto.
Veja como é possível usar essas estratégias de forma eficaz e segura.
- Divulgue produtos e serviços através de uma participação ativa nas redes sociais, em páginas com o tema parecido ao que sua empresa está divulgando. Lembre-se dos blogs e sites;
- Exponha sua marca ou o seu site por meio de campanhas online. Use banners interativos, faça ações com e-mail marketing, anuncie de forma correta e precisa;
- Invista em vídeos, jogos e opções de ações que possam atingir uma grande quantidade de pessoas;
- Lembre-se de fazer ações de marketing para versões mobile. Hoje a quantidade de pessoas que acessam a internet pelo celular é enorme, por isso, é preciso estar atento para conseguir atingir essa parcela da sociedade.
Antes de fazer qualquer tentativa e mergulhar de cara nas estratégias de e-marketing, é fundamental que a pessoa responsável por tal ação mantenha viva e presente a identidade da marca na internet. Outro fator que é determinante para o sucesso de um e-marketing é respeitar as plataformas e os serviços que são oferecidos no meio online.
Ao longo desse artigo você conseguiu entender o conceito de e-marketing? Caso ainda não tenha conseguido compreender de forma clara, eis a seguinte definição:
O e-marketing, também chamado de marketing online ou web marketing, tem como principal função informar, comunicar e vender produtos e serviços no meio online. Seja para um público B2B (business to business) ou B2C (business to consumer).
Toda essa exposição e divulgação no meio online é uma maneira de expor a marca de forma universal e garantir que seja criado uma interação entre marca e pessoas.
A empresa em que você trabalha exerce as técnicas do e-marketing? Use o espaço abaixo para deixar seu comentário e suas experiências. Caso ache necessário, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.
Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock
[php_everywhere instance=”1″]