Os profissionais que fazem parte do mercado e que desenvolvem seu trabalho dentro das empresas hoje têm características particulares, que os tornam complementares uns aos outros. Cada um possui determinadas competências e habilidades, que fazem com que eles sejam verdadeiramente capazes de trabalhar com excelência, para, assim, contribuir para que a organização alcance o sucesso que almeja em seu segmento de atuação.
Alguns se destacam por aplicarem com assertividade tudo o que aprenderam e aprendem através de seus estudos e outros por sua capacidade criativa de encontrar soluções inovadoras e estratégicas, que atendam às necessidades do público alvo da empresa, sendo que os dois tipos de profissionais, através da forma como trabalham, têm o poder de manter os negócios realmente competitivos no mercado.
Para entender melhor como funciona esta dinâmica e conhecer um pouco mais as características destes dois tipos de profissionais, hoje vou apresentar a você as definições de habilidade conceitual e técnica e de que forma cada uma se manifesta nos processos organizacionais. Continue esta poderosa leitura e confira!
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Diferença entre habilidade conceitual e técnica
Saber mais sobre os tipos de habilidades que podem existir dentro de uma empresa é essencial, principalmente para os gestores do negócio. Digo isso, pois conhecendo os pontos em que cada colaborador se destaca é possível ajudá-los a desenvolver ainda mais cada um deles, para que assim o desempenho destes seja potencializado e a empresa tenha a oportunidade de colher os frutos positivos disso.
Veja a seguir a diferença entre habilidade conceitual e habilidade técnica
Habilidade conceitual
É a capacidade cognitiva de ver a organização como um todo e pensar estrategicamente. Essa forma de pensar envolve saber tudo o que se passa dentro e fora da organização e a capacidade de formular ideias. O profissional que possui essa habilidade tem pensamento criativo, capacidade de formular abstrações, analisar situações complexas e resolver problemas de diversas naturezas.
Este tipo de habilidade permite ao indivíduo fazer uma análise completa e ter uma visão ampla da organização e seus processo, o que lhe permite tomar decisões cada vez mais assertivas e desenvolver estratégias que atendam as necessidades de crescimento dos negócios de uma forma geral.
Dessa maneira, entende-se que a habilidade conceitual é aquela que deve estar presente principalmente em profissionais que ocupam cargos de gestão, pois são eles que lidam com as estratégias empresariais e são os responsáveis por conduzir os demais colaboradores para que alcancem os resultados extraordinários esperados pela empresa.
Habilidade técnica
Está ligada ao entendimento e a competência para desempenhar determinadas tarefas a partir de conhecimentos específicos. Em geral, os profissionais obtêm este tipo de conhecimento através de sua formação acadêmica, nos cursos que cursos que realizam, nos livros que leem, entre outros materiais e formas que utilizam para agregar ainda mais ao seu fazer técnico diário.
Enquanto a habilidade conceitual foca em ver a organização como um todo e saber tudo o que se passa dentro e fora dela, a habilidade técnica é capaz de gerar novas ideias a partir do momento em que observa todas as situações de maneira diferenciada.
Ambas as habilidades têm verdadeira importância para todo e qualquer tipo de negócio, pois cada uma delas permite tratar os processos organizacionais de maneiras distintas, sendo que uma possibilita um olhar mais amplo, enquanto a outra trabalha de forma mais específica e detalhada, resultando, assim, em uma empresa mais eficiente e capaz de atingir suas metas e objetivos com maestria.
Habilidades que todo profissional deve ter
Além destes dois tipos que apresentei até aqui, existem também algumas outras habilidades e competências imprescindíveis no mercado de trabalho atual e que ajudam todo e qualquer tipo de profissional a se destacar em sua carreira. Confira quais são elas, a seguir:
Relacionamento interpessoal
A habilidade humana, que nada mais é que a capacidade que o indivíduo tem de compreender as pessoas ao seu redor, seu jeito de ser, sentimentos e ações, e, a partir disso, se relacionar bem com cada uma delas.
Dentro de uma empresa é fundamental que todos os que fazem parte dela desenvolvam esta habilidade, independentemente do cargo que ocupem, pois é preciso criar uma ambiente agradável e de harmonia, em que todos tenham a oportunidade de trabalhar em equipe, unidos em prol de um objetivo comum, que é ajudar os negócios a serem cada vez mais prósperos no mercado.
Flexibilidade
A flexibilidade e uma habilidade verdadeiramente importante no mercado atual, que exige que as empresas contem cada vez mais com indivíduos que saibam lidar com imprevistos e mudanças de forma estratégica. Sendo assim, ser flexível nada mais é que colocar em prática a capacidade de improvisar, principalmente nos momentos de crise, que demandam que o profissional tenha jogo de cintura e consiga contornar as situações a seu favor.
Proatividade
Ser um profissional proativo é basicamente se antecipar. Trata-se de uma habilidade cada vez mais buscada pelas empresas, pois elas precisam de indivíduos que façam acontecer e não fiquem simplesmente esperando as demandas serem solicitadas por seus gestores.
Assim, quando falamos em proatividade, estamos falando daquele colaborador que se antecipa aos problemas, que tem boas ideias e as coloca em prática, que procura oportunidades para aproveitar, tanto a favor de sua carreira, quanto da empresa, que oferece ajuda a seus colegas, para que todos possam alcançar de forma mais acelerada os objetivos e assim por diante.
Liderança
Por mais que se pense o contrário, esta é uma habilidade que pode ser encontrada nos mais diversos tipos de profissionais e não só naqueles que ocupam cargos de gestão. Assim, um indivíduo que exerce a sua liderança é aquele que consegue influenciar positivamente os demais que estão ao seu redor, através de seu exemplo.
Trata-se de uma pessoa que incentiva e inspira quem lhe rodeia, fazendo com que todos sintam-se motivados a continuar juntos, conquistando cada vez mais resultados extraordinários, que beneficiem o grupo e a empresa como um todo. ^
Inteligência emocional
Todos nós sabemos que o dia a dia dentro das empresas é repleto de altos e baixos e de muita pressão para que se entregue as demandas da melhor maneira possível, não é mesmo?! Diante disso, o que estas mesmas empresas esperam de seus colaboradores é que estes tenham inteligência emocional suficiente para lidar com estes momentos de pressão, sem se deixarem abater pelo estresse, por exemplo.
Assim, é importante que o profissional conheça bem suas emoções, entenda seus sentimentos, para que assim saiba contornar o estresse, a ansiedade, tristeza, entre outros, para que estes não atrapalhem a sua performance e não impactem negativamente o seu desempenho.
Autoconhecimento
O autoconhecimento é um grande aliado do indivíduo, tanto no ambiente profissional, quanto fora dele. Através desta poderosa habilidade ele passa a se entender melhor, tendo maior consciência sobre seus pontos fortes, ou seja, sobre as competências que o tornam um profissional de excelência, bem como sobre os pontos de melhoria, que são os acabam por atrapalhar a sua evolução.
Tomando consciência sobre tudo isso, ele tem a oportunidade de fortalecer suas melhores habilidades e competências e também de trabalhar, no sentido de eliminar os pontos de melhoria ou lidar com eles, para que não lhe impeçam de se tornar um profissional de sucesso.
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