Muitos dos artigos que escrevo aqui são direcionados para profissionais que trabalham em empresas das mais diversas áreas e também para indivíduos que já são donos de seus próprios negócios. Com certeza você já deve ter se deparado com algum conteúdo em que falo diretamente e especificamente para empresários e também para empreendedores e deve ter se perguntado por que eu separo essas duas figuras, já que ambos estão relacionados à mesma categoria?
Aí é que você se engana! Tratados muitas vezes como sinônimos, o conceito de empresário se difere, em diversos aspectos, do de empreendedor. Para quem está planejando entrar no mundo dos negócios, é fundamental compreender a diferença entre essas duas palavras e o que realmente significa cada uma delas.
Acompanhe-me na leitura deste poderoso conteúdo e entenda as distinções relacionadas a estas duas palavras, efetivamente e na prática.
[php_everywhere instance=”2″]
Diferença entre empreendedor e empresário
É normal que esta confusão aconteça, já que estamos falando de duas figuras que têm fundamental importância para todo e qualquer tipo de empresa, independentemente de seu segmento de atuação. Entretanto, é preciso estar atento e buscar entender as diferenças existentes entre ambos.
Continue a leitura e confira abaixo quais são elas:
Empresário
Ser empresário é uma profissão. Trata-se da pessoa física ou jurídica que, por meio da junção de capital e trabalho, produz e gerencia bens/serviços ao mercado, fazendo com que a empresa cresça e tenha lucro. Para que uma pessoa exerça o papel de empresário, ela necessita de mão de obra, dinheiro, equipe capacitada, materiais e equipamentos.
Tipos de empresário
- Individual: pessoa física que organiza a empresa de forma individual;
- Coletivo: pessoa jurídica que, por meio da união de pessoas com o mesmo objetivo, explora uma atividade econômica.
Características de um empresário
Algumas características para ser um empresário de sucesso são:
- Vontade de resolver os problemas das pessoas;
- Ter controle financeiro e saber gerenciar os recursos;
- Capacidade de adaptação às mudanças de cenário do mercado;
- Conhecimento de técnicas de administração e gestão de pessoas;
- Espírito de liderança para colaborar com o desenvolvimento e os resultados.
Empreendedor
Com a alta concorrência do mercado, as empresas têm valorizado o perfil empreendedor dos profissionais, visto que este é um conceito que não se refere a uma profissão, mas a um comportamento. A pessoa empreendedora não precisa necessariamente abrir um negócio: ela pode atuar em qualquer campo, pois o empreendedorismo está mais ligado à identificação de oportunidades, proatividade, criatividade e vontade de agregar valor por meio da entrega de produtos/serviços inovadores.
Para ter perfil empreendedor, não basta ter uma ideia excepcional, é necessário ser motivado, assumir responsabilidades, trabalhar, estudar, assumir riscos, ter iniciativa e construir um networking para auxiliar o alcance do sucesso.
Tipos de empreendedor
- Individual: é a pessoa que atua no mercado com uma empresa própria;
- Digital: disponibiliza um produto/serviço via internet, sendo este perfil comum em e-commerces;
- Social: é aquele que trabalha em prol de soluções e mudanças aos problemas da sociedade. Está presente em Organizações Não-Governamentais e empresas do terceiro setor.
Características de um empreendedor
- Habilidade de organização e planejamento;
- Conhecimento e gosto por sua área de atuação;
- Buscar sempre por novas informações e soluções para o empreendimento;
- Facilidade de se comunicar e ouvir outras pessoas;
- Ter visão de futuro.
A união que resulta em sucesso
Conforme você pôde acompanhar até aqui, as diferenças existentes entre empreendedores e empresários são realmente pontuais e precisam ser levadas em consideração no mundo dos negócios, justamente por ambos terem papel fundamental para o sucesso de uma empresa.
Como estamos falando de alguém que traz as ideias, que cria soluções criativas e inovadoras para as mais diversificadas demandas, que no caso é o empreendedor, e também de uma outra figura que tem como função perpetuar os negócios no mercado, preocupando-se em tomar decisões assertivas, que beneficiem a empresa, bem como todos que dela fazem parte, que trata-se do empresário, é possível concluir que ambos têm papéis complementares no universo corporativo.
Assim, para que uma empresa tenha a oportunidade de alcançar resultados extraordinários no mercado em que atua, o ideal é que ela possa contar com o empresário e também com o empreendedor.
A união dessas duas forças dá a todo e qualquer a tipo de negócio a possibilidade de se destacar no mercado, uma vez que este será visto e reconhecido como inovador, capaz de sempre atender às expectativas de seu público-consumidor, oferecendo-lhe novas soluções para seus problemas, além de manter seus processos internos otimizados e funcionando a pleno vapor.
Com isso, as chances de se consolidar em seu segmento de atuação aumentam de forma significativa, já que estará sempre à frente das demais empresas, criando e aproveitando as novas oportunidades de negócios que surgem, através de ações empreendedoras, e potencializando seus processos organizacionais, por meio de toda a competência e habilidade do empresário.
Neste sentido, o que você pode fazer, caso queira ver a sua empresa crescendo, é investir em mais conhecimentos, para se tornar um empresário e empreendedor de sucesso, ou contar com a contribuição de um sócio, que tenha o espírito do empreendedorismo ou empresarial, vai depender do que o seu negócio precisa nesse momento.
Saiba de uma coisa: vale muito a pena investir em ambas as frentes, uma vez que a probabilidade de todos saírem ganhando são verdadeiramente maiores. Sendo assim, aproveite que agora você compreende quais são as diferenças entre empresários e empreendedores e mãos à obra!
Potencialize os resultados de seus negócios com o Coaching
Para quem deseja abrir um negócio, a metodologia de Coaching pode ser uma grande aliada nessa empreitada. Isso porque trata-se de um processo que oferece técnicas e ferramentas comprovadas, proporcionando consultoria empresarial para que, tanto empresários, quanto empreendedores entendam, de forma assertiva, seu mercado de atuação e desenvolvam suas habilidades até a excelência.
Através das soluções oferecidas pelo Coaching Corporativo, a área de negócios aqui do IBC, não só empresários e empreendedores terão a chance de ter a sua performance potencializada, como também todos os profissionais que fazem parte da empresa.
Dessa maneira, os processos organizacionais, internos e externos, serão potencializados, e a capacidade inovadora e criativa dos colaboradores será consideravelmente estimulada, fazendo com que estes se transformem em verdadeiros empreendedores, que contribuem sempre com novas e maravilhosas ideias, capazes de ajudar os negócios a alcançarem o sucesso almejado por todos.
Por este e infinitos outros motivos, vale a pena recorrer ao Coaching Corporativo, por ser uma metodologia verdadeiramente eficaz, que oferece a todos acesso às melhores e mais modernas ferramentas, técnicas e conhecimentos de Coaching e negócios existente no
Ficou interessado?
Agora me conte, Ser de Luz: o seu perfil é de empresário ou empreendedor? Comente abaixo sobre o que você achou deste assunto e compartilhe este conteúdo, com seus amigos, em suas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: Stocker top / Shutterstock