Qual a diferença entre comunicação direta e indireta?

Comunicação direta e indireta Comunicação direta e indireta – Saiba as diferenças

 

Existem diversas formas de promover a comunicação, um processo que acontece quando duas ou mais pessoas trocam informações entre si, seja de maneira direta ou indireta. A partir do momento que uma empresa foca seus esforços na comunicação com seus colaboradores, automaticamente se torna capaz de alcançar um diferencial competitivo e estimular a motivação de todos.

Para que esta tenha sucesso e estabeleça uma comunicação eficiente, é importante que os processos comunicativos não dependam apenas de pessoas específicas, mas do todo. É fundamental que ela seja praticada com responsabilidade por todos os envolvidos, de modo a fazer com que todos se sintam parte importante do processo.

Para que você entenda melhor de que forma isso pode acontecer, aqui vão algumas informações importantes sobre o processo comunicacional, mais especificamente sobre comunicação direta e indireta. Acompanhe-me nesta leitura e confira!

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Comunicação direta e indireta

Entender de que maneira a comunicação pode ser estabelecida é algo de verdadeira importância para você enquanto indivíduo e profissional, pois te ajuda a ter um desempenho cada vez melhor em todos os ambientes pelos quais você transitar. 

Veja, a seguir, como funciona a comunicação direta e a indireta e entenda de que maneira cada uma influencia o seu dia a dia. 

Comunicação direta

Este é o tipo de comunicação que acontece quando os receptores estão cara a cara. Trata-se da forma de se comunicar mais utilizada atualmente, sendo uma boa forma de entender a mensagem, gerando respostas que atendam às expectativas de quem a recebe. Essa é uma comunicação que favorece as interações entre indivíduos.

Comunicação indireta

A comunicação indireta acontece quando há uma entidade intermediária entre quem recebe e envia a mensagem. Para que a transmissão dessa mensagem tenha sucesso é preciso ter alguns cuidados, evitando que a informação seja interpretada de maneira incorreta e minimizando os conflitos no ambiente de trabalho.

Na comunicação indireta as pessoas acabam não ficando frente a frente, o que as impede de se verem ou se escutarem. Dessa maneira, para que a comunicação seja estabelecida, elas utilizam um meio para que uma alcance a outra, como e-mails, aplicativos, bate-papos, bilhetes, entre outros. 

É exatamente neste ponto que se encontram as implicações capazes de gerar impactos negativos. Digo isso, pois quando não se veem ou não têm a oportunidade pelo menos de sentir o tom de voz do outro, a mensagem transmitida pode não ser interpretada como o emissor espera, criando, assim, conflitos inesperados e desnecessários. 

Sendo assim, é fundamental que se tome todo cuidado possível, para que esta comunicação indireta tenha sucesso e não cause impactos negativos para seus participantes. 

Cuidados para uma comunicação eficaz

Agora que você já entendeu, não só as diferenças existentes entre comunicação direta e indireta, mas também a importância do processo de comunicacional de uma forma mais ampla, vou compartilhar com você agora alguns cuidados que você deve ter para que a comunicação que você estabelece com as pessoas ao seu redor seja o mais eficaz possível, ou seja, tenha os efeitos esperados e gere exatamente os resultados extraordinários que você almeja. 

Continue a leitura e confira:

Clareza e objetividade

No processo de comunicação, principalmente naquele que acontece de forma indireta, o emissor invariavelmente vai correr o risco de ser mal interpretado pelo seu receptor, já que ambos estarão distantes um do outro, o que pode impedir que a comunicação alcance o objetivo almejado.

Diante disso, ao entrar em contato com alguém que não está na sua frente, é imprescindível que você transmita a mensagem que quer passar da forma mais clara, simples e objetiva possível, para que assim você tenha a certeza de que esta será interpretada corretamente, sem conflitos ou algo parecido. 

O que você pode fazer é falar exatamente o que deseja, utilizar exemplos claros, e, caso necessário, repetir a informação mais de uma vez, pois dessa forma as chances de evitar confusões, mal-entendidos ou quaisquer tipos de dúvidas aumentam consideravelmente. 

Como o outro se comunica?

Outro ponto importante ao qual você deve dar atenção é com a forma como o seu receptor se comunica. Digo isso, pois muitas vezes só nos importamos com o que queremos dizer, deixando de lado o jeito de interpretar e lidar com as informações do outro. 

É preciso estar atento à linguagem que o receptor utiliza para se comunicar, pois dessa forma você tem mais chances de ser bem interpretado e atingir os objetivos que almeja com a mensagem que pretende transmitir.

Reações

Muitas vezes, quando estamos nos comunicando com alguém, principalmente de forma indireta, tendemos a ter reações imediatas, quando recebemos algum tipo de mensagem que não nos agrada. Neste sentido, é fundamental que você tome cuidado para não reagir sem ao menos procurar entender o que o outro quer verdadeiramente dizer. 

Ao invés de responder de imediato, que tal ler mais uma vez o que está sendo dito? Releia, reflita sobre, e, caso ainda reste alguma dúvida, informe a seu emissor que não compreendeu muito bem o que ele quis dizer, pedindo para que lhe explique novamente. Fazendo isso, você tem a oportunidade de entender melhor a situação como um todo e também evita conflitos, já que vai evitar responder o que quer que seja cabeça quente.

Ouça mais, fale menos 

Um dos princípios do Coaching que mais gosto de compartilhar, e que também torna a comunicação humana cada vez mais eficaz, é a prática de ouvir na essência o outro. Este é um cuidado que faço questão de abordar, pois a todo momento somos impelidos a falar mais sobre nós mesmos, sobre nossas angústias, problemas, sobre tudo o que acontece conosco, o que nos faz acabar deixando o universo do outro completamente de lado. 

Assim, quando você se enxergar diante de um impasse ou conflito com alguém, procure ouvir e prestar verdadeiramente atenção no que ele tem a dizer. Observe de forma mais aprofundada as palavras que ele usa, a forma como se comunica, o que está querendo dizendo, entre diversos outros pontos, pois dessa maneira, além de tornar a comunicação mais eficaz, você também a torna mais leve e tem a possibilidade de trazer mais harmonia para o seu dia a dia. 

Qual a melhor comunicação para uma organização

O ideal é que a comunicação organizacional seja a mais direta possível, evitando interferências, ruídos e compreensões equivocadas. Por isso, sempre que tiver alguma informação realmente importante, ou seja, que vá transformar o dia a dia dentro da empresa, prefira sempre realizar uma palestra, uma reunião ou um bate-papo com a equipe, abrindo espaço para o esclarecimento de dúvidas e fazendo com que todos se mantenham interessados.

Caso isso não seja possível a haja urgência na transmissão da mensagem, opte, então, por tomar os cuidados que mencionei acima, pois assim você garante que todos interpretem bem o que se quer dizer, tornando a comunicação eficaz dentro da sua empresa, bem como o trabalho de todos os colaboradores verdadeiramente assertivo.

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