Quais as melhores ações de endomarketing para aplicar na empresa?

Equipe fazendo sinal de positivo

Também chamado de marketing interno, o Endomarketing é realizado dentro da própria organização, construindo um bom relacionamento entre empresa e colaborador.

Endomarketing é um termo que diz respeito ao marketing praticado dentro da organização, comumente conhecido como marketing interno. Esta é uma eficiente estratégia para promover a integração dos colaboradores e departamentos da empresa, fazendo com que todos se sintam valorizados e importantes dentro da organização.

No contexto atual, em que os colaboradores são determinantes para o bom desempenho da companhia, é essencial contar com estratégias que amplifiquem o engajamento. Contar com o comprometimento dos funcionários para levar a empresa adiante é essencial para as organizações que desejam crescer e se consolidar no mercado.

Continue lendo para entender melhor o conceito de endomarketing e como aplicá-lo em sua empresa.

O que é endomarketing?

Endomarketing, em linhas gerais, diz respeito às ações internas voltadas para os colaboradores da empresa. Trata-se de uma estratégia eficiente para reduzir o turnover (rotatividade), ajudar na retenção de talentos e atrair profissionais mais bem qualificados. 

Embora o endomarketing seja entendido como uma atividade do departamento de marketing, tem atraído cada vez mais profissionais da área de recursos humanos. Através de um trabalho de identificação de necessidades dos colaboradores, é possível traçar uma estratégia para aumentar a satisfação deles. 

A importância do endomarketing para as empresas

Certamente, todas as empresas gostariam de ter colaboradores mais comprometidos com os objetivos e resultados da instituição. É justamente por meio do endomarketing que a organização dissemina sua cultura entre os funcionários, motivando-os e fazendo com que se sintam parte integrante da empresa.

As ações de endomarketing têm a finalidade de promover a interação dos profissionais junto à empresa, gerando satisfação no ambiente de trabalho, fortalecendo laços internos e aprofundando a relação de compromisso com os resultados alcançados pela organização.

5 Dicas de endomarketing para aplicar na sua empresa

Acima explicamos o que é endomarketing e qual é a sua importância para as empresas. A seguir apresentaremos dicas de ações de endomarketing para fortalecer os vínculos com os colaboradores da companhia. 

1. Estabeleça uma comunicação interna

Utilizar canais de comunicação — como boletins, mural e intranet — pode ser uma via de mão dupla em que a empresa pode falar com os colaboradores e ouvir o que eles têm a dizer. Contudo, é determinante que haja o cuidado de desenvolver canais em que os colaboradores se sintam seguros para emitir as suas opiniões, sem medos de represálias. 

É possível implantar uma caixa de sugestões em que os colaboradores deixam suas opiniões por escrito anonimamente. Assim, eles terão maior liberdade para expressar suas inseguranças e insatisfações. A comunicação interna deve ser pautada em estabelecer um ambiente seguro para que os profissionais possam manifestar os seus anseios. 

2. Faça pesquisas de satisfação

Esta é uma excelente maneira de avaliar o clima organizacional, pontuar falhas na comunicação e identificar potenciais problemas com seus funcionários. Através desse tipo de pesquisa, é possível compreender como os profissionais enxergam a empresa e como estão avaliando o ambiente de trabalho. 

Para que as pesquisas sejam efetivas, é interessante que sejam desenvolvidas a partir do que é apreendido junto aos colaboradores. Adapte os formatos e perguntas sempre que necessário para ter acesso a respostas mais consistentes. Além dessas pesquisas, é interessante implantar na empresa a cultura do feedback, ou seja, de trocas de opiniões e considerações. 

3. Faça treinamentos de capacitação profissional

A realização de treinamentos permite a integração do colaborador com a empresa, deixando o funcionário mais capacitado para sua função. Também é uma forma de transmitir os valores institucionais, ajudando a formar um time integrado e eficiente. A capacitação é uma forma de se sentir valorizado na organização. Um profissional que se sente valorizado tende a entregar resultados mais positivos. 

Quando o profissional percebe que tem chances reais de crescimento dentro da organização e está sendo valorizado, tende a ter mais vontade de permanecer. A retenção de talentos é tão ou mais relevante do que a capacidade de atrair novos talentos. Muitas empresas perdem competitividade no mercado porque não conseguem manter seus times coesos. 

4. Realize eventos e iniciativas de integração

Festas de final de ano ou para comemorar os aniversariantes do mês são alguns exemplos de celebração pontual que pode incentivar a integração dos colaboradores. Você também pode incentivar a criação de grupos que praticam atividades artísticas e campanhas de doações solidárias.

Também é interessante incentivar o happy hour entre os colaboradores, ou seja, que haja um dia por semana ou a cada quinze dias, em que as equipes interajam fora do ambiente profissional. O estabelecimento de vínculos entre os colaboradores é uma maneira de tornar as equipes mais sólidas e unidas. Esse é um grande passo no sentido de construir equipes que trabalharão com mais foco em alcançar bons resultados. 

5. Tenha um programa de reconhecimento e premiações

Uma boa forma de mostrar ao colaborador que ele tem valor dentro da organização e que seus esforços são reconhecidos e recompensados é por meio dos programas de reconhecimento. Para isso, procure oferecer prêmios para aqueles que se destacarem. 

A premiação pode ser um dia de folga, uma viagem patrocinada ou mesmo uma placa celebrando a sua contribuição profissional. A escolha do bônus vai depender do perfil da empresa e do colaborador.

Contudo, é importante que a premiação esteja alinhada com os desejos do profissional. Ele precisa se sentir realmente reconhecido para que se sinta motivado a continuar entregando bons resultados. Além disso, essa é uma forma de motivar os demais colaboradores.

Conclusão

O endomarketing se tornou uma ferramenta indispensável dentro das organizações, pois é essencial que haja o reconhecimento dos colaboradores. Entre as ações que podem ser empregadas para o público interno estão o desenvolvimento de um plano de carreira, reconhecimento de esforços, recompensas e integração.

A base para ter uma equipe que se empenha em trabalhar unida em prol dos resultados é oferecer um ambiente saudável para os profissionais. É de grande relevância que as empresas invistam cada vez mais nesse tipo de ação para potencializar a retenção dos seus talentos. 

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