Em um mercado tão competitivo como o de hoje, os gerentes, para se destacarem em meio à multidão, precisam ter um diferencial. E nesse caso, competências e habilidades são elementos fundamentais para o desenvolvimento de um gerente dentro da organização.
Para que um profissional possa ter um bom gerenciamento, ele precisa buscar conhecer a cultura da empresa e desenvolver as habilidades exigidas.
Competências Gerenciais
O bom gerenciamento empresarial depende de algumas características que estão dentro das competências gerenciais, que agregam valor tanto ao profissional quanto à empresa. São elas:
[php_everywhere instance=”2″]
Conhecimento (Saber Fazer)
Característica essencial para realizar os processos da organização. E de acordo com o nível de conhecimento do gerente, este pode ser:
- Conhecimento essencial: que consiste em saber como dominar os processos, conceitos e informações que são necessárias para o bom funcionamento da empresa;
- Conhecimento específico: onde é necessário analisar tanto indivíduos quanto o contexto de trabalho.
Habilidade (Saber como Fazer)
Quando o profissional passa a utilizar o seu conhecimento da melhor forma possível, ele se torna uma habilidade. E de acordo com estudos de Katz, para que um gestor conquiste uma posição de destaque é preciso que ele tenha as seguintes habilidades:
- Técnicas;
- Conceituais;
Atitude (Querer Fazer)
Ter atitude nada mais é do que a ação de fazer acontecer. Essa é uma característica que permite que o profissional possa interpretar e julgar a realidade e a si mesmo. Na área gerencial existem algumas atitudes que se destacam, como:
- Saber ouvir;
- Automotivação;
- Autocontrole;
- Saber dar e receber feedback;
- Resolver conflitos;
- Determinação.
Ficaram claras as características de um gerenciamento empresarial? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo. E que tal propagar o conhecimento adquirido? Curta e compartilhe esse artigo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: CoraMax / Shutterstock