Psicologia e Coaching: conheça os benefícios dessa parceria de sucesso

A Psicologia e o Coaching a favor do bem estar humano. / copyright: A. and I. Kruk

Qualquer pessoa, independentemente da sua idade, profissão ou crença, precisa de suporte e orientação para conseguir se desenvolver e assim, alcançar seus objetivos. Como sabemos, cada indivíduo é único, as pessoas possuem valores, limitações, emoções e motivações diversas e por conta disso, devem ser norteadas de forma singular.

A pergunta é: como dar o suporte necessário para desenvolver e provocar mudanças latentes nas pessoas? O Coaching e a Psicologia são dois métodos efetivos no que se diz respeito a identificar qualidades e pontos de melhoria do ser humano, e assim, contribuir com o seu processo evolutivo. Portanto, quando um psicólogo considera adicionar à sua formação, as ferramentas e técnicas do Coaching, ele agrega valor não apenas à sua carreira, mas também no desenvolvimento do seu paciente.

Diferença entre Psicologia e Coaching

Engana-se quem pensa que o profissional de Coaching realiza o mesmo trabalho que o de um psicólogo, o Coaching utiliza conhecimentos de diversas áreas como, administração, recursos humanos, gestão de pessoas e psicologia, sendo assim, ele se difere da Psicologia. Saiba mais:

Psicologia

É uma ciência que contempla a história do indivíduo, sua mente, eventuais desequilíbrios, transtornos e problemas psicológicos que o mesmo possa ter. Assim, o profissional orienta a pessoa para que ela se conheça melhor, causando a resolução de conflitos internos, analise de comportamentos e mudança e crescimento. A grande questão é que a Psicologia procura analisar o passado do ser humano, para que o presente possa ser melhorado e o futuro construído.

A psicologia mantem o foco no bem-estar da pessoa enquanto todo o processo caminha, o profissional não apenas entende o que se passa na mente da pessoa e trabalha com seus objetivos, como também busca resgatá-lo de um conflito, e assim, resolver seus problemas e questões existenciais, além de atender possíveis problemas de doença e prevenção da saúde. Percebe-se que nesse caso, o conhecimento do profissional vem em primeiro lugar, a partir daí ele ouve, analisa e oferece auxilio para que o problema do paciente seja resolvido.

Coaching

O processo de Coaching proporciona ao ser humano, estrutura para que o mesmo consiga desenvolver suas habilidades, identifique suas qualidades e pontos de melhoria, reveja seus valores, enfrente seus desafios, e assim, saia do seu estado atual e consiga definir seus objetivos pessoais e/ou profissionais e alcance resultados. Ou seja, tal metodologia não leva em consideração os traumas passados do cliente, mas tem como foco, o seu futuro, ações, metas e não necessariamente precisa existir um problema a ser resolvido. Apenas o desejo de mudança e um objetivo a ser atingido são importantes para o processo.

O intuito aqui, não é o de avaliar, interpretar e aconselhar diretamente a pessoa e seus comportamentos, mas sim, coloca-la em primeiro plano e fazer perguntas assertivas que levem à reflexão, visto que dentro dela estão todas as respostas necessárias para a mudança.

Agora que você entendeu a diferença entre os dois métodos, eu te convido a uma reflexão: com a concorrência de mercado cada vez mais acirrada e clientes que buscam por profissionais capacitados, por que não unir os benefícios das duas metodologias e assim, se tornar um profissional ainda mais completo para o seu mercado de atuação?

Ao perceberem que a junção dos dois métodos é uma excelente forma de agregar valor à carreira profissional, inúmeros psicólogos veem buscando a formação de Coaching para assim, aliar suas ferramentas com a graduação de psicologia, visto que o complemento das duas vertentes resulta em novas oportunidades de atuação e diferenciais de qualidade.

Se uma pessoa encontra-se sem orientação, possui medos e limitações que impossibilitam seu crescimento e já não sabe mais o propósito da sua vida, se depara com um psicólogo com a formação de Coaching, as chances de encontrar as respostas necessárias para as suas aflições e retornar a um estado positivo, são bem maiores através da ajuda de tal profissional.

O psicólogo Coach pode atuar em clínicas de psicologia, Coach interno de organizações, trabalhando diretamente no desenvolvimento de colaboradores e líderes ou ainda, ser contratado por pessoas físicas, contribuindo com o processo evolutivo das mesmas.

Benefícios de ser um Psicólogo Coach

O profissional da psicologia que busca complementar sua carreira com a formação de Coaching se depara com uma excelente demanda de trabalho, já que as duas técnicas têm seus valores e eficiências que se adaptam de acordo com as necessidades de cada cliente. Saiba outros benefícios:

  • Através das técnicas e ferramentas do Coaching, o profissional conseguirá acelerar o processo evolutivo do paciente;
  • Amplia a assertividade do psicólogo Coach quanto os problemas a serem tratados na vida do indivíduo;
  • Será capaz de auxiliar a pessoa para que ela defina suas metas de acordo com seus valores, construindo assim, sua missão de vida;
  • As habilidades da psicologia, aliadas ao Coaching, permitirão que o cliente tenha consciência da própria vida;
  • O profissional ajudará o paciente a entender quais crenças influenciam no seu estado atual e assim, o conduzirá a uma nova visão;
  • Provocará autoconhecimento no indivíduo, o que permite que ele seja capaz de desenvolver suas habilidades e competências e entenda suas fragilidades;
  • Fornece diretrizes para que o profissional aprimore a comunicação e o relacionamento interpessoal do cliente;
  • Permite que o controle emocional e o foco do paciente sejam trabalhados de forma assertiva;
  • Dará subsídios para que a gestão de tempo do indivíduo possa ser desenvolvida;
  • Possibilita que o planejamento estratégico e de carreira do cliente seja estipulado;
  • Promove formas de intervenção capazes de provocar o bem-estar do paciente;
  • O psicólogo tem parâmetros para desenvolver suas próprias ferramentas e assim, trabalhar de forma mais assertiva na necessidade do cliente
  • O profissional construirá uma forma de atuação única, aliando as habilidades da psicologia com as técnicas e ferramentas do Coaching.

Seja um Psicólogo Coach

Nota-se então, que a Psicologia, somada às contribuições da formação de Coaching, é capaz de agregar ainda mais valor à carreira de um psicólogo, além de fornecer uma orientação ainda mais assertiva a seu cliente. Sendo assim, eu pergunto a você, profissional da Psicologia: por que não aproveitar essa excelente oportunidade de se fortalecer ainda mais no seu mercado de atu
ação?

Chegou a hora de unir todo o seu conhecimento teórico adquirido na graduação de Psicologia, as técnicas e ferramentas comprovadas do Coaching e te tornar um profissional ainda mais completo, capaz de provocar a mudança necessária na vida dos seus clientes.

A formação Professional & Self Coaching – PSC, do Instituto Brasileiro de Coaching é o melhor e mais completo curso de Coaching do Brasil. A ferramenta tem como objetivo, auxiliar indivíduos a vencer obstáculos e limitações, proporcionar crescimento profissional e pessoal, propiciar embasamento teórico e ferramentas para desenvolver e potencializar pessoas, além de fornecer técnicas de Self Coaching e Psicologia Positiva para você aplicar nas suas sessões.

Saiba mais!

[php_everywhere]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010