Você já ouviu falar do termo problematizar? Bom, problematizar é questionar uma situação que está gerando problemas em um determinado local, seja no ambiente de trabalho, nos estudos, na família ou em um relacionamento.
Problematizar é, basicamente, fazer uma “pesquisa” do que tem causado problema. É identificar todos esses desafios a serem resolvidos e encontrar uma forma de explicar o motivo pelo qual precisam de solução.
Siga a leitura para entender melhor sobre o assunto e saber como aplicá-lo a uma empresa.
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Entenda o processo de problematização
O processo de problematização necessita da elaboração de hipóteses. Mas o que seriam essas hipóteses? Seriam suposições de possíveis respostas que devem mostrar aquilo que foi visualizado antes de realizar a pesquisa em que foram identificados os problemas.
Para executar a prática de problematização, é necessário passar por algumas etapas até que a identificação dos problemas seja feita com eficiência. Veja algumas:
Delimitação
A ideia é fazer com que a pessoa que esteja pesquisando sobre um determinado problema tenha a intenção de problematizar. Ela deve tentar evitar ao máximo que essa “dificuldade” se torne algo grandioso, exagerado, e que acabe ocupando uma posição negativa dentro da organização.
Geralmente, a etapa de delimitação é histórica, geográfica, metodológica ou teórica. Dessa forma, ao encontrar um problema, e ao problematizá-lo com a ajuda da primeira etapa, é necessário descrever em tempo, espaço, região e perspectiva como tudo que foi encontrado.
Justificativa
Em forma de texto e ocupando grande parte do projeto de problematização, é importante que haja uma justificativa pela qual todas as ideias e criações foram sugeridas e, claro, deve haver algo que explique toda a investigação, respondendo claramente aos questionamentos.
Afinal, será através da justificativa, que os pesquisadores conseguirão fundos e verbas para a elaboração e execução das ideias que foram propostas.
Objetivos
Os objetivos devem ser muito bem definidos, discutidos e compartilhados com gestores e líderes da empresa em questão. Aqui, as ideias e propostas para a problematização serão como solução para os desafios listados pelo pesquisador.
O principal objetivo é mostrar de forma clara e concisa qual é a razão, a importância e a intenção pela qual se pretende solucionar os problemas encontrados. É basicamente mostrar como será feito e aonde se quer chegar.
Estudo
Na parte do estudo, o pesquisador deve indicar tudo que der relevância à sua pesquisa. Dados, informações, entrevistas (caso seja necessário), enfim, o importante é analisar e considerar tudo que for contribuir para o desenvolvimento positivo da empresa.
Um ponto que é relevante ressaltar aos pesquisadores é que, em alguns casos, não é interessante relacionar variáveis, pois é muito mais significativo buscar informações de pesquisa. Dessa forma, os dados são concretos e, assim, a busca pela “ordem” fica mais fácil e maleável.
Analisando todas as etapas citadas acima, foi possível entender que problematizar não é algo ruim e muito menos que vai gerar “turbulência” na gestão da sua empresa. Pelo contrário, problematizar vai facilitar e melhorar ainda mais o processo de gestão da sua empresa.
Afinal, você irá identificar os problemas que não eram enxergados, vai entendê-los, vai encontrar formas de mostrar por que eles precisam ser resolvidos, vai traçar novas metas e objetivos, e tudo isso acontecerá de forma natural, com esforço, dedicação, pesquisa e estudo.
Identificação de problemas na empresa
A identificação de problemas na empresa possibilita redirecionar o empreendimento para o caminho do sucesso. Nenhum negócio está livre de enfrentar adversidades, os reveses acontecem, mas podem se transformar em oportunidades.
Contar com um bom método de diagnóstico de problemas pode contribuir para tornar sua empresa mais produtiva. Continue lendo para conhecer algumas metodologias que podem contribuir significativamente para o sucesso da sua companhia.
Problemas na empresa: quais são os mais comuns?
Antes de falarmos especificamente sobre como identificar os problemas, é importante saber quais são os principais. A seguir explicaremos quais são as questões que podem interferir no sucesso do seu empreendimento.
Clima organizacional ruim
Quando o clima organizacional é ruim na companhia, é natural que haja baixa na produtividade. Os colaboradores tendem a apresentar um desempenho bem abaixo do seu potencial.
Produto ou serviço deficitário
Um produto ou serviço de qualidade deficitária é um grande problema para uma empresa. Algo importante de dizer é que, muitas vezes, os próprios colaboradores podem ser parte da solução.
Falta de engajamento dos colaboradores
Um problema que pode ser resultante de uma liderança ineficaz ou de desconexão com os valores da empresa. A falta de procedimentos motivacionais também pode direcionar essa falta de engajamento. Saber como conduzir os colaboradores é crucial para que eles possam oferecer sempre o seu melhor para a companhia.
Falta de rumo definido
É fundamental que uma empresa saiba exatamente onde quer chegar e como fará isso. Boas opções para esse caso são elaborar um plano de negócios ou planejamento estratégico para mudar essa situação.
Por que é importante identificar os problemas?
O primeiro passo para solucionar um problema consiste em identificá-lo. A partir da compreensão do que o motiva é possível definir metodologias para resolvê-lo. Dentre as possíveis medidas para identificar essas questões estão ouvir os colaboradores, analisar indicadores e mapear processos.
Com as causas dos problemas devidamente identificadas, é mais simples e eficaz delinear soluções pertinentes. Além disso, o processo de identificação dos problemas permite ter um panorama completo a respeito da situação organizacional. As motivações para a ocorrência do inesperado precisam estar claras, assim como a contribuição da estrutura da companhia para tal situação.
Problemas na empresa: como identificar
Identificar problemas torna-se uma tarefa mais simples quando se tem um método para realizar a investigação das causas. Em alguns casos, os problemas se apresentam de maneira clara e em outros estão camuflados em situações que fogem do esperado.
A seguir apresentaremos as principais metodologias para identificar problemas na empresa, escolha a mais condizente com seu empreendimento.
1. 5 Porquês
O objetivo da técnica dos 5 Porquês é identificar a causa principal do problema. Como o próprio nome indica, essa ferramenta se baseia em realizar perguntas sucessivas. Essas questões objetivam explicar como se chegou ao problema. É importante dizer que nem sempre é necessário fazer cinco vezes a pergunta e, em alguns casos, pode ser necessário perguntar mais vezes.
É fundamental que as respostas estejam alinhadas com a realidade e tenham resultado de uma ação investigativa. Trata-se de um método relativamente simples que funciona melhor se for usado em associação com o Diagrama de Ishikawa.
2. Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)
O Diagrama de Ishikawa é também chamado de espinha de peixe pelo seu formato. Também pode ser chamado de Diagrama de Causa e Efeito. A ferramenta tem como base a demonstração da relação entre um problema e as suas possíveis causas. Problema no contexto dessa ferramenta se caracteriza como algo inesperado.
A construção do diagrama permite identificar as origens desse problema. No decorrer do processo, se torna possível entender como cada uma das origens contribui para que haja a não conformidade.
3. Método MASP
A Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) é empregada para o entendimento de problemas de maior complexidade. As melhorias propostas por esse método tendem a ser consideradas como mais radicais. Ele possui 8 etapas pré-definidas. Os passos específicos para a aplicação dessa metodologia são:
- Identificação do problema;
- Observação;
- Análise;
- Plano de ação;
- Ação;
- Verificação;
- Padronização;
- Conclusão.
4. 8 Disciplinas para a Resolução de Problemas (8D)
A metodologia chamada de 8 Disciplinas para a Resolução de Problemas dá ênfase para o trabalho em grupo. Dessa forma, é um método para ser aplicado em equipe de maneira ordenada. Contribui para promover uma comunicação mais efetiva entre as áreas que estão envolvidas. As 8 disciplinas que fazem parte desse método são:
- Formação de equipe;
- Descrição do problema em questão;
- Ações paliativas para contenção do problema;
- Identificação e eliminação da causa principal do problema;
- Escolha e verificação do potencial da solução;
- Consolidação das ações definitivas;
- Prevenção de reincidência;
- Comemoração e reconhecimento da equipe.
5. Diagrama de Pareto
Essa não é propriamente uma ferramenta para identificar problemas, mas contribui para destacar as prioridades. Trata-se de algo fundamental quando paramos para pensar que 80% das consequências são resultantes de 20% das causas. Logo, conhecer as raízes dos problemas é o segredo para apostar em uma solução pertinente.
Para chegar às respostas é construído um gráfico (histograma) que apresenta a ordem de recorrência dos problemas, começando do maior para o menor. Os pontos positivos desse método são: permitir uma fácil visualização e a identificação dos casos mais relevantes.
Diagnóstico de problemas na empresa: por que é importante?
O diagnóstico organizacional, assim como a identificação dos seus principais problemas, é fundamental para o bom andamento corporativo. Trata-se de uma análise em detalhes da companhia para detectar e reconhecer as suas principais forças e fraquezas, oportunidades e ameaças.
Somente é possível fazer um diagnóstico da companhia alinhado com a realidade quando os problemas estão aparentes. Dessa forma, é crucial que seja escolhida e utilizada uma ferramenta de identificação dessas questões. Entender a situação de cada uma delas é necessário para que se consiga realizar um diagnóstico completo, observando as potenciais soluções.
A identificação de problemas é essencial para a condução de uma empresa ao sucesso! E agora? Consegue entende o conceito de problematizar? Concorda que essa pode ser uma oportunidade maravilhosa para o seu negócio crescer e se desenvolver? Use o espaço abaixo e deixe um comentário, queremos saber sua opinião sobre essa estratégia que tantas organizações vêm adotando.
Imagem: Anatoly Maslennikov / Shutterstock
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