Um líder autocrático na empresa é sempre sinal de alerta. Isso porque a presença de uma pessoa prepotente, centralizadora e destruidora de autoestima pode comprometer drasticamente a produtividade e harmonia da equipe de trabalho. Em vez de ficar reclamando desta situação, entretanto, o ideal é tentar se adaptar para aprender a conviver com essa figura desagradável e tentar conviver com ela.
Pessoas prepotentes só são capazes de mudar quando elas mesmas percebem que é necessária uma transformação, e tentar fazer com que elas enxerguem isso só vai causar conflitos. O prepotente deve, por si só, entender que a mudança em seu comportamento pode trazer mais frutos do que continuar se comportando desta maneira.
[php_everywhere instance=”2″]
Por que as pessoas são prepotentes?
Quando um líder grita com seus subordinados e tenta força-los a reconhecer sua autoridade, ele está apenas agindo conforme seu medo de não ser respeitado. No íntimo, o que este líder possui é fraqueza e insegurança, e o ideal é que você compreenda isso para saber lidar com a prepotência no trabalho.
Como lidar com uma pessoa prepotente no trabalho?
Antes de qualquer coisa, faça o possível para respeitar a posição que o líder ocupa. Se esforce ao máximo para não confrontar esta pessoa, pois ela geralmente não percebe que está errada. Tente dar dicas que estimulem a mudança, mas sem ser muito direto e entrar em confrontos.
Prefira conquistar sua credibilidade mostrando a todos que você é capaz de trabalhar de forma correta e com responsabilidade. Isso chamará atenção do chefe prepotente e fará com que ele queira trabalhar mais próximo de você. Se isso acontecer, sugestione a implantação de um feedback.
Faça o possível para sempre lembrar de que, além de seus defeitos como líder autocrático e prepotente, seu gestor é um ser humano passível de falhas — assim como qualquer outra pessoa. Analise-o desta forma e fique mais ao seu lado, tentando implementar mudanças efetivas em sua personalidade. Às vezes, ser um amigo vale muito.
Os líderes autocráticos são, acima de tudo, pessoas. Eles incomodam com sua prepotência no trabalho e com seu jeito arrogante, mas têm todo o potencial para mudanças. Se forem implantadas as ferramentas corretas e um feedback efetivo, o chefe autocrático pode conseguir mudar completamente, aprimorando seu comportamento. Enquanto isso, cabe aos profissionais liderados por ele ter paciência e saber contornar o seu jeito truculento para que todos obtenham mais êxito dentro da companhia.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: wavebreakmedia / Shutterstock