Precisamos conversar sobre a gestora Anitta

Anitta
Anitta, um show de poder na gestão de negócios

 

O nome dela está em todas as paradas de sucesso. Seus últimos hits, “Sua Cara” – em parceria com o trio Major Lazer e a cantora Pabllo Vittar – e “Paradinha” caíram no gosto do público e da crítica, batendo recordes de acesso nas plataformas digitais. “Paradinha” teve a melhor estreia no Spotify Brasil, com aproximadamente 500 mil streams. Quem é a responsável por esse sucesso? Anitta.

Sua primeira grande turnê – “Show das Poderosas” – foi a mais rentável em 2013. Além disso, Anitta é a única artista brasileira presente no Social 50 da Revista Billboard, ganhando de artistas como Jennifer Lopez, Shakira e Katy Perry.

Estes são alguns dos muitos números que atestam a eficácia da gestão de Larissa Macedo. E é sobre a eficiência desta gestão que quero falar. Por trás do sucesso de Anitta, há uma gestora talentosa e perspicaz.

Quem é Larissa Macedo

Nascida no Rio de Janeiro em março de 1993, Larissa era uma menina carioca que tinha o sonho de se tornar cantora. Com 7 anos, Larissa e seu pai começaram a cantar na igreja que frequentavam. Ainda na adolescência, começou a gravar vídeos e publicá-los no Youtube – como Mallu Magalhães, Justin Bieber e outros cantores de sua geração.

Dedicada aos estudos, fez um curso técnico em Administração e foi uma das selecionadas para um estágio na Vale. Suas habilidades para gestão já começaram a aparecer nesse período e com o fim do estágio, a Vale propôs a Larissa um cargo efetivo. Mesmo com o estágio, Larissa continuou a cantar e publicar vídeos no Youtube. Graças a isso, foi descoberta por um produtor musical e assim, recebeu uma proposta para seguir com a sua carreira de cantora. O sonho de cantar falou mais alto e Larissa recusou a proposta da Vale. Assim, ela se tornou Anitta. O nome foi inspirado no seriado “Presença de Anita”, da Rede Globo.

Quais as lições de gestão que Anitta nos traz

Quando Anitta se tornou conhecida, muitos acreditaram que ela seria apenas mais uma cantora que rapidamente cairia no esquecimento. Mas, o que muitos não contavam é que Anitta não é apenas uma cantora lançada aleatoriamente no mercado musical. Ela é uma artista que tem respaldo de uma gestão que tem muito a ensinar para quem lida com negócios e liderança. E que lições são essas? Eis algumas:

1 – Acreditar em si mesmo é o primeiro passo

Muitas vezes aceitamos trabalhos que nos dão segurança financeira, mas não nos proporcionam satisfação pessoal. Aceitar uma oferta de um produtor musical quando se tem a oportunidade de trabalhar em uma multinacional pode parecer algo arriscado e até ruim. Acreditar em seu próprio potencial e talento foi essencial para que Anitta tomasse essa decisão. A tomada de decisão só pode ser realmente segura quando há a confiança em si mesmo. 

2 – Conhecimento é fundamental para tomar decisões

Em 2014, Anitta se tornou sua própria empresária pois para ela, a gestão não estava satisfatória. Com base em quê Anitta fez a avaliação da sua antiga empresária? Nos conhecimentos que ela tem sobre administração. As decisões não podem ser pautadas por achismos, precisam ter embasamento teórico. Demitir uma profissional e assumir a gestão dos próprios negócios poderia ser algo bastante arriscado para alguém que não entende de administração e outras questões pertinentes ao negócio. Esse não é o caso de Anitta. Além disso, antes de iniciar sua carreira internacional, Anitta investiu em aulas de inglês e espanhol. Assim, cantar e conceder entrevistas em outros idiomas não é um empecilho para ela.

3 – Evolução contínua e aprimoramento constante

Além das aulas de inglês e espanhol, Anitta também investe em seu aprimoramento profissional. O sucesso e o trabalho não param e para que eles continuem de maneira positiva é fundamental investir no desenvolvimento de habilidades. Muitos profissionais acreditam que ao chegar em um cargo de chefia já alcançaram o limite de suas carreiras e que não há necessidade de continuar a estudar sobre o negócio. Ledo engano. Anitta não se deixou levar pela fama e para garantir o alcance de seus objetivos – a carreira internacional -, investiu em cursos para aperfeiçoar sua técnica vocal. Além disso, Anitta contratou profissionais de assessoria de imagem para cuidar de sua imagem pública.

4- Visão estratégica e pés no chão

Desde o começo de sua carreira, Anitta deixou claro as suas aspirações de se tornar uma cantora conhecida internacionalmente. Muitas vezes as pessoas tratam os sonhos como algo que se realizará de maneira mágica, ignorando as atitudes e ações estratégicas que precisam ser definidas para que ele se torne real. Anitta se posiciona como alguém que tem metas ousadas e que se dedica de maneira eficaz para torná-las reais.

E se você foi daqueles que acreditou que Anitta era algo passageiro, confira alguns resultados extraordinários da jovem gestora de 24 anos:

  • Anitta já recebeu 127 indicações e recebeu 53 prêmios
  • Seu show atualmente custa em média R$ 150 mil, um dos mais caros do país
  • “Show das Poderosas” foi o primeiro vídeo de uma cantora brasileira a bater o recorde de 100 milhões de visualizações no Youtube.
  • O segundo clipe a superar esta marca foi “Bang”, faixa-título do segundo álbum de Anitta
  • Anitta foi a primeira cantora brasileira a ganhar o Europe Music Award (EMA) na categoria “Artista Internacional”
  • Já fez parcerias musicais com Iggy Azalea e Maluma

Com tantos resultados positivos, o que nos resta é admirar e parabenizar Anitta por sua gestão que se mostra cada vez mais eficaz. Vida longa ao seu sucesso, Anitta! Você vai longe!

Copyhight: gshow.com

[php_everywhere]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010