Como sua empresa é vista por seus clientes? Como as pessoas reconhecem sua empresa nos meios de comunicação? Seu consumidor final ainda é o mesmo? Estas são algumas das perguntas que os gestores precisam fazer constantemente, pois elas dizem respeito a algo muito importante em um negócio: a identidade visual da empresa.
A identidade visual é formada por elementos formais — tipografias, logos e imagens — que representam visualmente uma marca, comunicando sua missão, valores e visão. O primeiro contato que o seu cliente tem com a sua empresa não é com um colaborador, mas com a marca e aparência geral do seu site, loja e logo.
Para saber se a sua empresa causa uma boa primeira impressão, é necessário fazer alguns questionamentos. Saiba quais são a seguir:
Perguntas para avaliar a identidade visual da sua empresa
Quem é meu público-alvo?
Seis clientes são homens ou mulheres? Qual a idade deles? Onde moram? Quais seus gostos pessoais? Saber o perfil do seu público é o primeiro passo para avaliar a identidade visual da sua empresa. São estas informações que apontarão o rumo para possíveis mudanças. Utilize os métodos de estudo do comportamento do consumidor para extrair informações assertivas e precisas sobre seu público.
A marca da minha empresa é moderna?
Levando em consideração que o comportamento das pessoas muda com o passar dos anos, é importante avaliar se a sua marca acompanha estas tendências comportamentais. É necessário também avaliar se a marca acompanha as tendências tecnológicas e pode ser aplicada em redes sociais, sites e demais meios de comunicação tecnológicos.
Esta marca representa minha empresa?
A missão, os valores e a visão da empresa estão bem representados na sua marca? É possível identificá-los ali? Muitas empresas utilizam o Planejamento Estratégico para responder estas perguntas, o que é uma decisão eficaz.
Caso você tenha identificado que a identidade visual da sua empresa precisa ser alterada, é preciso investir em profissionais capacitados para tal tarefa. Caso a sua empresa não tenha um profissional de criação para desempenhar esta função, contrate empresas de comunicação e design ou profissionais de criação freelancer.
[php_everywhere]
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock