
Em meio a tantas atividades e responsabilidades, memorizar tudo que precisa feito (ou guardado) pode se tornar um verdadeiro martírio. Para gestores de projeto, por exemplo, a memorização é um desafio constante em meio ao volume de tarefas. Para tornar este processo mais fácil e eficaz, as técnicas mnemônicas podem ser a solução.
O que é mnemônica?
Mnemônica é um conjunto de técnicas que ajudam a memorizar uma grande parcela de informações por meio de ferramentas auxiliares verbais. O termo mnemônica foi inspirado em Mnemosine, deusa da Mitologia Grega que é responsável pela memória. As técnicas mnemônicas são baseadas na lógica usada pelo cérebro humano para armazenar as informações, sempre associando a informação a algo do âmbito pessoal ou do conhecimento já existente.
Técnicas mnemônicas de memorização
Confira algumas dicas de exercícios de memorização que podem te ajudar no gerenciamento de seus projetos com excelência.
Busque novas sensações e experiências
Experiências novas são altamente enriquecedoras para o cérebro. Quebrar rotinas e experimentar sabores diferentes são algumas coisas que você pode fazer para exercitar seu cérebro, estimulando a memorização.
Foque na alimentação
Alguns alimentos possuem nutrientes benéficos e que contribuem para o bom funcionamento do cérebro. Ovos, alface, peixe, maçã e laranja são alguns exemplos que devem ser incluídos na dieta.
Troque experiências
Que tal ouvir notícias durante o caminho até o trabalho ou conversar com algum colega recém-chegado na empresa? Ou melhor ainda: que tal conhecer pessoas diferentes? Aproveite aquele encontro de classe para trocar experiências com profissionais da área.
Foque no presente
Manter a mente voltada para o aqui e agora é fundamental para memorizar informações e dados. Portanto, mantenha o corpo e mente sempre no presente. Ter foco no que está acontecendo no momento é um importante exercício para o cérebro.
Adote hábitos saudáveis
A prática de exercícios físicos é importante para manter a saúde mental, auxiliando no controle do estresse e da ansiedade — fatores que comprometem a capacidade do cérebro de se manter ativo, focado e com boa memória.
E você, já conhece as técnicas mnemônicas? Use o espaço abaixo para nos contar o que você pensa sobre o assunto. Se você acha que este conteúdo será útil para outras pessoas, curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.
[php_everywhere]
Imagem: Billion Photos / Shutterstock