O que seria a tendência? Para exemplificar e facilitar o entendimento sobre o que é tendência, pare e pense por alguns minutos em como a tendência está diretamente ligada às mudanças em qualquer área: alimentação, esportes, consumo de produtos e serviços ou no comportamento das pessoas.
Tendência pode ser exemplificada ou divulgada através de pesquisas, porém, na grande maioria das vezes, elas passam despercebidas.
Dessa forma, é muito provável que esses dados possam mostrar uma tendência em determinada área. Por exemplo, sabemos que a paixão dos homens brasileiros por futebol é uma realidade e um fato, mas quando se sabe que o número de mulheres interessadas pelo futebol vem aumentando, isso é diferente. Houve uma mudança e isso pode ser uma tendência.
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Viu como a variação está ligada à tendência
Existem autores que afirmam que a tendência é uma sequência de acontecimentos e eventos que garantem durabilidade. É o que pode ocorrer no mercado.
E como a tendência afeta o mercado? Da mesma forma citada acima. A partir do momento em que ocorre uma mudança no mercado e que isso começa a ser uma prática e um hábito para um número significativo de pessoas, pode ser que isso seja ou se torne uma tendência.
A tendência de mercado não tem nada a ver com moda, as duas coisas são completamente diferentes. Entenda que moda é algo passageiro, é aquilo que vem, causa um alvoroço e passa. A tendência é durável e sequencial.
Como surgem as tendências de mercado
Existem duas formas de as tendências de mercado surgirem. Pode ser que a empresa ou indústria desenvolva uma pesquisa para descobrir um potencial produto ou serviço que será extraordinário e se tornará uma tendência. Para isso é preciso um investimento enorme e o risco de insucesso é ainda maior.
A outra possível forma do surgimento de tendências de mercado é através da busca natural e constante dos consumidores por um produto ou serviço, e com o tempo isso passa a ser aliado a seus hábitos, tornando-se tendência.
O que fazer para identificar as tendências de mercado?
Se você é um empreendedor e pretende ficar por dentro das tendências de mercado, mas ainda não sabe por onde começar, a primeira coisa a fazer é se decidir em qual das duas opções mencionadas anteriormente sua empresa ou seu negócio irá fazer parte.
Veja se para você e sua empresa vale a pena “dançar conforme a banda toca” e se adaptar àquilo que as pessoas mais têm procurado. Ou se, na verdade, vale muito mais a pena arriscar um investimento e um estudo para inovar e criar uma tendência.
Para quem escolhe a primeira opção, basta apenas reduzir os custos e ajustar a margem para conseguir um lugar ao sol. Não tem nada de complicado! Trata-se de uma questão de administração e resultados nem sempre espetaculares, mas quase garantidos – se o negócio foi bem pensado e estruturado para absorver as necessidades de cada tendência.
Se você for um empreendedor nato, que prefere a segunda opção, de descobrir mercados, criar hábitos de consumo e inovar, os resultados vem a longo prazo, mas são certos e possivelmente maiores. Mas a dúvida é: como descobrir o que vem pela frente?
Antes de qualquer coisa, você precisa lembrar que, independentemente do seu campo de atuação, muita coisa já foi feita por outra pessoa. Por isso, é importante pensar em núcleos de interesse do público do seu negócio e trabalhar com nichos diferentes e complementares. Dentro das diversas tendências disponíveis no mercado, muita coisa já foi feita, mas não se engane. Ainda há muito a fazer. E é preciso descobrir oportunidades e brechas dentro deste contexto, unindo informações e analisando a sociedade de um jeito crítico e rigoroso, mas sem esquecer jamais que uma dose extra de sensibilidade é fundamental para a sua empresa também.
Feito isso, comece hoje e coloque em prática alguns sentidos para auxiliar a nova jornada. Use o raciocínio e perceba qual ramo do mercado está oferecendo mais possibilidades, veja o que mais tem sido procurado na sua cidade ou no seu país (se for o caso). Depois de descobrir, use seu conhecimento para fazer com que esse negócio desenvolva e traga resultados extraordinários.
Nesse contexto, é importante lembrar que cada empreendedor vai descobrir um jeito particular de ponderar suas expectativas, o mercado que mais gosta e as previsões futuras da sociedade e do modo como vamos passar a viver. Mas acredito que esta seja uma das maneiras.
Saia da sua zona de conforto e veja as coisas diferentes que acontecem ao seu redor! Isso vai fazer com que a sua criatividade seja estimulada dia após dia e que vão fazer você fugir da rotina, dando uma nova perspectiva e abrindo a mente para novas ideias que podem fazer a diferença para o seu negócio.
A importância de explorar novas tendências
Como vimos, antever as tendências é fundamental para a criação de estratégias mais eficientes para a sua empresa. Isso acontece devido a uma conjunção de fatores que, no final, fazem muita diferença, já que ajuda a:
- Enxergar possibilidades de mudança no mercado em que atua: este é um dos maiores desafios nas empresas. E, hoje, mais do que nunca, a capacidade de gestão da mudança se tornou uma vantagem competitiva diante da concorrência. Por isso, é importante prever novos comportamentos e tendências de mercado que podem fazer toda diferença no desenvolvimento de produtos ou no lançamento de campanhas.
- Estar sempre um passo à frente da concorrência: Arrisque, antecipe-se e vire referência, aquele que todos desejam alcançar. Por quê? Quando você percebe tendências antes da concorrência, acaba se tornando pioneiro em um mercado novo e inexplorado, com isso, sua empresa conseguirá uma enorme vantagem competitiva.
- Se preparar para atender as necessidades e desejos dos clientes: de tempos em tempos, considere mudar características e atributos de produtos e serviços para acrescentar novos benefícios para os consumidores. Não, não se faz isso da noite para o dia, mas o resultado compensa o esforço empregado na busca por tendências com características que podem fazer a diferença. Ao detectar tendências, as empresas podem se preparar com antecedência e obter melhores resultados.
Prepare-se para entender o mercado em que você atua
Enxergar novas oportunidades nem sempre é tarefa fácil e, às vezes, é preciso de ajuda de outros profissionais ou de uma reciclada nos conhecimentos para começar a identificar oportunidades dentro da sua rotina de trabalho. Nesse contexto, é importante se apoiar em técnicas e informações de metodologias que complementam a gestão de uma empresa. O coaching é um exemplo disso!
Por que você não faz um curso de aperfeiçoamento e dá um up no seu desempenho dentro da empresa? Conheça os cursos oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Coaching – o IBC, fique por dentro de tudo que está acontecendo no mercado e veja como aplicar os conhecimentos adquiridos em curso dentro da sua realidade. Dê um passo à frente e faça a diferença! Ficou interessado? Clique aqui e saiba mais!
O que achou da explicação sobre tendências de mercado? Deixe no espaço abaixo o seu comentário e sua opinião sobre as tendências de mercado que têm feito parte do atual momento econômico do país.
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Imagem: jabkitticha / Shutterstock