O neuromarketing é uma nova abordagem de pesquisa de marketing que tem como recursos a avançada tecnologia investigativa da neurociência comportamental. As ferramentas neurocientíficas permitem uma nova dimensão de compreensão das motivações, que são implícitas do comportamento do consumidor.
Por meio desse método, é possível detectar os efeitos reais que os produtos, peças publicitárias e logotipos conseguem provocar nos consumidores. Isso é medido por meio de indicadores neuro-psico-fisiológicos, tais como a atividade elétrica e metabólica do cérebro e a ativação de músculos faciais.
Quais a vantagens de aplicar o neuromarketing?
O neuromarketing surgiu da necessidade de garantir maior confiabilidade no desenho de estratégias de marketing. Para isso, são estudadas as bases neurofisiológicas do comportamento do consumidor. Este método veio para completar as abordagens tradicionais de pesquisa, oferecendo um método experimental que permite a compreensão objetiva das reações emocionais do consumidor.
Algumas das principais vantagens de aplicar o neuromarketing são:
- Utilização de uma metodologia mais forte e com maior embasamento científico;
- Aprimoramento dos serviços e produtos antes de levá-los ao mercado;
- Redução de desperdícios com programas de marketing que não funcionam;
- Compreensão das emoções implícitas dos consumidores.
Além disso, ainda é possível estabelecer indicadores objetivos sobre as reações dos consumidores, no que tange a:
- Emoção;
- Engajamento;
- Atenção;
- Memória;
- Predisposição à aproximação;
- Percepção;
- Empatia;
- Estresse;
- Bem-estar;
O assunto é muito vasto, porém pouco conhecido e explorado. Por isso, se você tem alguma contribuição sobre o mesmo, deixe seu comentário abaixo.
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Imagem: VLADGRIN / Shutterstock