Também chamado de marketing verde, o marketing ambiental é uma estratégia voltada ao processo de venda e divulgação de produtos ou serviços que são considerados ecologicamente corretos. Trata-se, portanto, de uma ação que vincula a empresa à uma imagem de consciência ambiental e preocupação com a sustentabilidade.
[php_everywhere instance=”2″]
Embora seja muito eficiente como método de divulgação, é preciso ter cautela ao fazer marketing ambiental. Isso porque a sustentabilidade vai muito além do que simplesmente usar sacolas recicláveis, reaproveitar suas embalagens e usar algumas frases bonitas para completar uma ação de marketing. É preciso que a organização adote uma cultura de sustentabilidade que abranja todos os seus setores.
As estratégias de marketing ambiental devem ser muito bem formuladas e estruturadas para que essa seja uma forma de capturar novos clientes, fidelizar os já existentes, gerar lucros e reduzir gastos, além de fortalecer a marca no mercado.
Conseguiu compreender o que é o marketing ambiental? Essa estratégia tem lugar na sua empresa? O que você acha da vinculação de uma marca, produto ou serviço à ideia do ecologicamente correto?
Você acha que esse posicionamento é um diferencial hoje em dia? Deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite para curtir e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais. Propague conhecimento e ideias.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock