O que é marketing 3.0?

Diferentemente das versões anteriores, o marketing 3.0 prioriza corpo, mente e espírito como suas necessidades.

Qual a sua primeira reação ao ver alguém conversando sobre um produto ou serviço novo? Se você é uma pessoa bastante curiosa, a primeira coisa que irá fazer é buscar mais informações e se atualizar, provavelmente na internet. A segunda opção seria interagir com a pessoa e descobrir do que se trata.

Porém, com a disponibilidade e facilidade que a tecnologia oferece, existe cerca de 90% de chance de que sua primeira ação seria recorrer à internet.

Mas o que o marketing 3.0 tem a ver com a facilidade das pessoas pesquisarem na internet? Para compreendermos melhor o que é o marketing 3.0, é preciso entender o todo.  Vamos às explicações.

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Marketing 1.0

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Em meados de 1900, com a revolução industrial, surge o marketing 1.0. Nessa época a preocupação era vender para pessoas que realmente precisavam de um produto ou serviço. Tudo era produzido pela indústria e comercializado para a massa. Nada era consumido sem que houvesse necessidade.

Nessa época, a comunicação era eficaz, direta e clara, a linguagem das empresas era precisa e sem rodeios. Vale lembrar que, nessa época, o gosto do freguês tinha relevância quase nula. Só era dito aquilo que tivesse como finalidade chamar a atenção para o consumo. Dessa forma, eram usados apenas textos e frases de efeito para evitar distrações.

Marketing 2.0

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Em 1990, eis que surge uma nova forma de comunicação entre empresa e consumidor, o marketing 2.0. Assim mesmo, empresa e consumidor, no singular.

Aqui, aquela comunicação em massa fica no passado. O diferencial deixa de ser vender a qualquer custo e passa a ser o relacionamento do consumidor com a empresa. E principalmente causar a necessidade daquela pessoa ter o produto que a marca oferece. Ou seja, o emocional e o vínculo do consumidor com a organização passam a ser o alvo. O cliente deve se sentir bem e com todas as atenções voltadas a ele.

Marketing 3.0

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O marketing 3.0 revolucionou a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Lembra lá no início do artigo, quando falamos de como a internet pode facilitar uma busca sobre um produto ou serviço novo?

Com a internet e tudo que ela oferece, os consumidores estão muito mais atentos e curiosos. Dessa forma, as empresas tiveram que modificar a maneira que influenciam e conquistam seus stakeholders. As redes sociais auxiliam muito bem nessa interação.

Aí entra o Marketing 3.0, focado em um objetivo: o ser humano. Através disso, novas missões surgem, como por exemplo: conquistar as pessoas com a emoção, criar interatividade entre marca/consumidor/consumidores – todos juntos em uma única experiência.

Os profissionais de marketing devem chegar ao coração do consumidor, mostrar tudo que ele quer saber, causar emoção, saber oferecer o que ele precisa no momento certo, prender sua atenção, causar um impacto positivo de forma que ele se envolva e consiga influenciar outras pessoas. É o que Kotler chama de Marketing 3.0, atingir o consumidor através da mente, coração e espírito.

Viu como o marketing 3.0 pode ser muito mais atrativo e convidativo? Deixe seu comentário no espaço abaixo. Queremos saber sua opinião sobre essa forma que algumas empresas adotam para conquistar seus clientes.

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Imagem: CoraMax / Shutterstock

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