Você é um profissional engajado? Sabe quais são suas chances reais de progredir na carreira e como ser realmente engajado?
A maioria das pessoas não sabe avaliar em que ponto do caminho rumo ao sucesso está. Isso acontece porque os indivíduos têm o costume de viver o momento sem se preocuparem com o que se espera deles, deixando de analisar, principalmente, se o que têm a oferecer e estão oferecendo para a organização em que trabalham é satisfatório ou não.
Um profissional engajado é capaz de apontar problemas e mostrar as soluções. Cada vez mais, as organizações procuram por pessoas engajadas, que assumam as dificuldades que têm em seu dia a dia de trabalho e consigam superá-las. Ou seja, a busca é por profissionais ativos, que estejam sempre em busca de sua melhoria contínua e também da organização, ajudando-a a diminuir custos e a maximizar seus resultados, honrando e carregando verdadeiramente o nome da empresa.
Vale destacar que, embora os colaboradores sejam parcialmente responsáveis por seu engajamento no ambiente de trabalho, esta é uma função também da empresa, devendo esta desenvolver e implementar uma estratégia que impulsione e estimule e motive os profissionais que fazem parte dos negócios a manterem-se sempre engajados.
Acompanhe-me na leitura deste poderoso conteúdo e entenda um pouco mais sobre o que engajamento profissional, bem como a sua importância, tanto para a manutenção dos negócios de uma empresa, como também para seus profissionais.
Engajamento profissional, o que é?
O engajamento profissional é um indicador do sucesso alcançado pela organização, apontando a capacidade de sustentação desse sucesso. Engajamento não é sinônimo de felicidade no ambiente de trabalho, mas da conexão entre o profissional e a empresa. Colaboradores engajados entendem seu papel dentro do processo organizacional, valorizam seu trabalho e se dedicam para contribuir todos os dias.
O engajamento está diretamente ligado à motivação profissional e, justamente por isso, não é uma característica que pode ser simplesmente comprada, como muitos empresários e empreendedores ainda acreditam ser possível nos dias de hoje.
Para aumentar o engajamento, é importante permitir que o colaborador seja verdadeiramente ouvido na essência, podendo este adequar sua função às suas competências, habilidades, forças e até mesmo ao seu gosto pessoal, para que assim alcance resultados extraordinários para a sua própria carreira e também para a empresa como um todo.
Qual a importância do engajamento profissional?
Ter uma equipe comprometida, empenhada e alinhada com as diretrizes da organização é fundamental para atingir desde as metas mais simples até estabelecer recordes em faturamento ou mesmo negociações importantes.
Se a equipe não acredita nos mesmos ideais, não adianta idealizar procedimentos eficazes de trabalho ou investir em cursos caros, pois serão investimentos sem retorno. Por outro lado, quando os profissionais estão comprometidos e devidamente alinhados com a missão, visão e valores organizacionais, é possível transmitir esse sentimento para seus clientes e fornecedores. O retorno disso é imediato: clientes satisfeitos, aumento nos pedidos e crescimento certo.
Como aumentar o engajamento profissional na empresa?
De acordo com o que você acompanhou até aqui, sem profissionais engajados, dificilmente uma organização consegue alcançar seus objetivos e se tornar referência no mercado em que atua, já que, como eu bem gosto de lembrá-los sempre, empresas são resultados de pessoas.
Sendo assim, é essencial investir neste processo de engajamento, para que assim estes resultados aumentem e todos saiam plenamente satisfeitos. Continue a leitura e veja como fazer isso, a seguir:
Conte com a ajuda dos líderes
Os líderes que fazem parte de uma empresa têm como uma de suas principais atribuições, e até mesmo missões, inspirar seus colaboradores a serem profissionais cada vez melhores e engajados em tudo aquilo o que é de sua responsabilidade.
Para isso eles colocam-se sempre à disposição de sua equipe, ouvindo-os na essência, entendendo suas necessidades, objetivos e anseios, para que assim consiga ajudá-los a alcançar os resultados extraordinários que almejam para a sua carreira.
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Ofereça oportunidades de crescimento
Neste contexto, o primeiro passo é compreender o plano de carreira do colaborador e verificar de que maneira a empresa pode estimular o desenvolvimento de suas habilidades e competências, no sentido de ajudá-lo a progredir profissionalmente.
Analise se dentro da organização os seus talentos estão sendo bem aproveitados, se ele ocupa o cargo e desempenha funções que estejam de acordo com suas habilidades, se precisa de realocações. Demonstrando esta preocupação, o colaborador entende que está sendo valorizado e que, em um curto espaço de tempo, terá a oportunidade de crescer dentro da empresa mesmo.
Reconheça seus esforços
Todos nós precisamos ser reconhecidos, para que assim sejamos incentivados a sempre entregar os melhores resultados que pudermos. Neste sentido, é essencial encontrar mecanismos de reconhecimento dos colaboradores.
Seja por meio de bonificações salariais, de concessões de bancos de horas, de um elogio em público, entre diversas outras formas, que façam com que o profissional entenda que o seu esforço está sendo notado e que vale a pena continuar desempenhando bem suas funções todos os dias.
Ofereça feedbacks constantes
Outra maneira de fomentar o engajamento é oferecer aos colaboradores feedbacks constantes. Isso porque eles precisam saber se suas ações estão indo no caminho certo e se estão trazendo os resultados que a empresa espera deles.
Quando há esta preocupação por parte dos líderes e da empresa de uma forma geral, o profissional compreende que está ali por um propósito maior e passa a empregar esforços ainda maiores, com o objetivo de contribuir com o crescimento e desenvolvimento dos negócios.
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Ajude-os em seu processo de aprimoramento
Além das formas que citei até aqui, outra maneira de engajar os colaboradores é ajudando-os em seu processo de aprimoramento constante de suas habilidades e competências, podendo esta ação ser realizada através da oferta de treinamentos.
Entre estes treinamentos está o Professional & Self Coaching – PSC, que nada mais é do que a melhor e mais completa formação em Coaching do país. Trata-se de um curso verdadeiramente eficiente, que trará aos colaboradores de sua empresa os conhecimentos, bem como as técnicas e ferramentas necessárias para que eles sintam-se engajados profissionalmente, potencializem ainda mais a sua performance e contribuam com o alcance de resultados extraordinários, tanto para eles mesmos, quanto para os negócios como um todo.
Ficou interessado?
Quão engajados são os colaboradores da sua empresa? A liderança está apresentando iniciativas para aumentar este engajamento? Deixe seu comentário, me falando o que você achou deste assunto e compartilhe o conteúdo nas redes sociais, com seus amigos.
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Imagem: racorn / Shutterstock