O que é e quais são os tipos de arranjo físico?

Arranjo Físico O arranjo físico diz respeito ao posicionamento físico dos recursos que vão transformar o seu produto ou serviço.

 

Para que os processos dentro de uma empresa ocorram com maior fluidez, diversos fatores devem ser levados em consideração, uma vez que eles influenciam de forma significativa no trabalho de todos e também no alcance dos resultados extraordinários.

Assim, questões como estrutura física da empresa, equipamentos, mobiliário, softwares utilizados pelos colaboradores, disposição dos ambientes, entre muitas outras são essenciais para que todos sintam-se plenamente confortáveis para uma execução de atividades cada vez mais assertiva e eficiente.

Tendo estes pontos em mente, hoje vou falar com você sobre sobre o que é e quais são os tipos de arranjos físicos que podem ser encontrados e utilizados pelas empresas atualmente. Acompanhe-me e confira!

O que é arranjo físico?

O arranjo físico está relacionado ao posicionamento físico dos recursos transformadores de uma organização, ou seja: as instalações, equipamentos e pessoas que trabalham na empresa. O seu objetivo é permitir o melhor desempenho dos colaboradores e dos equipamentos, de forma que o trabalho flua de maneira simples e fácil.

Um planejamento de arranjo físico mal feito pode afetar toda a capacidade e produtividade da organização, causando interrupções no processo, podendo ocorrer também falhas no estoque e atrasos nas entregas dos pedidos.

Tipos básicos de arranjo físico

Após entendermos o que de fato é um arranjo físico, bem como a sua importância para que os processos verdadeiramente funcionem em uma empresa, conheça os tipos que existem e quais podem ser utilizados em sua empresa.

Arranjo físico posicional

Trata-se de um arranjo físico em que os recursos transformados não se movem entre recursos transformadores, ou seja: aquilo que vai ser transformado fica em uma posição fixa, enquanto os agentes transformadores vão se movimentando ao redor dele. Esta é uma característica de grandes construções, em que o produto é muito grande e fica difícil de movimentá-lo.

Suas principais vantagens são:

  • Possibilidade de terceirização de todo o projeto, ou de parte dele;
  • Alta flexibilidade.

Arranjo físico por processo

Consiste em um arranjo físico em que processos similares são posicionados juntos uns dos outros. É muito utilizado em hospitais, que são divididos em setores como cardiologia, pediatria e oftalmologia, ou são separados por processo.

Neste caso, os pacientes são encaminhados a determinada área de processo, de acordo com suas necessidades.

Vantagens do arranjo por processo:

  • Flexibilidade para atender a demanda de mercado;
  • Atende produtos diversificados em quantidades variadas ao mesmo tempo.

Arranjo físico celular

É aquele em que os recursos transformados são selecionados previamente para movimentar-se para uma localidade específica onde se encontram todos os recursos transformadores necessários a atender suas necessidades imediatas.

Vantagens do arranjo físico celular:

  • Aumento da flexibilidade;
  • Diminuição do transporte do material;
  • Diminuição dos estoques.

Arranjo físico por produto

Também conhecido como linear ou linha de produção, envolve localizar os recursos produtivos transformadores, segundo a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado.

Vantagens do arranjo físico por produto:

  • Produção em massa com grande produtividade;
  • Controle de produtividade mais fácil.

Vale destacar que o tipo de arranjo físico adotado pode impactar significativamente nos custos da operação produtiva, causando muitos prejuízos quando é ineficiente e favorecendo a produtividade quando bem aplicado.

Vantagens de um bom arranjo físico

Quando bem escolhido o arranjo físico pode trazer uma infinidade de benefícios para empresas e profissionais, uma vez que melhora o ambiente de trabalho como um todo e também a produtividade dos colaboradores, que passam a sentir-se cada vez melhores na organização, contribuindo, assim, para o sucesso dos negócios.

Veja a seguir quais são as vantagens existentes ao se utilizar um bom arranjo físico:

Conforto

O primeiro ganho que se tem ao contar com um arranjo físico verdadeiramente eficiente é o conforto que ele proporciona aos colaboradores da empresa. Isso porque ao ser implementado os profissionais terão um ambiente de trabalho mais ventilado, iluminado e agradável, algo que contribui significativamente para uma performance de excelência e qualidade de vida no trabalho.

Acessibilidade

A adoção de um destes modelos de arranjo físico contribui para que todas as máquinas da empresa, por exemplo, estejam dispostas em um nível de acessibilidade suficiente para a plena utilização dos colaboradores, bem como para a limpeza e manutenção, o que torna tudo muito mais fluído dentro da organização.

Espaço

Outro benefício com o qual se pode contar com a implementação de um planejamento de arranjo físico é o melhor aproveitamento do espaço que se tem dentro da empresa, já que suas diretrizes servem justamente para orientar empresários, gestores e profissionais de RH a como devem dispor de equipamentos e mobiliários, por exemplo, para que assim tudo fique melhor e mais fácil de ser acessado, bem como mais harmonioso.

Flexibilidade

Além destes ganhos que compartilhei até aqui, outro que se tem é com relação à flexibilidade dentro da empresa. Isso porque, conforme o tempo vai passando, é preciso que os arranjos sejam alterados a longo prazo, na medida em que as necessidades da operação mudam, sendo assim, o arranjo físico escolhido precisa contar com este fator, para que assim possa trazer verdadeiros benefícios e vantagens a todos.

Segurança inerente

Dentro das empresas, algo com o que todos nós devemos contar é com um ambiente verdadeiramente seguro, em todos os aspectos, para que assim possamos desenvolver um trabalho de real excelência.

Neste sentido, quando se escolhe um arranjo adequado é possível contar, por exemplo, com sinalizações adequadas, com saídas de emergência, entre outros fatores, que trarão mais tranquilidade aos colaboradores e todos que façam parte do ambiente.

Extensão do fluxo

Os processos organizacionais são verdadeiramente beneficiados com a implementação de um arranjo físico. Isso acontece, pois o fluxo de informações e materiais passa a atender ao objetivo da operação que está sendo realizada, o traz uma melhora significativa e uma fluidez maior para as atividades desempenhadas.

Clareza de fluxo

Todo fluxo deve ser sinalizado de forma clara para os colaboradores, pois somente assim estes terão a oportunidade de realizar um bom trabalho, que realmente atenda às expectativas da empresa, bem como as suas próprias em suas carreiras.

Como pudemos acompanhar ao longo de todo este conteúdo, todo e qualquer tipo de empresa precisa contar com um destes modelos de arranjo físico para melhorar, não só a produtividade de sua equipe, mas também para trazer melhorias para o clima organizacional como um todo e, com isso, ter a oportunidade de se destacar no mercado em que atua.

Assim, a minha dica é que você faça uma avaliação e um diagnóstico do seu negócio, para que assim você possa saber qual deles melhor se encaixa ao perfil da sua organização.

Agora que você já sabe o que é e quais são os tipos de arranjo físico existente, me conte, querida pessoa, qual o tipo você acha que se adequa à sua empresa? Deixe seu comentário abaixo, me falando sobre suas experiências e lembre-se de continuar nos acompanhando, pois diariamente trazemos novos conteúdos, para potencializar a sua atuação no âmbito pessoal, profissional e empresarial.

Copyright: Sergey Nivens / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010