A contabilidade gerencial é um dos pilares da gestão empresarial, sendo uma ferramenta indispensável para o crescimento e desenvolvimento de um negócio. Trata-se de uma divisão da contabilidade geral que permite a identificação, mensuração, análise, preparação e interpretação das informações e números. Auxilia os gestores a tomar decisões corretas e atingir os objetivos organizacionais.
Toda empresa precisa fazer a contabilidade, porém, essa atividade não precisa ser difícil e nem enfadonha. Inclusive, é essencial ressaltar que o trabalho do contador pode ir muito além de somente adequar as atividades da empresa às exigências do Fisco.
A contabilidade gerencial é um modelo que vai além da forma tradicional de fazer contabilidade. Permite que os gestores tenham acesso a informações relevantes para mudar os rumos do empreendimento. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes o conceito de contabilidade gerencial assim como as suas funções.
O que é contabilidade gerencial?
Os contadores da área de contabilidade gerencial atuam de forma mais colaborativa com os gestores empresariais. Tendo como base dados financeiros, produzem relatórios que ajudam no processo de tomada de decisão da companhia. Esse contador fornece informações mais completas para que o gestor entenda qual é a situação financeira atual e quais são as perspectivas.
O trabalho desse contador é focado na produção de documentos e informações que sejam relevantes dentro da empresa. Sendo assim, podemos identificar uma diferença em relação à contabilidade tradicional que produz documentos relevantes para entregar aos órgãos públicos. O contador gerencial tem um trabalho com foco interno, em que como os dados podem ser usados internamente.
Ressaltamos que a contabilidade gerencial não é um processo realizado em separado do restante. Essa forma de trabalho apenas acrescenta outros serviços ao que a contabilidade tradicional e obrigatória já oferece. A produção desses relatórios e informações de uso interno soma com o trabalho de regularização da companhia. Afinal, não dá para descuidar do básico.
Funções da contabilidade gerencial
A principal função da contabilidade gerencial é compilar, sintetizar e analisar as informações contábeis. Assim, garante que esses dados cheguem às pessoas certas e no tempo certo, facilitando a tomada de decisão de maneira satisfatória.
Com a função de fazer um planejamento perfeito, a contabilidade gerencial também controla as atividades da empresa e organiza o sistema gerencial. Dessa forma, permite que a administração tenha conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.
A importância da contabilidade gerencial
As empresas precisam de um sistema de informação que oriente e motive as equipes, para que elas sigam na direção de suas metas. As ferramentas de contabilidade gerencial não são uma exclusividade dos profissionais de contabilidade, pois também podem ser utilizadas pelos administradores.
Assim como os pacientes precisam de quem os oriente para a saúde do corpo, o empreendedor precisa de quem o guie para a saúde do negócio. Nesse sentido, o contabilista/administrador precisa estar atento ao sucesso da organização, pois o seu equilíbrio depende do gerenciamento das informações.
Quais são os benefícios da contabilidade gerencial?
Manter-se informado a respeito dos rumos do negócio é fundamental para qualquer gestor. Nesse sentido, a contabilidade gerencial atua como uma espécie de braço direito dos sócios. A partir do panorama de informações entregue por esse sistema de contabilidade, fica mais simples tomar melhores decisões.
Para saber, por exemplo, se a companhia está cumprindo as suas metas é possível perguntar ao contador como está o faturamento, fluxo de caixa e lucro. Já se tiver dúvidas a respeito do extrato bancário da companhia, é possível verificar a análise feita pela contabilidade. A partir dessa análise, dá para entender como a conta está sendo movimentada todos os meses.
O apoio da contabilidade gerencial permite tomar decisões com base em dados reais da companhia. Não precisa tomar decisões tendo por base achismos ou então copiar os concorrentes. As decisões são tomadas com base em fatos e há a possibilidade de pensar e planejar em médio e longo prazo.
Esse modelo contribui com diversas vantagens para uma gestão mais segura de empresas de diferentes portes. As informações entregues pelos relatórios ajudam o gestor a compreender o que os números querem dizer e transformá-los em ações concretas. Confira abaixo as principais vantagens da contabilidade gerencial e coloque em prática na sua empresa.
1. Torna a gestão mais eficiente
Eficiência significa conseguir resultados máximos usando o mínimo de recursos. Tomar decisões com agilidade é também ser eficiente. O empresário pode ter mais facilidade para gerir seu empreendimento com eficiência contando com o apoio da contabilidade gerencial. Com esse sistema, o gestor consegue tomar decisões concretas, diminuindo as suas chances de errar e levando menos tempo para colocar em prática as mudanças.
2. Apoio no controle de desperdícios
Nem todo gestor tem conhecimentos a respeito de como reduzir o desperdício de recursos. Isso acontece especialmente no caso de gestores de empresas de pequeno porte, em que a principal preocupação é manter a companhia. O papel da contabilidade gerencial é ajudar a resolver esse problema, uma vez que fornece informações bem organizadas para entender o rumo do dinheiro.
3. Mais controle financeiro
A contabilidade gerencial também ajuda a melhorar o controle das finanças, algo imprescindível para o sucesso. A empresa passa a ter acesso facilitado a dados, como perspectivas de fluxo de caixa e projeção de lucratividade. Tais informações permitem que o empreendedor tenha acesso a novas oportunidades para investir e desenvolver boas soluções.
4. Mais aprendizado para seu empreendimento
O gestor que tem um contador focado em contabilidade gerencial passa a entender mais sobre os processos realizados. Muitos gestores não fazem ideia do que o contador faz e isso pode prejudicar o bom desempenho de suas empresas.
É essencial conhecer mais a fundo essa área que tem tanta relevância para seu empreendimento. O contato entre o contador e o gestor é bem mais profundo nesse modelo de contabilidade. Os gestores passam a ter uma visão menos burocrática e complicada da atividade.
Gostou deste artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!
[php_everywhere]