O impacto da Programação Neurolinguística (PNL) em vendas

A Programação Neurolinguística pode ser uma excelente aliada para quem deseja aprender técnicas que ajudam a aprimorar o relacionamento com o cliente.

Bons vendedores são aqueles que buscam desenvolver habilidades e estão constantemente aprendendo técnicas que ajudam no relacionamento com o cliente. Esses profissionais sabem que a concretização de uma venda é consequência deste processo, e a Programação Neurolinguística pode ser uma excelente aliada para quem procura resultados extraordinários em suas vendas.

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O que é Programação Neurolinguística?

A Programação Neurolinguística (PNL) foi desenvolvida na década de 1970 por John Grinder e Richard Blander, dois estudiosos que desejavam descobrir a razão de algumas pessoas conseguirem alcançar resultados fantásticos em determinadas, enquanto outras fracassam mesmo diante de muito preparo e dedicação.

Os estudos de Grinder e Blander mostraram que a forma como as pessoas mentalizam as situações faz uma grande diferença no modo como essas situações serão vivenciadas. Posteriormente, o hipnotizador Dr. Milton H. Erickson — um dos maiores e notáveis do ramo — integrou o time, contribuindo para que novos métodos terapêuticos fossem desenvolvidos e, assim, a Programação Neurolinguística fosse oficialmente criada.

A Programação Neurolinguística tem como objetivo ensinar às pessoas como trabalhar a sua mente para influenciar o comportamento e conseguir resultados extraordinários por meio da criação de uma visão sistêmica e empática.

PNL para alcançar resultados satisfatórios nas vendas

Um dos ensinamentos que a Programação Neurolinguística traz é o de que as pessoas armazenam as experiências e vivências por meio dos cinco sentidos (audição, visão, tato, olfato e paladar). Além disso, a PNL mostra que cada indivíduo tem um jeito único de assimilar essas experiências. Para entender qual é o jeito de cada um fazer esta assimilação, a PNL apresenta três perfis:

  • Auditivos: as pessoas que se enquadram neste perfil têm raciocínio analítico, falam mais devagar, pausadamente e de forma clara;
  • Visuais: pessoas deste grupo enxergam um quadro mental em suas cabeças e assimilam as informações que recebem por meio de imagens, gráficos e demais recursos visuais. São pessoas que costumam falar depressa e tentam expor as imagens que criam em suas mentes;
  • Sinestésicos: pessoas deste perfil precisam sentir as coisas para compreender as informações. São pessoas que costumam tocar nos outros enquanto falam.

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Com base nestes perfis, confira algumas dicas para alavancar as suas vendas e conquistar os seus clientes:

  • Descubra qual é o perfil do seu cliente e se comunique com ele por meio do canal que melhor se comunica com este perfil;
  • Seja empático;
  • Sempre que falar com este cliente, olhe nos olhos e se mantenha na mesma altura que ele;
  • Fale como o cliente quer ouvir e não o que ele quer ouvir;
  • Influencie, não manipule.

E você, acredita que a Programação Neurolinguística te ajudará a alavancar vendas? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião. Se este conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe-o em suas redes sociais.

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Imagem:  Alias Ching / Shutterstock

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