O conceito de Memória Organizacional e seu papel na gestão do conhecimento

A memória organizacional consiste no armazenamento de todas as informações da organização, permitindo que os colaboradores aprendam com os erros e evitando perda de conhecimento.

A globalização, a alta competitividade do mercado, a busca por novas tecnologias, o acelerado crescimento da sociedade e o ritmo de trabalho das organizações, geraram certo descuido no que diz respeito a registrar e manter as ações, acontecimentos e resultados anteriores do negócio. Esses dados são importantes para eventuais consultas, estudos e planejamento de ações e revisão de estratégias, evitando que os gestores repitam os mesmos erros.

É neste contexto que o conceito de memória organizacional se enquadra: ela corresponde ao armazenamento e compartilhamento das informações de uma organização, reunindo todos os processos já realizados e que podem ser úteis em futuras operações. Esses arquivos são alimentados pelos colaboradores e gestores da empresa, e vão desde bancos de dados até opiniões e experiências com aspectos técnicos e sociais.

[php_everywhere instance=”2″]

O propósito desse arquivamento é disponibilizar um serviço inteligente, capaz de gerar conhecimento e facilitar o trabalho dentro das organizações. Sua principal função é aumentar a competitividade na empresa, visto que o encargo da memória organizacional é o de aperfeiçoar as atividades que ocorrem na companhia, de modo que elas possam ser executadas da melhor forma possível e com menos gasto de tempo. Todo esse processo pode ser feito por meio de relatórios, e-mails, transações, conferências, entre outros métodos.

Vantagens da memória organizacional na gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento significa a capacidade do gestor ou colaborador na resolução de determinado problema. Trata-se da compreensão dos processos que ocorrem na empresa, além da competência de os indivíduos trabalharem no cumprimento de metas e objetivos estabelecidos.

Quando executada de forma correta, a memória organizacional evita perda de conhecimento caso algum colaborador deixe a empresa, explora experiências de atividades realizadas anteriormente, evita a repetição de erros, melhora a comunicação da informação na organização, integra os processos de diferentes setores e gera posicionamento no mercado.

A felicidade é imprescindível para uma boa gestão de custo !
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Sendo assim, é notória a necessidade das empresas em aplicar o conceito de memória organizacional em suas rotinas, visto que este método permite administrar o conhecimento presente na empresa para que ele possa melhorar os processos e ampliar as vantagens competitivas do negócio.

Entender sobre a sua empresa, aplicar as ferramentas corretas, estabelecer objetivos coerentes, alcançar resultados satisfatórios e gerar lucro é uma tarefa árdua que exige conhecimento sobre diferentes metodologias, aplicações, conceitos e técnicas que podem alavancara sua organização. Assim como a memória organizacional, o Coaching é um processo capaz de ajudá-lo a acelerar os resultados que você deseja na sua empresa e assim manter o seu negócio ativo no mercado.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010