Você é um criador de oportunidades ou desculpas?

Penhasco escrito eu não posso fazer de um lado e do outro eu posso fazer

Confira a diferença entre um criador de oportunidades e de desculpas.

Você já se perguntou se é um criador de oportunidades ou desculpas? Saiba que fazer essa análise é fundamental para verificar para onde as suas atitudes estão te encaminhando, se é para o sucesso ou para a inércia.

Muitas pessoas, sem perceber, criam uma série de desculpas para deixarem de buscar seus objetivos. Assim, ficam limitadas a essa realidade, duvidando da capacidade que possuem de ação e realização.

Se você deseja mudar isso, comece analisando o seu estado atual. Acha que tem criado empecilhos para seu desenvolvimento? Siga a leitura para saber como fazer essa reflexão.

[php_everywhere instance=”2″]

Criador de oportunidades ou desculpa: qual a diferença?

Antes de darmos continuidade à reflexão, é importante falar sobre a diferença entre um criador de oportunidades ou desculpas.

Imagine a seguinte situação: uma pessoa recebe um convite para ir a um evento da sua área de atuação profissional, mas não tem roupas adequadas por se tratar de uma ocasião formal. O criador de oportunidades rapidamente entrou em contato com alguém que pudesse emprestar os itens a ele. Já o segundo, usou o fato de não ter as peças para recusar o convite.

Veja que o primeiro, assim que tomou conhecimento do obstáculo que tinha à sua frente, tomou logo uma atitude. Enquanto o segundo, usou o fato de não ter as peças como desculpa para não ir e, mais do que um evento, perdeu a chance de fazer networking com pessoas da sua área.

Esse é apenas um exemplo simples de posturas que se aplicam às mais diversas situações. Pessoas que se apegam a desculpas para deixarem de tomar atitudes, ficam estagnadas e deixam escapar grandes oportunidades. Quem você quer ser? Alguém que se mantém inerte e se acomoda frente aos desafios da vida ou que age e vai em busca do que deseja?

Características do criador de oportunidades

Para te ajudar a refletir e identificar qual dos dois perfis, criador de oportunidades ou desculpas, mais se encaixa em sua realidade atual, veja quais são as principais características do primeiro.

1. Acredita na própria capacidade

Para ser um criador de oportunidades é preciso, em primeiro lugar, acreditar na própria capacidade. Afinal, se uma pessoa se sente incapaz de superar desafios, não irá nem ao menos tentar e é exatamente aí que mora a inércia.

O primeiro passo para se tornar alguém que cria oportunidades é fortalecer a autoestima. Para chegar lá é necessário se conhecer, reconhecer seu potencial, entender que se você se dedicar poderá alcançar os seus objetivos.

2. Enxerga além dos obstáculos

Retomando ao exemplo apresentado anteriormente, o indivíduo criador de oportunidades, ao perceber que não tinha roupas para o evento para o qual foi convidado, tratou logo de pensar em uma solução. Ele não desperdiçou tempo se lamentando e direcionou o foco para os benefícios que teria ao comparecer.

Essa é uma postura fundamental para quem deseja criar oportunidades em vez de olhar apenas para os problemas. Acredite, a sua visão tem uma forte influência sobre as suas escolhas e, consequentemente, os rumos que sua vida toma ao longo do tempo.

3. Tem bons contatos

Em muitas situações, é preciso contar com ajuda de terceiros para superar obstáculos e criar oportunidades. Dessa forma, é importante saber fazer networking e ser bem relacionado no seu meio de atuação. Contudo, é preciso deixar claro que a ideia de uma network é que todos se ajudem, então, lembre-se de retribuir e de ajudar as pessoas sempre que for possível.

4. Aprende com as falhas

Mais uma característica marcante de um criador de oportunidades é que ele utiliza suas falhas como aprendizado. Assim, em vez de ver os erros como motivos para desistir, os enxerga como chances de desenvolvimento.

É preciso deixar claro que errar não é fácil, afinal, nosso objetivo é sempre obter o melhor resultado daquilo que fazemos. Entretanto, a realidade não é perfeita, problemas acontecem e temos sempre duas escolhas: deixar que nos abalem ou usá-los como degraus para nossa evolução.

5. Sabe o que quer

Um importante norteador da vida de um criador de oportunidades são os seus objetivos. Ele sabe exatamente o que quer e, assim, direciona seus esforços assertivamente. Desse modo, consegue gerenciar seu tempo, seus relacionamentos e suas escolhas com eficácia, evitando desperdiçar energias com o que não agrega.

A pessoa criadora de oportunidades tem confiança para rejeitar tudo aquilo que não faz sentido para a realidade que deseja para si, para os seus valores e propósito. Assim, consegue responder “sim” e “não” de maneira sincera, sem medo de ser rejeitada simplesmente por ser quem é.

Liberte-se das desculpas e crie oportunidades!

Se, durante a leitura, percebeu que está criando muitas desculpas para não ir em busca do que deseja, saiba que se culpar não fará com que mude esse cenário. O melhor que pode fazer é, a partir de agora, selar o compromisso consigo mesmo de não fazer mais isso.

Sempre que se pegar buscando argumentos para não fazer algo que te tira da zona de conforto, pare e mude sua atitude. Por exemplo, você recebe um convite para palestrar sobre o seu trabalho, compartilhar seu conhecimento e ser visto por pessoas importantes do setor. O obstáculo: é uma experiência totalmente nova, pois nunca deu uma palestra antes.

Possivelmente, o primeiro pensamento que terá é recusar, já que acha que não está preparado para essa experiência. Esse pensamento é motivado pelo mecanismo de autodefesa da mente, que nos leva a evitar tudo aquilo que nos causa desconforto. Mas, pensando racionalmente, saberá que é uma grande oportunidade e que não pode ser desperdiçada.

Entenda que, mesmo que uma experiência vá te causar desconforto, se ela for agregar de maneira positiva aos seus objetivos, é sinal de que vale a pena. Fazendo esse esforço, ao final irá experimentar a satisfação de que superou suas inseguranças e chegou lá.

Deixar as desculpas de lado e se tornar um criador de oportunidades só depende de você. Faça essa escolha, se dedique, aprenda com os erros e siga adiante, é assim que irá cada vez mais confiar em si e se fortalecer.

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010