Se tem um ano que vai ficar marcado em nossas memórias, este ano, com certeza, é o de 2020. Estamos em sua última semana e simplesmente não tem como não fazer uma retrospectiva de tudo o que nós e a própria humanidade vivemos nestes longos 365 dias que se passaram.
É como se estivéssemos rebobinando uma fita e repassando, mês a mês, todos os acontecimentos que vivenciamos e presenciamos nestes últimos tempos. Definitivamente não foi um ano fácil. De repente, vimos nossa realidade sendo completamente transformada diante de nós, sem que pudéssemos fazer nada para reverter a situação que se aproximava e que estava longe de se resolver.
Hoje, quase 12 meses depois que tudo começou a mudar no mundo inteiro, algumas luzes no fim do túnel têm surgido, nos dando esperança de que dias melhores podem estar por vir.
Não temos dúvida de que as coisas ao nosso redor vão melhorar. Mas o questionamento que continuamos nos fazendo constantemente é: será que tudo vai voltar a ser como era antes? Será que uma nova realidade se estabeleceu em nossas vidas e veio para ficar, de forma definitiva? O que este ano veio nos ensinar?
São realmente muitas questões, mas acreditamos que o maior exercício que devemos fazer nestes derradeiros dias de 2020 é refletir sobre tudo o que foi possível aprender com o que aconteceu e ainda está acontecendo. E é justamente esta abordagem que vamos fazer no artigo de hoje. Continue nos acompanhando nesta leitura e confira!
[php_everywhere instance=”2″]
As lições que 2020 veio nos trazer
Quanta coisa aconteceu neste ano, não é mesmo?! Quando paramos para pensar, em todas as situações e reviravoltas, a nossa mente chega a fervilhar, com a quantidade de informações e acontecimentos aos quais fomos submetidos.
Mas existe algo que podemos aprender com tudo isso? É o que vamos descobrir juntos, ao longo de toda esta leitura. Acompanhe-nos e confira:
Solidariedade e empatia
Como dissemos acima, nossas vidas foram verdadeiramente transformadas de um dia para o outro. Em um momento, vivíamos normalmente, realizando nossas atividades cotidianas, sem nenhuma alteração. De repente, fomos obrigados a ficar em casa, evitando ao máximo sair; fomos privados, quase que por completo da companhia das pessoas que mais amamos, sem poder abraçar e beijá-las, sem contar nas inúmeras vidas que foram perdidas, para uma doença totalmente desconhecida, até mesmo da comunidade médica.
Além de vidas, pessoas se viram sem seus empregos, o que levou muitos a se sentirem totalmente perdidos, sem saber o que fazer. Diante de todo este turbilhão, algo que floresceu em nossos corações foi a solidariedade e a empatia. Em diversas oportunidades, buscamos formas de ajudar o outro, em tudo o que estivesse ao nosso alcance: com alimentos, roupas, dinheiro, ou com uma simples palavra amiga, que poderia ajudar bastante a fortalecê-lo e seguir em frente.
Lembramos a todo momento de médicos e enfermeiros, estes grandes profissionais que continuam se arriscando na linha de frente desta batalha, salvando cada vez mais vidas diariamente.
Fazendo este retrospecto, conseguimos observar que um dos maiores, se não o maior, aprendizado de 2020 foi realmente a solidariedade e a empatia, pois diante de todas as situações, fomos levados a sempre pensar no outro, uma vez que cada passo, cada atitude ou comportamento nosso, poderia impactar a vida do outro de alguma forma.
Reserva financeira
Com a perda massiva de empregos e com inúmeras empresas sendo obrigadas a fechar suas portas, muitas pessoas se viram desamparadas financeiramente, ficando, inclusive, sem condições de arcar com os seus custos básicos de vida.
Como em nosso país a educação financeira ainda encontra-se em desenvolvimento, não são todas as pessoas que têm o hábito de investir em uma reserva de emergência, seja pessoal ou empresarial, que serve justamente para salvá-las em momentos de crises, como é o que estamos vivendo atualmente.
Neste sentido, a outra lição que fica deste ano é a grande necessidade de poupar, nem que seja o mínimo por mês, para que, nos momentos em que formos pegos de surpresa, termos condições de nos mantermos, até encontrarmos uma nova fonte de renda.
Valorizar as pequenas coisas
A correria do dia a dia, bem como as preocupações, aos poucos, fizeram com que perdêssemos a capacidade de dar atenção para as pequenas e mais valiosas coisas do nosso cotidiano. De repente veio 2020 e não pudemos mais tocar, abraçar, beijar e até mesmo ficar próximos fisicamente das pessoas que mais amamos.
Foram inúmeras as perdas ao longo deste ano e tudo isso fez com que déssemos um passo atrás e observássemos o quanto deixamos valorizar estas pequenas coisas, como a presença, o toque, a liberdade de sair de nossas próprias casas, sem grandes preocupações.
Acreditamos, verdadeiramente, que este também foi um grande aprendizado para todos nós. A partir deste ano em diante, cada abraço ou gesto de carinho que pudermos dar e receber, será, mais do que nunca, valorizado, já que estas estão entre as coisas mais importantes na vida de uma pessoa.
Por esta razão, o nosso desejo para 2021 é que nos mantenhamos fortes e unidos, cuidando de nós mesmos e das pessoas ao nosso redor, pois, por mais que pareça o contrário, ainda temos uma luta pela frente. Sendo assim, vamos continuar tomando os cuidados necessários, para que, em breve, tenhamos a oportunidade de estar juntos novamente, sem nos preocuparmos se vamos ficar doentes ou não.
E para você, quais foram as grandes lições de 2020? Deixe seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais!
[php_everywhere instance=”1″]