Mudar é um processo que acontece em nossas vidas de maneiras diversas. Em alguns casos, ocorre sem que nem nos demos conta. E assim, quando menos percebemos, nossa trajetória se transforma por completo.
Porém, mesmo sabendo que as mudanças são inevitáveis, muitos de nós acaba desenvolvendo certo medo de mudar, pelo simples fato de não sabermos o que nos aguarda no futuro.
Se você faz parte deste grupo, que morre de medo de mudanças, convidamos você a nos acompanhar na leitura deste artigo, para perder todo este receio e conseguir enxergar o lado bom de mudar os rumos da sua trajetória.
[php_everywhere instance=”2″]
7 dicas para perder o medo das mudanças
Uma das primeiras coisas que precisamos fazer para perder o medo das mudanças é aceitá-las e enxergar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento que cada uma delas tem o poder de trazer para a nossa vida.
Fazendo isso, ou seja, transformando positivamente esta mentalidade, conseguiremos viver de forma mais leve e também alcançar resultados cada vez mais extraordinários em nossa jornada evolutiva.
Para conhecer os próximos passos para perder o medo das mudanças, confira as dicas poderosas que preparamos para você.
1 – Não negue o seu medo
Fingir que você não sente determinado medo não irá te ajudar a superá-lo. Ao contrário do que muitos imaginam é encarando o seu medo de cara, que você vai conseguir pensar meios para superá-lo.
Como já dissemos, é normal ter receio das mudanças da vida, porém, é importante que você não se deixe abalar por isso. Assuma a sua apreensão e faça dela mais um combustível para se tornar maior e mais forte.
2 – Fale sobre o que te incomoda
Muitas pessoas têm dificuldade de falar sobre o que as incomoda. Geralmente optamos por engolir o incômodo e seguir em frente. É de tanto engolir os nossos sentimentos que em um determinado momento explodimos, o que faz com que os estragos sejam maiores.
Se você está com muito receio em relação a uma mudança converse com as pessoas que estão envolvidas nesse processo junto com você. Fale sobre o que está sentindo, divida suas emoções e busque o alívio necessário para ser e viver a melhor versão de você mesmo.
3 – Tenha clareza do seu objetivo
Imagine a seguinte situação: alguém te convida para jogar um jogo. Você nunca ouviu falar desse jogo e nem sabe as regras. A pessoa que te convidou para jogar não te explica as regras, ela simplesmente começa a jogar. Quais são as chances de você obter sucesso nesse jogo? As chances são mínimas, pois você não sabe o propósito do jogo e nem aonde tem que chegar.
Agora pense que esse jogo pode ser a sua vida, se você não sabe quais são os seus objetivos, aonde quer chegar, certamente as chances de você alcançar o sucesso e a plenitude são mínimas. Uma pessoa que conhece o seu propósito de vida, saberá quando está indo ao encontro dele ou se está totalmente perdida em relação a isso, pois ele é como uma bússola, um norteador de vida.
4 – Estude suas ações
Invista tempo pensando e planejando suas ações. O autofeedback é um exercício poderosíssimo para aprendermos com os nossos erros. Temos a chance de olhar para uma situação já vivida a partir de diferentes ângulos, isso nos condiciona a enxergar as mudanças de diferentes formas também. Se vai mudar de emprego estude o mercado que está entrando, sobre a empresa, as políticas de gestão. Quanto mais preparado estiver, maior segurança perante o novo você terá.
5 – Busque a opinião de pessoas experientes
Não precisamos ficar inventando a roda toda vez que precisarmos dela. Da mesma forma, não precisamos sofrer, vivendo uma situação que sabemos que outras pessoas já passaram. Seja humilde, busque orientação e a opinião de quem já viveu a mesma mudança que você. Ouvir uma opinião de fora nos ajuda a valorizar todo o percurso que estamos passando e nos faz reforçar os pontos positivos de toda essa jornada de mudanças e transformações.
6 – Mude de foco, se for preciso
Uma mudança que você tanto planejou não deu certo como você imaginava? Mudou de emprego e não gostou do ambiente? Trocou de faculdade e se decepcionou na primeira aula? Calma. Deixe o problema esfriar. A mudança de foco por algumas horas, minutos e até dias pode ser um bom exercício para que você obtenha novas informações sobre ele e tome a decisão mais assertiva para contorná-lo.
7 – Tenha um hobbie
Ter um hobbie contribui nesses momentos, é nesse momento que você se desliga de tudo e mantém sua atenção focada naquilo que te traz prazer, relaxa e te deixa alegre. Ao aliviarmos a pressão damos lugar para a razão e assim conseguimos achar a melhor solução para superar aquele medo ou dificuldade.
Todas essas atitudes, entre muitas outras, podem ajudar você a enfrentar seu medo em relação a uma determinada mudança. Assumir que tem receio de alguma coisa é o primeiro passo para que esse caminho se torne cada vez mais leve e você consiga seguir adiante, em direção a seus sonhos, metas e objetivos.
Agora conte-nos: o que você faz para superar o medo das mudanças em sua vida? Deixe um comentário, falando sobre suas experiências, e lembre-se de continuar nos acompanhando, para ter acesso a dicas extraordinárias, que vão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial.
Copyright: 1050488243 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Zaie
[php_everywhere instance=”2″]