A expressão bom senso se refere a uma pessoa que age e se expressa com sabedoria e razoabilidade. Representa uma postura de alguém que respeita as regras e as outras pessoas ao fazer escolhas, agindo com sensatez. É algo bastante importante para a boa convivência em sociedade, em todos os âmbitos, e que, certamente, pode contribuir para um mundo melhor.
Siga a leitura para entender o que é o bom senso e qual a sua importância para a humanidade.
Atitudes que demonstram bom senso
Para entender melhor o conceito, confira uma lista com algumas atitudes que demonstram que uma pessoa tem bom senso.
- Evitar entrar em discussões quando a outra parte não se mostra aberta ao diálogo e sim em impor seu pensamento.
- Respeitar quando alguém tem uma opinião diferente.
- Reconhecer que não domina determinado assunto e que, por isso, é melhor não opinar ou que vai se informar primeiro antes de dizer o que pensa.
- Evitar agir por impulso, considerando sempre as consequências antes de ter qualquer atitude.
- Não ser uma pessoa egocêntrica, do tipo que considera apenas os próprios interesses, e pensar também nas outras pessoas que serão impactadas.
- Ser empático e se colocar no lugar do outro antes de fazer qualquer coisa que possa prejudicá-lo.
- Agir de acordo com os próprios valores e fazer a coisa certa mesmo quando não há regras explícitas a respeito do que é ou não permitido.
- Escutar as outras pessoas com atenção, sem interrompê-las ou usar o tempo de fala delas para planejar o que dizer em seguida.
- Tratar a todos de forma respeitosa, independentemente de cargos, condição social ou outras características.
- Agir com serenidade, sabedoria e preferir sempre o diálogo à discussão e agressividade.
Analisando essa lista de atitudes comuns às pessoas de bom senso, podemos perceber que elas prezam pelo equilíbrio e pelo respeito, independentemente do que estejam fazendo.
[php_everywhere instance=”2″]
8 Passos para desenvolver o bom senso
Se você deseja desenvolver o seu bom senso para agir sempre com sensatez e equilíbrio, vai gostar das dicas que iremos apresentar a seguir. Leia cada uma com atenção e comece a colocá-las em prática hoje mesmo.
1 – Reflita antes de tomar decisões
A impulsividade é uma grande inimiga do bom senso, pois pessoas que agem por impulso não costumam refletir sobre as consequências de seu comportamento. Assim, os riscos de que os resultados sejam desastrosos se tornam muito grandes. Procure colocar na balança os riscos e os benefícios das ações que for realizar. Isso te ajudará a tomar decisões com sabedoria, reduzindo as chances de arrependimento.
2 – Analise a situação sob outros pontos de vista
De forma automática, costumamos enxergar as coisas sob o nosso ponto de vista, ou seja, considerando apenas os nossos interesses. Contudo, nem tudo diz respeito apenas a nós e, por isso, precisamos tornar essa visão mais abrangente. Uma boa maneira de fazer isso é por meio da análise da situação através de outros pontos de vista, se colocando no lugar de terceiros para contrapor às suas opiniões.
3 – Converse com outras pessoas
Por mais que seja importante ser uma pessoa decidida e segura dos seus valores e opiniões, existem situações em que ouvir outras pessoas pode trazer muitos benefícios. Sempre que estiver inseguro sobre o que fazer, converse com alguém em quem confie, como um familiar ou um amigo, por exemplo. Falar sobre o assunto e verbalizar seus pensamentos também te ajudará a se tornar mais confiante.
4 – Entenda que mesmo pessoas com bom senso cometem erros
Quando se fala a respeito de pessoas de bom senso, muitos imaginam indivíduos perfeitos e infalíveis e a realidade é bem diferente, afinal, estamos falando de seres humanos. É fundamental que busque, sim, fortalecer o seu bom senso, mas compreenda que isso não irá te isentar de falhar. Por mais que ajude a reduzir as chances de erro, esse risco continuará existindo enquanto você viver.
5 – Evite fazer coisas prejudiciais a você
É importante destacar que o conceito de bom senso não se aplica apenas ao outro, mas também a você. Sendo assim, evite fazer coisas que sabe que podem te prejudicar, como, por exemplo, gastar suas economias para algo desnecessário, sendo que tem o objetivo de poupar para adquirir algo que é mais relevante para você. Às vezes, o melhor que pode fazer por si mesmo é não ceder a vontades momentâneas em prol do futuro.
6 – Tenha atenção ao ambiente
Para ter bom senso não basta ter valores bem definidos, é preciso saber aplicá-los. Para fazer isso, você deve estar atento ao ambiente ao seu redor. Veja se o lugar em que está é seguro, como as pessoas estão se comportando, o que estão falando. Assim, conseguirá identificar as formas certas de agir, de modo a obter os melhores resultados.
7 – Prefira a resposta em vez da reação
Você já parou para pensar na diferença entre resposta e reação? Saiba que a primeira é a melhor opção se a sua intenção é se tornar uma pessoa de bom senso. Responder significa se deparar com um fato e expressar como ele te impactou, mas fazer isso com serenidade, sem agir por impulso. Já a reação é uma resposta imediata à ação e não envolve qualquer reflexão. Por isso, responda mais e reaja menos, essa é uma grande demonstração de sensatez.
8 – Desenvolva sua inteligência emocional
Como podemos ver ao longo do artigo, bom senso e inteligência emocional caminham lado a lado. Afinal de contas, apenas pessoas que gerenciam suas emoções corretamente conseguem agir de modo mais sensato, sem se deixarem levar por impulsos.
Para alcançar isso e se tornar mais inteligente emocionalmente é preciso se conhecer, se questionar, entender os efeitos que as emoções causam em você e encontrar formas de gerenciar isso. Assim, se tornará alguém cada vez mais seguro e pronto para lidar com os desafios com serenidade e confiança.
E você, se considera uma pessoa de bom senso? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!
[php_everywhere instance=”1″]