Ter autorresponsabilidade em sua vida pessoal e profissional é fundamental para se tornar uma pessoa mais realizada. Não é incomum que as pessoas transfiram responsabilidades que são suas para terceiros, muitas vezes, sem nem perceber. Isso acontece em especial quando ocorre um fato negativo na vida.
Entender o que é o conceito de autorresponsabilidade e como aplicá-lo é essencial para alcançar o sucesso. É bastante positivo para o crescimento pessoal aprender a assumir suas responsabilidades, pois abre novas perspectivas na vida. Continue lendo para entender melhor.
O que é autorresponsabilidade?
Em linhas gerais, a autorresponsabilidade é a capacidade de assumir a responsabilidade por aquilo que nos acontece. Quem cultiva essa habilidade compreende que tudo de bom e de ruim é de sua responsabilidade. Essa capacidade permite compreender que somos responsáveis inclusive por aquilo que nos influencia positiva ou negativamente.
Ressaltamos que a autorresponsabilidade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Da mesma forma que estamos sujeitos a aprender a terceirizar responsabilidades, podemos aprender a assumi-las. A diferença está no nível de desafio, afinal, é muito fácil culpar terceiros por nossos erros. Ao assumir responsabilidades o indivíduo passa a ter controle sobre sua própria vida.
[php_everywhere instance=”2″]
Qual a importância da autorresponsabilidade?
A autorresponsabilidade é extremamente importante para o autoconhecimento e para a evolução do indivíduo. Uma pessoa que decide seguir pelo caminho mais fácil de terceirizar a culpa pelo que lhe acontece nunca identifica e reconhece seus erros. Assumir a responsabilidade por uma determinada situação te faz refletir acerca de cada experiência.
Logo, aplicar a autorresponsabilidade em seu dia a dia permite fazer um constante exercício de olhar para dentro de si. É uma forma de se dedicar ao autoconhecimento e à busca pela evolução. Se você entende que cometeu um erro que trouxe uma consequência negativa, irá se esforçar para não errar novamente. É assim que aprendemos e evoluímos na vida.
Autorresponsabilidade é um sinônimo de controle da sua vida, algo fundamental para ser bem-sucedido. Para que fique mais clara a sua importância, daremos um exemplo: imagine um gestor de equipe diante de um fracasso. Ele pode terceirizar a culpa, alegando que se tivesse uma equipe melhor teria conseguido.
Porém, também pode dizer que, se tivesse distribuído às tarefas de forma mais adequada entre os colaboradores, teria alcançado o sucesso. É evidente que a postura assumida na segunda opção é a que oferece mais chances de evolução. Reconhecendo que há problemas e eles não são somente dos membros da equipe, fica mais fácil acertar em uma próxima tentativa.
Falta de autorresponsabilidade no trabalho
Não ter autorresponsabilidade no trabalho pode significar permanecer estagnado, sem chances de crescimento. Ao não assumir os erros decorrentes de suas próprias atitudes, o profissional passa a gerar conflitos e pouca produtividade. E, como já mencionamos, não assumir suas responsabilidades te impede de crescer e evoluir.
Um ambiente de trabalho dominado por profissionais sem autorresponsabilidade é um local propenso a mais tensão. Com o passar do tempo, o relacionamento entre os colaboradores vai se tornando mais difícil. Além de afetar as pessoas à sua volta, uma postura sem autorresponsabilidade, também te impede de brilhar.
Quais os benefícios de aplicar a autorresponsabilidade no trabalho?
Se a falta de autorresponsabilidade gera uma série de conflitos no ambiente laboral, é evidente que assumir responsabilidades traz benefícios. Confira abaixo quais são as principais vantagens de adotar uma postura autorresponsável.
Mudanças de hábitos
A partir do momento em que as pessoas assumem as suas responsabilidades, dão início à criação de hábitos positivos. Esses novos hábitos se destinam a mudar o que não estava dando certo e gerava os problemas.
Autoconhecimento
Já citamos, mas nunca é demais ressaltar, a contribuição da autorresponsabilidade para o autoconhecimento. No ambiente de trabalho, isso é essencial para o sucesso das equipes.
Interações sociais mais saudáveis
Em um ambiente em que a autorresponsabilidade reina, é mais fácil promover interações sociais mais saudáveis. O clima organizacional tende a se transformar e as pessoas conseguem ser mais empáticas.
Redução de crenças limitantes
Ao terceirizar as responsabilidades acabamos reforçando crenças limitantes de que se não temos controle sobre um acontecimento não podemos alterá-lo. A autorresponsabilidade nos ajuda a ver que temos sim controle sobre muitas coisas e isso pode fazer toda a diferença.
Capacidade de reação
A falta de autorresponsabilidade produz uma verdadeira incapacidade de reação. Ao não assumir suas próprias falhas o indivíduo dificilmente consegue ter um plano de ação para reverter o quadro. Assumindo suas responsabilidades fica mais simples entender o que pode ser feito para resolver de verdade o problema.
Novos horizontes
Começar a assumir suas responsabilidades descortina horizontes e permite pensar em novos caminhos. O entendimento de que se é o responsável pelo o que acontece, tanto de bom quanto ruim, contribui para pensar de forma diferente.
Como posso desenvolver autorresponsabilidade?
Conhecendo a importância da autorresponsabilidade e como ela faz diferença para o sucesso e a satisfação, você deve estar se fazendo essa pergunta. Devemos começar dizendo que mudanças como essa não acontecem do dia para a noite. Você precisará se esforçar para deixar de lado a muleta de terceirizar a culpa de tudo.
O aprendizado é contínuo para se tornar alguém autorresponsável, você precisará se manter aprendendo constantemente. Abaixo listamos algumas dicas pontuais que te ajudarão a dar mais ênfase para a autorresponsabilidade em sua vida.
Avaliação constante
Para evitar transferir a culpa para outras pessoas, se mantenha em constante avaliação de suas atitudes e posicionamentos. Apenas tome cuidado para evitar se exceder e saiba diferenciar o que está ou não ao seu alcance.
Questione-se
Ao ter um pensamento de que algo é culpa de outra pessoa se questione a respeito do quanto isso é verdade. Será que ela agiu totalmente sozinha? Lembrando que se responsabilizar não é ficar se culpando e sim reconhecer o seu papel e aprender com cada situação.
Dedique-se ao autoconhecimento
Você deve olhar mais para dentro de si em busca de respostas sobre suas próprias reações. Será que está agindo com proporcionalidade? Será que está assumindo suas responsabilidades? Mantenha sempre um tom observador e nunca julgador.
Aprenda com seus resultados
Ter foco em resultados positivos te ajuda a estabelecer uma jornada focada no sucesso. No entanto, aprenda a valorizar também os resultados negativos como fonte de aprendizado. Ao cometer um erro você tem a oportunidade de aprender o que não fazer e acertar na próxima tentativa.
Gostou de saber mais sobre autorresponsabilidade? Aplique-a em sua vida e veja os resultados fantásticos que poderá alcançar.
Se este conteúdo te ajudou de alguma forma, passe-o adiante compartilhando através das suas redes sociais!
Imagem: Por pathdoc
[php_everywhere instance=”1″]