Trabalho, estudos, questões pessoais e domésticas, embora as obrigações variem, a verdade é que as pessoas de maneira geral têm muitas delas a cumprir diariamente. É preciso saber reconhecer quando é hora de desacelerar o ritmo para evitar que o excesso de compromissos se torne exaustivo e abra espaço para transtornos como ansiedade, depressão, burnout e outros.
Ao longo do artigo falaremos sobre cinco sinais que mostram que é hora de desacelerar, além de compartilharmos dicas para uma rotina equilibrada.
[php_everywhere instance=”2″]
Principais sinais de que é preciso desacelerar o ritmo
Quando uma pessoa começa a viver em um ritmo acelerado, ela pode demorar a perceber que aquela rotina não está saudável e que, por isso, não é sustentável a longo prazo. Se você sente que as horas do dia são poucas para tudo o que precisa fazer, é bom ligar o sinal de alerta para evitar que a situação se torne cada vez mais exaustiva.
Observe, a seguir, os principais sinais de que é preciso repensar sua rotina e desacelerar.
1. Está sentindo um cansaço constante
Sentir-se cansado após um dia de trabalho é totalmente natural, contudo, quando essa sensação é constante é sinal de que há algum problema. Uma pessoa que está vivendo em um ritmo acelerado demais não descansa totalmente nem durante o sono. Isso acontece porque sua mente fica o tempo todo ligada, pensando nas obrigações a cumprir.
2. Tem deixado de lado cuidados com sua saúde e bem-estar
Esquecer de parar o trabalho para fazer refeições, dormir pouco, não procurar ajuda médica ao identificar um problema, enfim, deixar de lado cuidados com sua saúde e bem-estar é mais um sinal de que é preciso desacelerar.
Pessoas que vivem ocupadas acabam dando prioridade para tarefas de trabalho e outras que consideram mais importantes, se esquecendo de que a saúde é a base de tudo. Até pode ser possível seguir dessa forma durante algum tempo, mas em algum momento o corpo não conseguirá continuar e algum problema mais grave poderá se desenvolver.
3. Nunca consegue dar conta de todas as tarefas do dia
Mesmo que passe a maior parte das horas do dia na ativa, quando chega a noite você sente que não conseguiu dar conta de tudo o que precisava. Em muitos casos, isso não é sinal de falta de produtividade e sim de excesso de obrigações.
Chegar ao final do dia com a sensação de dever cumprido é extremamente motivador, já o contrário faz com que se aumente a cobrança interna. Conforme o tempo passa, o sentimento de incapacidade se agrava, gerando uma série de prejuízos emocionais.
4. Está o tempo todo no celular respondendo mensagens
A facilidade proporcionada pela tecnologia fez também com que as tarefas do dia a dia passassem a nos acompanhar constantemente. Muitas pessoas encerram oficialmente o expediente, mas continuam trabalhando respondendo mensagens e e-mails. Dessa maneira, não conseguem se desligar das obrigações e relaxar.
5. Sua memória tem falhado
A mente humana não é uma máquina e, portanto, tem suas limitações. Devido ao excesso de informações que recebe todos os dias, a memória pode começar a falhar. Então, se você tem notado que está se esquecendo das coisas com frequência, pode ser um sinal de que é preciso fazer uma pausa e repensar sua rotina.
Importante!
Isolados, esses sinais não demonstram que uma pessoa esteja vivendo de modo acelerado. É através da identificação de mais de um deles que se pode chegar a essa conclusão. De qualquer forma, cada uma das situações apresentadas podem ser prejudiciais, sendo válido se manter alerta para evitar que se agravem.
Dicas para desacelerar o ritmo
Se você concluiu que está vivendo em um ritmo acelerado demais ou está se encaminhando para isso, é preciso buscar formas de desacelerar. Confira algumas dicas que poderão te ajudar a realizar esse processo de mudança em sua rotina.
1. Organize sua rotina
A melhor forma de manter uma rotina produtiva sem excessos é organizando os seus horários. Se não tem o hábito de registrar suas tarefas em uma agenda, comece a fazer isso. Você pode tanto utilizar algum aplicativo quanto recorrer à boa e velha agenda de papel, o importante é que seja um método que funcione.
2. Evite assumir compromissos além do limite
Se você costuma assumir compromissos sem antes pensar se realmente dará conta, comece a mudar esse hábito. Através da dica anterior, conseguirá ter mais clareza sobre suas horas, assim, ficará mais simples verificar se pode assumir mais atividades. Acredite, é muito melhor dizer que não pode fazer algo do que se comprometer e não dar conta.
3. Reduza o tempo que passa conectado
Saberia dizer quantas horas do seu dia passa lendo e respondendo mensagens e e-mails no celular? Se é do tipo que está sempre com o aparelho nas mãos, tente reduzir esse tempo. Se não tomar essa atitude, irá perder totalmente o controle sobre a sua rotina, afinal, as mensagens poderão chegar a todo o momento.
4. Tenha prioridades além do trabalho
Quais são as suas cinco maiores prioridades da atualidade? Em alguma delas incluiu sua saúde e bem-estar? Se a resposta for negativa, é extremamente importante repensar isso. Cuidar de si mesmo e se colocar em primeiro lugar não é sinal de egoísmo, e sim de amor-próprio. Antes de estar bem para o trabalho, para seus familiares e amigos, precisa estar bem consigo mesmo, lembre-se sempre disso!
5. Adote hábitos saudáveis
Por fim, é preciso que insira em sua rotina hábitos saudáveis, como:
- Dormir pelo menos oito horas por dia;
- Fazer as refeições nas horas certas;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Manter-se hidratado;
- Fazer checkups regulares.
Os hábitos saudáveis são a base para se manter bem consigo mesmo, disposto e pronto para realizar as tarefas do dia a dia com empenho. Por isso, é extremamente importante buscar sempre o equilíbrio, porque excessos não se sustentam e podem trazer consequências negativas a médio e longo prazo.
E então, está pronto para desacelerar o ritmo e adotar hábitos mais saudáveis? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo com os seus amigos!
[php_everywhere instance=”1″]