O processo de autoconhecimento é um caminho que nos leva diretamente às descobertas diárias sobre nós mesmos. São descobertas que têm a ver com o melhor que habita em nós, com tudo aquilo que cultivamos em nosso ser e que nos direciona à conquista de nossos sonhos e objetivos. Ter entendimento sobre tudo isso é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO!
Mas o autoconhecimento é também uma jornada que faz com que compreendamos na essência tudo aquilo que temos em nós e que nos impede de prosperar e de progredir em nossa vida. Quando nos permitimos nos conhecer melhor, conseguimos ver tudo que há de bom, mas junto às boas características, descobrimos também os pontos de melhoria, e descobrimos, principalmente, que muitas vezes, somos nós mesmos que sabotamos a nossa própria felicidade.
À primeira vista, pode parecer um processo doloroso, e em certa até que é mesmo. No entanto, quando conseguimos enxergar todos os benefícios trazidos pelo autoconhecimento, entendemos que, por mais que passemos pela dor, ela pode acabar sendo necessária, uma vez que tudo isso nos levará à conquista de uma consciência maior sobre nós mesmos e do desenvolvimento de ferramentas e de recursos internos, capazes de nos ajudar a lidar com nossas próprias questões.
Consideramos este artigo de fundamental importância, pois nele você vai compreender o poder que você tem internamente e o quanto isso lhe dá a oportunidade de se curar e potencializar tudo de melhor que há em você. Continue nos acompanhando e confira!
[php_everywhere instance=”2″]
As oportunidades que o autoconhecimento te dá
Nos próximos parágrafos você vai entender melhor tudo que dissemos neste início de texto. Vai compreender o porquê de ser tão importante desenvolver o autoconhecimento e o que este processo traz de oportunidades para a sua vida de uma forma geral, tanto profissional, quanto pessoal.
Entender-se melhor
A primeira e maior de todas as oportunidades que o autoconhecimento traz é a de se entender melhor. Muitas vezes achamos que nós nos conhecemos bem, no entanto, dificilmente paramos para realmente nos observar.
Desenvolver o autoconhecimento é compreender as razões internas que nos levam a ter determinadas atitudes, em detrimento de outras. É ter uma clareza maior sobre nossos pontos fortes, aqueles que contribuem para que alcancemos nossos objetivos, e também os pontos de melhoria, que nos limitam de todas as formas possíveis.
A partir do momento que damos início a este processo de autodescoberta, conseguimos fortalecer esses pontos que nos ajudam e encontramos mecanismos capazes de nos impulsionar a lidar e a trabalhar os pontos de melhoria, para que eles não nos impeçam mais de crescer e evoluir em nossa jornada.
Quebra de crenças limitantes
Algo com o qual crescemos e que, de forma inconsciente, alimentamos em nós mesmos, são as crenças limitantes. Uma crença limitante é tudo aquilo que acreditamos ser uma verdade absoluta, algo imutável, difícil de vencer.
Todos nós temos várias em nossa mente, que muitas vezes nos fazem crer que não somos suficientes, que não vamos conseguir conquistar aquilo que desejamos, não somos capazes e por aí vai. Quem nunca pensou assim em determinado momento da vida, não é mesmo?!
Quando desenvolvemos o nosso autoconhecimento, conseguimos ter uma consciência maior sobre tais crenças, bem como sobre o seu surgimento em nossa mente e quais mecanismos utilizamos para alimentá-las. Assim, ao tornar este processo consciente, temos a oportunidade de combatê-lo e de quebrar essas crenças, fortalecendo nossos pontos fortes e vencendo, dessa forma, os desafios que surgem em nossa jornada evolutiva.
Melhoria nos relacionamentos
Outro ponto em nossa vida que têm ganhos significativos são nossos relacionamentos. Independentemente da profundidade dos mesmos, ou se são pessoais ou profissionais, quando investimos em nos conhecermos cada vez mais, desenvolvemos também a habilidade de compreender ainda mais o outro em sua essência.
Muitos conflitos dentro das relações acontecem, porque temos dificuldade de levar em consideração o ponto de vista do outro, querendo, de todas as formas, impor o nosso. Porém, a partir do momento que realizamos o processo de autoconhecimento, passamos a pensar mais no outro, observando os motivos que o levam a agir de uma forma e não de outra, e investimos muito mais no diálogo, para resolver crises e conflitos.
Dessa forma, as relações são cada vez mais potencializadas, e, com isso, todos se beneficiam, tanto nos relacionamentos desenvolvidos em casa, quanto no trabalho.
Superação de desafios
Algo que o autoconhecimento também nos ajuda a desenvolver é a nossa resiliência, que nada mais é que a capacidade que todo ser humano tem de manter-se firme e forte, mesmo diante dos maiores desafios que surgem em sua caminhada.
Isso acontece porque, com o autoconhecimento, conforme dissemos acima, temos uma clareza maior sobre nossos principais recursos internos, ou seja, aqueles que nos ajudam a nos mantermos de pé, mesmo que tenhamos diante de nós as maiores dificuldades de nossas vidas.
Assim, por termos tal consciência, lançamos mão desses recursos sempre que os desafios surgem, e, dessa maneira, os superamos, voltando à nossa jornada de crescimento ainda mais fortalecidos, para enfrentar quaisquer tipos de adversidades que surgirem.
Felicidade plena
Por fim, porém não menos importante, o autoconhecimento nos potencializa de tal forma, que nos faz alcançar a felicidade plena, que tanto buscamos ao longo de nossa vida. À medida que nos conhecemos mais e mais, temos clareza também sobre tudo o que precisamos alcançar para nos tornarmos seres verdadeiramente felizes.
Essa clareza, nos leva ao desenvolvimento de metas e objetivos, e nos faz traçar o planejamento necessário para o alcance dos mesmos. E não paramos por aí. Tudo isso faz com que nós, efetivamente e na prática, pratiquemos o TBC (Tire a Bunda da Cadeira), e, finalmente, nos direcionemos à conquista de nossos sonhos e de tudo o que nos fará felizes.
Por estas e por diversas outras razões é que é tão importante investir em nosso próprio autoconhecimento, porque, quanto mais nos conhecemos, maiores são as nossas chances de nos potencializarmos, não é mesmo?
Agora conte-nos: o que você achou deste conteúdo? Gostou de entender mais como funciona o autoconhecimento e até onde ele pode te levar? Deixe nos comentários suas impressões e lembre-se de compartilhar este artigo com seus familiares e amigos.
[php_everywhere instance=”1″]