A obstinação é, segundo o dicionário, um forte apego às próprias ideias e empreendimentos. Está ligada também à persistência, à firmeza e à teimosia. Como se pode ver, por um lado esse comportamento é bom, mas quando se torna excessivo deixa de ter tantos benefícios. Continue lendo para entender qual o significado de ser obstinado e saber como extrair o melhor dessa postura.
O que é ser obstinado?
Ser obstinado é seguir em direção a um objetivo com firmeza e sem se deixar desanimar por causa dos obstáculos. Uma pessoa obstinada sabe bem o que quer e apenas para quando chega lá. A partir dessa descrição, a interpretação costuma ser positiva, afinal, representa a força de alguém que está se dedicando a realizar os seus sonhos.
Contudo, às vezes, a obstinação pode acabar resultando em problemas. Sabemos que a vida está em constante transformação, assim, um planejamento que parece perfeito hoje, pode deixar de ser totalmente viável amanhã. É por isso que a flexibilidade é uma característica valiosa, porque ela permite que se enxergue além e se identifique pontos que precisam ser adaptados.
Quando uma pessoa é obstinada, mas, ao mesmo tempo, sabe ser flexível, ótimo! O problema está na teimosia, em insistir em coisas que não têm mais como dar certo. É preciso ter sabedoria para perceber quando é hora de insistir ou rever a rota e traçar novos caminhos. Da mesma maneira que desistir frente à primeira dificuldade também não é positivo. O equilíbrio é a melhor opção sempre.
[php_everywhere instance=”2″]
Vantagens e desvantagens de ser obstinado
Para que entenda melhor os dois lados da obstinação, veja quais são as vantagens e as desvantagens desse comportamento. A partir dessas informações conseguirá identificar os comportamentos que deve adotar ou manter, se já os têm, e aqueles que devem ser abandonados, acompanhe!
Vantagens
- Clareza em relação ao que deseja;
- Não desanimar frente aos obstáculos;
- Mente blindada contra comentários negativos;
- Autoconfiança fortalecida;
- Não se deixa influenciar e se mantém focado no que acredita.
Desvantagens
- Falta de flexibilidade para se adaptar às mudanças da vida;
- Excesso de teimosia e falta de humildade para reconhecer que é hora de parar;
- Persistir mesmo quando as chances de algo dar certo são inexistentes.
Como se pode ver, as desvantagens podem ser todas contornadas através do bom-senso e da busca pelo equilíbrio. Assim, torna-se possível usar a obstinação como combustível para o seu crescimento, mas sem permitir que se transforme em uma armadilha.
7 Dicas para ser obstinado sem ser teimoso
Agora que já sabe qual o significado de ser obstinado, as vantagens e possíveis desvantagens, confira dicas para extrair o melhor desse comportamento. Colocando-as em prática irá se tornar uma pessoa que confia em si mesma, sabe o que quer e faz o possível para alcançar os seus objetivos, mas sempre de forma sensata e equilibrada. Vamos lá?
1 – Saiba exatamente o que deseja
Em primeiro lugar, procure olhar para dentro de si e entender exatamente o que deseja. Esse passo é fundamental para que siga os seus verdadeiros ideais e evite se deixar influenciar pela pressão de terceiros. Apenas quando o desejo de conquistar algo vem de dentro que se tem força para seguir em frente sem desistir.
2 – Seja realista
Ao pensar nos seus objetivos, permita-se ser ousado, mas, ao mesmo tempo, dose sua ousadia com um pouco de realidade. Através dessa combinação você conseguirá definir metas que exigirão esforço, mas que podem ser alcançadas. Almejar coisas muito distantes pode fazer com que acumule frustrações e acabe desistindo de realizar qualquer outra coisa.
3 – Não se deixe levar por comentários maldosos
O mundo está cheio de pessoas insatisfeitas com a própria vida e que destilam suas insatisfações sobre os outros. Então, evite se deixar levar por comentários maldosos de gente que ri dos sonhos alheios e não sai do lugar. Se alguém tentar te desanimar, não dê ouvidos, lembre-se do que acredita e siga firme no seu caminho.
4 – Ouça apenas a opinião de pessoas em quem confia
Para ser obstinado sem ser teimoso, é interessante ouvir as pessoas certas, aquelas em quem você confia e que sabe que torcem pelo seu sucesso. Às vezes, não conseguimos enxergar coisas que estão diante de nós, dessa maneira, ouvir indivíduos mais experientes pode nos ajudar a pensar melhor. Assim, poderá refletir sobre o que ouviu, combinar com as suas convicções e tirar a sua conclusão.
5 – Entenda que não pode controlar tudo
Ser obstinado é se conhecer e saber o que quer, o foco deve estar nisso, que é o que pode controlar. Se apegar às coisas que fogem do seu controle pode fazer com que se frustre, simplesmente porque não é possível ter poder sobre tudo. Prefira focar no que está ao seu alcance, o que envolve a sua dedicação e as suas metas, desapegue de todo o resto, pois a vida pode mudar em um instante.
6 – Repense seus objetivos periodicamente
A ideia de não desistir nunca é um pouco perigosa se considerarmos que as pessoas mudam com o passar do tempo. Se você não mudar e continuar desejando as mesmas coisas, ótimo. Contudo, é importante se fazer questionamentos regularmente e repensar os seus planos. Assim, saberá quando é hora de mudar ou se certificar de que quer mesmo seguir adiante.
7 – Reconheça sua força e seu potencial
Por fim, é preciso que reconheça a sua força e o seu potencial, pois apenas acreditando em si é que terá motivação para seguir adiante. Se costuma se sentir inseguro, saiba que a chave para mudar isso está no autoconhecimento. Você confia em pessoas que não conhece? Certamente que não, e isso também se aplica a nós, apenas confiamos em nós mesmos quando nos conhecemos verdadeiramente.
Está pronto para se tornar uma pessoa obstinada, que sabe o que quer e segue firme em direção aos seus objetivos? Acredite, você é capaz, apenas lembre-se de olhar ao redor e saber se adaptar sempre que for necessário.
Se este conteúdo agregou positivamente à sua vida, passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!
Imagem: Por Zhao jiankang
[php_everywhere instance=”1″]