Qual a Relação entre Autoconhecimento e Qualidade de vida

Conheça qual é a verdadeira relação entre Autoconhecimento e Qualidade de vida.

O autoconhecimento é um processo que, ano após ano, vem ganhando cada vez mais espaço na vida de diversos tipos de pessoas. Trata-se de um tema recorrente aqui no nosso blog, porque entendemos a sua importância e o poder transformador que ele tem, sendo capaz de fazer com que um número maior de indivíduos entenda melhor seus mecanismos de funcionamento e, a partir disso, coloquem em prática ações que os beneficiem de maneira efetiva. 

O que acontece é que, por mais que esteja ganhando espaço, ainda existem muitas pessoas que não descobriram ou não entendem muito bem o que é ou como funciona o autoconhecimento, quais benefícios ele pode trazer para suas vidas, entre diversos outros pontos, que acabam por afastá-las do início efetivo deste processo. 

Por esta razão é que acreditamos ser essencial falar a todo momento sobre este assunto, para que, dessa maneira, este tema chegue a cada vez mais pessoas e, com isso, suas vidas sejam positivamente transformadas. 

Convidamos você a nos acompanhar durante a leitura deste artigo e entender de que forma o autoconhecimento se relaciona intrinsecamente com a qualidade de vida de alguém. 
[php_everywhere instance=”2″]

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento é um processo que dá a todo e qualquer tipo de pessoa a possibilidade de conhecer melhor suas habilidades, competências, e também seus pontos de melhoria. Trata-se de uma oportunidade que o indivíduo vai ter de conhecer a si mesmo com profundidade, conseguindo, com isso, aceitar-se como é e viver de forma verdadeiramente plena. 

Quando uma pessoa investe no desenvolvimento deste processo, ela está se dando uma chance de compreender, de maneira aprofundada, qual é sua missão na vida, seus valores, onde quer estar em curto, médio e longo prazos, o que lhe faz realmente feliz, quais são seus sonhos, metas e objetivos, sendo que, a partir de tudo isso, ela consegue elaborar um planejamento estratégico e um plano de ação, que a leve aos patamares onde sempre quis estar em sua jornada evolutiva. 

Além disso, o autoconhecimento é também um grande aliado, pois, como dissemos, nos faz compreender melhor nossos pontos de melhoria, nos dando, assim, a oportunidade, não de modificá-los por completo, mas de aceitá-los e de trabalhar em cima de cada um deles, para não deixar que os mesmos atrapalhem a nossa trajetória de crescimento, tanto pessoal, quanto profissional. 

A pessoa que se desenvolve neste sentido não fica completamente livre de desafios e obstáculos, até porque isso é um tanto quanto impossível. Porém, por se conhecer bem, sabendo quais são suas principais habilidades e competências, ela sofre muito menos quando precisa lidar com alguma situação problemática, já que tem o pleno entendimento sobre quais recursos internos e externos precisa recorrer, para solucionar a questão. 

O que é qualidade de vida?

Quando falamos em qualidade de vida, estamos falando de um conceito que tem a ver com todas as áreas relacionadas à nossa existência, como é o caso da pessoal e da profissional. 

Neste sentido, entende-se que o indivíduo que tem uma boa qualidade de vida é aquele alcançou o sucesso em sua carreira, que conseguiu atingir os objetivos que propôs para a sua trajetória, que mantém-se constantemente motivado, obtendo satisfação nos âmbitos pessoais e profissionais e equilibrando trabalho, com os momentos de descanso e de lazer. 

Resumindo, não é uma pessoa livre de problemas, mas alguém que aprendeu a lidar com eles da melhor maneira possível, buscando os aprendizados necessários para a sua evolução em cada experiência vivida e, com isso, se tornando cada vez mais resiliente, para que seus sonhos não fiquem apenas no papel e se transformem na realidade que ela almeja.

A relação entre autoconhecimento e qualidade de vida

Após entender cada um dos conceitos acima, conseguimos ter uma compreensão maior da relação existente entre o autoconhecimento e a qualidade de vida. O que acontece é que, para que uma pessoa tenha a oportunidade alcançar a plenitude que relatamos neste último parágrafo, ela precisa conhecer melhor a si mesma, ou seja, precisa saber, com profundidade, quais são seus focos, bem como os objetivos que, ao serem atingidos, lhe transformarão em alguém verdadeiramente realizado. 

E é justamente neste contexto que o autoconhecimento se encaixa, pois ele permitirá que este indivíduo compreenda, de forma aprofundada, como funcionam seus mecanismos de pensamento, suas ações e o que o motiva na essência, para, dessa maneira, conseguir trabalhar e se direcionar para a conquista de seus sonhos.

A partir do momento que isso acontece, conforme dissemos mais acima, o indivíduo passa a se relacionar melhor com ele mesmo, sabendo quais são os elementos que o motivam no dia a dia, o que lhe faz bem e o que não faz tão bem assim, quais são seus limites, as crenças que o ajudam a crescer e aquelas que lhe impedem de evoluir, entre diversos outros pontos, que precisam ser descortinados, para que a verdadeira qualidade de vida seja alcançada. 

Diante disso, entendemos que é de suma importância que todos nós invistamos em nosso processo de autoconhecimento, pois os benefícios a serem conquistados serão grandes e duradouros. 

Por isso, a nossa dica é que você pense em tudo o que acabamos de compartilhar aqui e comece agora mesmo a investir na sua própria felicidade!

Gostou deste conteúdo? O que você achou de compreender um pouco mais esta relação? Deixe suas impressões sobre o assuntos nos comentários e lembre-se de enviar este artigo para contribuir com a expansão de conhecimento de seus amigos. 

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010